O preconceito linguístico em discussão no Brasil

  • 0

           Segundo Marcos Bagno, o preconceito linguístico é a rejeição às variedades linguísticas de menor prestígio. O preconceito linguístico trata-se de atitudes de depreciação com os usos não convencionais da norma culta da língua. No livro “Preconceito linguístico: o que é, como se faz” publicado em 1999, Bagno se manifesta a favor de uma educação linguística voltada para a inclusão social e valorização da diversidade cultural brasileira. Embora combatido, é ainda muito presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros.

             De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 a língua portuguesa era falada por um contingente populacional de 200 milhões de pessoas, o que confirma a multiplicidade linguística, e ainda assim há diferentes relatos de estranhamentos pelas diversas maneiras de expressão desta língua.

            Como exemplo, pode se destacar o protagonista do filme “O homem que viu o infinito”, Ramanujam, um jovem indiano órfão de pai, sem dinheiro e educação formal que luta para sustentar a mãe e a esposa. Porém tudo muda quando tem a oportunidade de estudar na renomada faculdade de Cambridge, já que tem a habilidade de desenvolver fórmulas matemáticas naturalmente. Ramanujam sofre intenso preconceito por sua nacionalidade, crença e língua falada, confirmando assim que o preconceito linguístico além de atravessar fronteiras, pode ocorrer em diferentes lugares e situações.

         Desse modo, observa-se que o preconceito linguístico ainda é um problema corrente na atualidade brasileira, assim como em outros países, o que deve ser combatido através de campanhas de conscientização desenvolvidas pelo governo, principalmente em escolas, como também criar leis que amenizem esta conduta. Assim, a ideia de que a variação linguística é algo irrelevante pode ser desmistificada e se tornar algo que as pessoas precisam conhecer e respeitar os diferentes modos de falar uma língua.

OBS: corrija de acordo com as competências exigidas no Enem, por favor! Toda e qualquer dica/ajuda é bem-vinda.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá boa noite!!!
    A tese foi apresentada de forma superficial na introdução , contudo sua contextualização sobre a temática foi boa.
    Os desenvolvimentos foram pouco trabalhados, fincando curtos e muito expositivos, dessa forma o texto perdeu objetividade nos D1 e D2.
    A conclusão faltou a finalidade da ação e por isso ficou incompleta.
    Obs: desculpe qualquer coisa.

    • 0
  2. O texto apresenta uma tese muito clara eternamente dentro dos limites estabelecidos pelo tema da proposta. Cumpre de forma satisfatória a etapa mais importante do projeto de um texto dissertativo-argumentativo a elaboração da tese.
    No desenvolvimento, no entanto, peca pela superficialidade dos argumentos. Restringe-se afirmar no segundo parágrafo dos “diferentes relatos de estranhamentos pelas diversas maneiras de expressão desta língua.”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.