O preconceito enfrentado pelos homossexuais na doação de sangue

  • 1

Segundo o princípio da igualdade adotado pela constituição de 1988, todos os cidadãos têm o direito de tratamento idêntico pela lei. Logo, é consolidado, teoricamente, o tratamento igual diante das diversidades. Contraditoriamente, na prática, os preconceitos sofridos pelos grupos de homossexuais, específicamente em relação a doação de sangue, se estendem desde sua exclusão para essa prática solidária, até a associação de sua sexualidade como fator principal para a disseminação das DST’s.

Em primeiro lugar, vale mencionar que, de acordo com o IBGE, cerca de 18,9 milhões de litros de sangue são desperdiçados anualmente, por conta dos empecilhos dos hemonúcleos na obtenção de doação de sangue de homossexuais. Dessa forma, se torna evidente a imposição de critérios morais pré estabelecidos, sobre o senso de solidariedade e necessidade do próximo, descumprindo, assim, com os direitos garantidos por todo cidadão e solidificando a segregação social contra esse grupo.

Outrossim, é evidente o preconceito dirigido a estes grupos diante da repercussão de ideias que apontam os homossexuais como principais transmissores das DST’s. Dessa forma, são frequentes os ataques, verbais e físicos, a esse grupo, marginalizado pelas alusões homofóbicas, inclusive por grupos políticos. Em virtude disso, tem-se um aumento dos casos de agressões nessa categoria, além de desproteção jurídica, baseando-se na falta de adeptos para permissão da doação plena.

Em suma, são intensos os desafios e preconceitos enfrentados pelos homossexuais para doarem sangue integralmente. Assim, compete ao governo, por meio da aprovação de projetos de lei no plenário, assegurar o justo direito de doação de sangue para homosexuais, afim de promover o preenchimento dos estoques e a tolerância perante as variedades sociais. Adicionalmente, os hemonúcleos devem, através de plataformas de acesso público, propagar informações e incentivos, acerca da importância da doação destes grupos em pauta, para que então, seja garantida a aceitação total dos homossexuais num ato de compaixão aos mais necessitados.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oie, Boa noite!!!
    Sua redação está muito boa!
    Deu para perceber que você sabe do assunto, sua argumentação está muito boa, sua tese e citações. Uma escrita muito boa.
    A prática leva a perfeição!
    Concordo que você poderia citar o Ministério no lugar do governo.
    Bom estudo, parabéns!

    • 0
  2. Boa redação. Sentir falta de uma breve citação, seja um filme, livro, música, enfim… Não vi muitos erros ortográficos, estabelece uma boa relação de coerência entre os parágrafos, pois é muito importante;sua intervenção foi clara e objetiva. Tenha atenção quando abordar o governo, aproveite e aborde algum Ministério! Espero ter ajudado 💕

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.