O Problema da Desigualdade Social

  • 1

Olá pessoal! Gostaria que corrigissem minha redação no modelo Enem.Obrigado!

Na sociedade vigente, sabe-se que assuntos relacionados ao tema “O Problema da Desigualdade Social “são sempre polêmicos, pois dentre muitas causas torna-se uma das principais a relação da educação básica e ao preconceito com indivíduos de classe mais pobres que ainda mostra-se enraizado na sociedade brasileira. Por certo, os princípios de Thomas Hobbes e do artigo 205 devem ser defendidos.
Em primeira análise, é importante pontuar que esses fatores derivam-se da baixa atuação dos setores governamentais, no que refere-se na criação de mecanismos que coíbam tais fatores. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado e responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isto não ocorre no Brasil. Devido à baixa atuação das autoridades e o descaso com as classes mais pobres tornaram-se limitadores para a desigualdade social.
Em segunda análise, fator como a carência de um ensino de qualidade em regiões de periferia como promotor do problema. De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, é direito de qualquer cidadão a educação e o desenvolvimento. No entanto, percebe-se uma lacuna nesse direito, visto que há uma grande evasão por parte dos professores de escolas localizadas em áreas de risco por conta da violência, no que corrobora ainda mais para o distanciamento de um ensino de qualidade.
Em primeiro plano, mostra-se evidente que medidas devem ser tomadas para reduzir a desigualdade social. Posto isto, o Tribunal de Contas da União, juntamente com o Ministério da Educação, devem fornecer recursos através de projetos sociais como a YoGamers do Bem, na qual crianças e jovens de escolas públicas de regiões periféricas são transportados até uma sala tecnológica da instituição para realizarem atividades lúdicas e interativas. Através de dinâmicas que promovem a reflexão sobre o valor da escola, a valorização da educação, do vínculo social e a inclusão. Somente assim o pensamento de Thomas Hobbes será colocado em prática.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, espero te ajudar com a correção!
    Introdução: você pôs duas teses bastante interessantes e que puxam o leitor, isso conta bastante.
    D1 e D2: aí está um problema, você gerou alguns desvios sobre as teses e os tópicos frasais, na qual senti um pouco de falta.
    Conclusão: se saiu muito bem, houveram as 5 etapas claras para uma proposta perfeita: por meio de, por intermédio de, por meio de, a fim dela, detalhamento.
    Sendo assim:
    Competência 1: 120 (Desviou bem pouco)
    Competência 2: 180 (Utilizou um filósofo muito famoso e conhecido)
    Competência 3: 180 (Você organizou bem os parágrafos, mas como eu disse, senti falta de tópicos frasais e o repertório ficou um pouco mal colocado no texto)
    Competência 4: 120 (Como disse, os desvios também contam aqui!)
    Competência 5: 200 (Elaborou uma boa proposta de intervenção)
    Nota total: 800

    • 1
  2. Então no que tenho como experiência de leitura desse tipo de redação, a sua teria numa margem de 800 a 900(minha visão) foi bom o uso de referência para coesão no texto, só me pareceu um conclusão um tanto confusa, ótimo desenvolvimento e seria bom trabalhar uma introdução um pouco mais direta ( isso fica confuso quando fala a sua base de referência sem antes apresenta-las só gera uma sensação de repetição) mas no geral muito boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.