~ . º Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil º . ~

  • 0

O “Hino nacional” é uma obra criada como uma exaltação aos aspectos positivos da pátria, entre eles a biodiversidade brasileira. No entanto, com a crescente ocorrência das queimadas, seja pela negligência governamental, seja pela avareza do setor agropecuário, um futuro no qual esse ária não passa de poesia faz-se muito próximo e, por isso, a resolução dessa problemática se faz urgente.

Em primeira instância, o entrave somente se faz presente no cenário contemporâneo pela indiferença do poder vigente sobre o tema. Apesar dos ideais aristotélicos que colocam o estado como o responsável pelo bem-estar de seus governados, as ações do brasil para conter essas chamas — causadoras de problemas inclusive nas esferas urbanas, pela propagação de toxinas na atmosfera — provam que essa máxima se contradiz, visto as ações do governo atual não são suficientes. Conclui-se, portanto, que medidas mais drásticas se fazem fundamentais para a questão se solucionar.

Ademais, a indústria agropecuária também é causadora da perenização da tese no país quando desdenha da importância do meio ambiente. Consoante ao princípio maquiavélico de que os fins justificam os meios, esse setor usa de métodos que atacam a fauna e a flora do país em nome de sua egoísta cobiça, afetando todos os órgãos do corpo social no meio do caminho. Dessa forma, a máxima imperatriz dessa área econômica age como uma fera descontrolada e, por isso, medidas se fazem necessárias para domá-la.

Infere-se, de tal modo, que o revés prejudica o futuro do país em seus mais diversos âmbitos. Assim, é dever dos poderes legislativo e executivo, as quais funções são as criações de emendas e suas aplicações, elaborarem leis e as aplicarem de forma que, além de prevenir a ocorrência do problema, que engaje essas indústrias a combaterem essa problemática. Para tanto, é necessário que tais diretrizes ofereçam incentivo financeiro e redução de algumas tarifas, além de uma aplicação mais rígida das multas e prisões referentes ás infrações cometidas. Dessa maneira, os versos daquele hino não serão o único legado da exuberante natureza brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii, tudo bem? vou fazer alguns comentários sobre sua redação e espero que possam te ajudar.
    C1- 160
    Encontrei alguns erros gramaticais (que talvez sejam somente erros de digitação). Logo no primeiro parágrafo, você escreve “ária”; no segundo “brasil”, sem a letra “b” em maiúsculo. Ainda nesse parágrafo, percebe-se a ausência do “que” após “visto” na frase “visto as ações do governo atual não são suficientes”. Ainda nessa frase, “as ações” já foi citado previamente, então você poderia deixar “visto que elas não são suficientes”. Acredito também que, ao invés de escrever “para a questão se solucionar”, seria melhor “para que a questão seja solucionada”, mas é somente uma sugestão. Outro conselho, no início do terceiro parágrafo, o “causadora” poderia ser substituído por “responsável”. Na conclusão, “os poderes” são masculino, portanto, ficaria “os quais”, e também sugiro uma vírgula antes do “de forma que”. O “que” presente em “que engaje essas indústrias” não é necessário; “às”. Em dois casos você utilizou “e, por isso”. Nesses casos, utilize somente uma das conjunções.

    C2 – 160
    Em seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você trouxe o argumento da negligência governamental como uma causa para a problemática. Como repertório, a analogia foi boa e pertinente ao tema, no entanto, poderia ter sido abordado mais a falta de ações públicas no país. Já que você afirma que elas não são suficientes para a resolução do problema, tente explorar ao máximo seu argumento, por ex: “provam que essa máxima se contradiz, visto as ações do governo atual não são suficientes”, quais ações? por quê? No D2, a mesma coisa, você trouxe um bom argumento, mas um pouco raso. O limite de linhas dificulta uma abordagem completa, mas tente priorizar essa explicação ao máximo do seu ponto de vista. Nesse caso, poderiam ter sido utilizados dados que comprovem sua acusação.

    C3- 160
    Na introdução, você iniciou com uma referência, e a contextualizou em seguida, muito bom! Eu consegui identificar que a sua tese estava de certa forma “junto” a essa contextualização. Porém, particularmente, recomendo que divida o parágrafo em três frases, apresentando a referência na primeira. Depois, contextualize o exemplo e evidencie o tema. Por fim, escreva a sua tese na última frase, para deixar bem explícito para os corretores! Nos parágrafos de desenvolvimento, nota-se o tópico frasal no início de ambos, e depois, uma certa progressão também, com causa, consequência, uma referência, e conclusão. Somente se atente aos comentários sobre a C2, para deixa-los ainda melhor. Finalizou o texto retomando a ideia inicial, muito bom!

    C4- 180
    Você domina o uso de recursos coesivos, continue assim, utilizando-os por todo seu texto. Procure utilizar em todo começo de parágrafo.

    C5 – 160
    A proposta deve conter os cinco elementos (ação, agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento). Na sua, fiquei em dúvida somente quanto ao meio, que não consegui ter certeza se estava sendo citado a partir do “Para tanto …”. Por isso, deixarei a nota em 160, mas caso esse seja o elemento que está faltando, considere a nota máxima.

    Ótimo texto, continue treinando, e boa sorte!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.