No livro a menina que roubava livros de Markus Zusak um dos temas abordados é a busca e a sede de conhecimento, de uma menina que apenas quer aprender a ler e a escrever, vendo nos livros sua escapatória e sua esperança, uma forma de fuga e conhecimento que a faz ter um mundo diferente do seu. Assim a leitura é um meio de transformação, uma arma para criar um indivíduo com capacidade racional e um espírito crítico, modificador de si mesmo e da sociedade onde está inserido.
Durante boa parte da história ocidental, principalmente idade média a leitura não era de acesso a todos, essa forma de restrição as classes mais pobres permitiam o controle do pensamento e impedia o desenvolvimento crítico. Entretanto com o disseminamento da leitura proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo mudando não apenas o indivíduo como também a sociedade.
Além de uma promoção de uma nova perspectiva, a leitura aumenta a aptidão cognitiva e a imaginação do indivíduo, atribuindo diferentes significados e interpretações que pode fomentar uma capacidade argumentativa que a partir do conhecimento obtido pode produzir respeito pelo outro, e o discernimento para mudar o que há de errado no momento atual agindo com o seu papel de cidadão, como Aristóteles defendia que a educação teria que ser a todas, já que ela prepara o homem para viver em sociedade.
Portanto para que possamos construir uma sociedade de indivíduos cada vez mais leitores e transformadores, precisamos que a Secretaria de educação e de Cultura se juntem para promover um ambiente de construção de hábitos de leitura, através da criação de projetos sociais que envolvam sarais de leituras, clubes e bibliotecas públicas em escolas e nas comunidades, disponível a todas as faixas etárias. Afim de construir uma interação para discussão e desenvolvimento crítico e social.
GiovanaPinheiro
Oii, vou corrigir sua redação ao longo do texto ok?
INTRODUÇÃO (1° PARAGRAFO)
Aqui, quando for citar livro ou obra, usar letra maiúscula ok? E de preferência usar aspas (””) . A alusão foi boa, mas está um pouco extensa e você não relacionou como Brasil. Por exemplo, você poderia dizer que falta o mesmo interesse sentido pela protagonista na população brasileira. E faltou também já dar uma breve apresentação dos argumentos.
DESENVOLVIMENTO 1 (2°)
Você novamente não apresentou um problema, apenas disse o quanto a leitura é boa. Faltou dizer porque a prática da leitura não está presente no Brasil.
DESENVOLVIMENTO 2 (3°)
Mesma coisa do 2° parágrafo.
CONCLUSÃO (4°)
Esse parágrafo está bom se você tivesse apresentado as problemáticas nos outros parágrafos. Você precisa detalhar mais em como isso pode ser resolvido. Estude sobre os 5 tópicos necessários nesse parágrafo. E se atente no uso da vírgula, por exemplo, tem uma vírgula aqui “{…} disponível a todas as faixas etárias. -VIRGULA AQUI- Afim de construir uma interação para discussão e desenvolvimento crítico e social.”
Você tem um bom repertório, mas isso pareceu um artigo na internet falando sobre como ler é bom, e não é isso que o ENEM quer. Eles querem que você apresente os problemas, como são vistos no Brasil e como resolvê-los. Bons estudos!
ssantos_taina
Olá Dauany, tudo bom?? Irei fazendo a correção por parágrafos.
1º) Você inicia a redação contextualizando o assunto com a obra “A menina que roubava livros”, no entanto, creio que tenha desenvolvimento muito sobre o livro e não tenha o relacionado com a situação do nosso país. Além disso repetiu algumas vezes a palavra livro no mesmo parágrafo, tente substituir no começo por obra, e utilizar aspas (“”) e letra maiúscula para cita-lo.
2º) Bem, nesse parágrafo em: “essa forma de restrição as classes mais pobres permitiam o controle do pensamento e impedia o desenvolvimento crítico”, ficou confusa, sugiro que reestruture a frase (ex: Durante boa parte da história ocidental, principalmente idade média, a leitura não era de acesso a todos, com essa forma de restrição, as classes mais pobres tinham seus pensamento controlado ocasionando o impedimento do desenvolvimento crítico.). Dê atenção nesse parágrafo também ao uso de vírgulas, que foi poucas vezes utilizada.
3º) Gostei muito do terceiro parágrafo, escolheu palavras muito boas, e trouxe um pensamento filosófico para expressar e afirma aquilo que estava falando. No entanto ainda há escassez de virgula.
4º) Desenvolveu muito bem uma proposta de intervenção, mas senti falta do problema em si. Nos parágrafos anteriores, você pontoou os benefícios que a leitura causa, como a construção de senso crítico, no entanto, é necessário que apresente situações problemas que ocorrem no Brasil. Trago como sugestão substituir a palavra “por tanto” por outra conjunção de conclusão (ex: em suma, por conseguinte, nesse sentido), por essa ser muito comum, ressaltando que não é errado o uso dela só mesmo genérico.
De modo geral, você trouxe ao texto boas citações, demonstrando conhecimento. Precisa trabalhar na parte de apresentação de um problema no nosso país, para assim desenvolver uma proposta de intervenção, como fez no último parágrafo, que por sinal foi muito bem construída. Atente-se ao uso de virgula e bons estudos!!
Natally
Oie, vou tentar pontuar algumas coisinhas que observei e que no meu ver podem melhorar, mas não sou nenhuma profissional tá
Introdução: ao fazer alguma alusão, principalmente se for livro ou filme, use (“) e sempre coloque em letra maiúscula. Pra não ficar muito vago, tente colocar tbm alguma característica do autor e não só o nome dele, ex, “o livro tal do cineasta/autor/escritor tal…).
Sua alusão ao filme está vaga e incoerente, tente organizar suas informações. Ademais, não encontrei suas teses.
D1: sempre comece os demais parágrafos com conectivos. Há muitos erros de coerência, pesquise mais e se informe para fazer um parágrafo mais sólido.
D2: segue a mesma linha do d1. Sua alusão à Aristóteles não faz sentido, parece que você apenas pegou a ideia e jogou no texto só pra dizer q colocou um teórico nele.
Caso seja uma redação para o Enem, não use termos como “possamos” e “precisamos”, a escrita do Enem deve ser em 3° pessoa. Não houve um fechamento do texto com a sua alusão inicial.
Por fim, estude mais e se informe.
Espero ter ajudado. Boa sorte!!!!
youngblzzd
você tem bom repertoria sociocultural e bastante produtivo e argumentis bons mas esta falhando na estrutura.
*
o enem pede 3 orações separadas por pontos no desenvolvimentos
– topico frasal
– desenvolvimento
– conclusão
fique atenta a isso
*
estude mais a estrutura lendo redações nota mil e videos aulas