O preconceito linguístico

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Alfabetização no Brasil chegou no ano de 1549, por meio dos padres jesuítas desde então, o ensino passou a se modificar no decorrer dos anos com gramáticas, concordâncias nominais, verbais entre fartas regras adicionada.No entanto, suma parte da população não permeiam desse aprendizado o que gera um certo preconceito linguístico.
Em primeiro plano, cabe a ressalta da relevância do ensino desde a mais tenra idade. Pois, é ainda na infância que se inicia o processo linguístico, porém devido à elite criada dentro da sociedade se dissocia o ensino, tendo seus privilegiados e os que não permeiam de uma linguagem “correta” são sonegados da comunidade.
Sobre esse âmbito, ressalto preconceito o qual por si, tem o significado de se criar uma opinião de algo que ao menos se conhece, o qual se pode ocasionar estigmas à quem sofre o preconceito. Ademais, se faz notável que as pessoas que dispõem uma linguagem de norma padrão possuem oportunidades em vários âmbitos sejam eles nas áreas educacionais ou profissionais.
Infere-se, portanto, que o preconceito linguístico é ocasionado devido à falta de escolaridade, o que a sociedade julga e classifica em classes baixas. Sendo assim, é dever do Ministério da Educação MEC se consolidar com o meio tecnológico, a fim de consolidar campanhas que demonstrem que a variação linguística é única de cada cidadão além de, instruir profissionais da área da Educação a ensinar não somente a norma culta de proferi, mas também o respeito as diversas culturas e modos linguísticos evitando assim novos estigmas. Desse modo se finda, com o clássico Nelson Mandela o qual incita que ”A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.

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3 Correções

  1. – Introdução: Acredito que ficou boa.
    -Desenvolvimentos: Você poderia usar mais repertorio, como dados estatísticos, para enriquecer sua argumentação.
    -Conclusão: Você disse que é necessário que o Mec se consolide com os meios tecnológicos, mas é necessário especificar de que forma isso será feito. É preciso dizer onde e de que forma essas campanhas serão feitas. Você citou a frase ”A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, o correto é ”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, tome cuidado em usar a frase ao pé da letra quando usar esse tipo de citação, ou use outro em que você explica com as suas palavras o que o autor disse.
    *Sua redação ficou boa, mas se atente aos pontos acima ressaltados.
    *Você conseguiu utilizar um vocabulário bem formal, parabéns!
    *Continue treinando e você vai longe, NUNCA DESITA!!
    *Recomendo que assista esses vídeos, vão te ajudar muito:


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  2. Competência I: “[…]Por meio dos padres jesuitas, desde então..” Nesta oração, deveria-se ter encerrado em “Jesuitas” e iniciado-se uma nova oração em “Desde então”.

    No mesmo parágrafo em “[…]Suma parte da população não permeiam”. Houve um desvio por falta de concordância verbal pois a palavra “população” é um substantivo coletivo. Sendo assim, ele concorda com o verbo no sentido singular, e não plural. “Não permeia” seria mais adequado.

    No segundo parágrafo, em “[…]A mais tenra idade. Pois é..” nesse caso, não há necessidade de encerramento e início de outra oração. O termo “pois” funcionaria para dar continuidade à oração.

    Em “[…]Estigmas à quem sofre” a crase foi indevida pois não há preposição, apenas artigo. A presença de artigo e preposição são requisito para utilização da crase.

    Em “[…]Possuem oportunidades em vários ambitos sejam eles”. Houve a falta de uma vírgula e falta de concordância nominal. O pronome “eles” estabelece relação com “oportunidades”. Nesse caso, deveria-se ter utilizado o pronome do caso reto plural feminino “elas”.

    No último parágrafo em “O respeito as diversas”. Agora sim, faltou a crase.

    Competência II: A compreensão temática foi razoável. Foi bacana fazer uma contextualização sociohistórica, mas ela não foi trabalhada de forma muito pertinente. Os jesuítas de fato atuaram como pedagogos sobre os indígenas, ensinando-os a língua portuguesa, mas a questão do preconceito linguísticos se desdobrou mais à frente.

    Competência III: O repertório sociocultural foi razoável também. Boa alusão histórica e citação a figura de autoridade.

    Competência IV: A estrutura textual e os conectivos são bons, mas há um problema grande nas construções frasais. As orações soam desconexas umas das outras. Estão confusas. “Sobre esse âmbito, ressalto o preconceito o qual por si” dá pra entendee que se tente enfatizar e conceituar o que é preconceito, mas é bom evitar construções muito complexas quando não se tem um pleno domínio desse gênero textual para se evitar confusão e obliquidade na redação.

    Competência V: Foi boa. Houve agente e ação de intervenção.

    I – 80
    II – 120
    III – 120
    IV – 120
    V – 120

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  3. Parabéns texto bem estruturado com empregos dos anexos de forma correta no entanto quando se chega no final do seu texto na conclusão entra no senso comum. Se fosse para lhe dar uma nota seria entre 700 a 900 segundo os critérios do Enem, queria apenas fazer uma observação não que esteja errado mas para quê já fique atenta para suas próximas redações algumas palavras que vem em seguida “se” na nova ortografia ela antecede a palavra exemplo movimenta-se, se movimenta. Se colocar no word no computador ele te acusa melhor.

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