Mestre

O problema da desinformação na sociedade atual (deixem nota por favor)

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No filme ”Jojo Rabbit” dirigido por Taika Waititi, é retratado uma Alemanha nazista na qual a população acredita que os judeus são monstros com o poder de controlar as pessoas, coisa que se mostra falsa após Jojo, o protagonista, encontrar uma garota judia vivendo escondida em sua casa. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pelo diretor pode ser relacionada à desinformação na sociedade atual. Logo, convém ressaltar que este problema se dá pelas falsas notícias que são compartilhadas pelos meios de comunicação além da ignorância por parte da população, que prefere acreditar no que se é compartilhado nas redes sociais.

Em primeira análise, é importante destacar que na Alemanha governada por Hitler, o governo espalhava mentiras para a população afim de manipulá-la, o que causou a intensa perseguição contra os judeus e, consequentemente, a Segunda Guerra Mundial, tal como a Igreja Católica na Idade Média, que condenava mulheres á fogueira pelos atos e comportamentos que ameaçavam seu poder. Entretanto, no final do século XX e começo do século XXI, também conhecido como a Era da Informação, desde a criação da internet houve um aumento considerável no número de falsas notícias e mentiras que circulam na sociedade, o qual se dá pelo mau uso dos meios de comunicações disponíveis, tais como redes sociais, programas de rádio e podcast e programas televisivos.

Ademais, há também aqueles que preferem compartilhar a informação sem saber da sua origem, como feito na campanha anti-vacina de 1998, aonde os pais se recusavam a vacinar seus filhos, sendo estes as piores formas de desinformação. De acordo com o matemático grego Pitágoras, eduque as crianças para não punir os adultos, ou seja, a ignorância se dá pela falta de educação por parte do governo à população, coisa que pode ser evitada com a efetividade do artigo sexto da Constituição Federal de 1988, que prevê o direito á educação aos cidadãos brasileiros.

Portanto, é mister que o Estado tome previdências para conter a desinformação no Brasil. Urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Educação e o Poder Legislativo, através de uma nova lei efetiva, aplique multas aos cidadãos que fazem o mau uso dos meios de comunicação, na qual vai gerir campanhas de conscientização sobre o perigo das notícias falsas com a finalidade de acabar com a ignorância da população. Somente assim será possível combater a desinformação na sociedade atual.

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2 Correções

  1. Boa tarde…
    Lembrando que também sou estudante, vou corrrigir de acordo com o que eu aprendi ok…
    – Sua redação está muitooo boa, bem argumentada, possui uma boa tese.
    A fim no primeiro desenvolvimento, é separado por ser de finalidade. No finalzinho de vc diz *, tais como redes sociais, programas de rádio e podcast e programas televisivos.* eu mudaria para , tais como redes sociais, programas de rádio, podcast e programas televisivos. Para n ficar muito E.
    Pareceu muita decoreba no final entende, *Somente assim será possível combater a desinformação na sociedade atual.*
    pequenos erros, ótima redação
    eu daria uma nota, 920.

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  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Vou corrigir de acordo com o Enem

    COMPETÊNCIA 1 – 200. Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, contendo apenas alguns erros de vírgula, como em:
    “No filme ”Jojo Rabbit”, dirigido por”, deve ter vírgula.

    COMPETÊNCIA 2 – 180. Compreendeu bem o tema e aplicou conceitos de várias áreas do conhecimento. Uma dica: não “jogue” repertórios na redação um seguido do outro, como no D2, que você falou da Segunda Guerra e logo em seguida da da Idade Média.

    COMPETÊNCIA 3 – 160. Consegue desenvolver a argumentação, ainda que com dificuldade para comprovar a tese.

    COMPETÊNCIA 4 – 160. demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação, Dica: use mais conectivos para dar progressão ao seu texto.

    COMPETÊNCIA 5 – 200. elaborou uma proposta que respeita os direitos humanos.

    Nota – 900.

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