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O poder do jovem na sociedade brasileira

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A paquistanesa Malala Yousafzai é a mais jovem ativista a ganhar o prêmio Nobel da paz. Sua luta foi reconhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, vale do Swat, onde os talibãs locais impediam as meninas de frequentarem a escola. Desde então, todos os esforços dela são em prol da garantia dos direitos e pela educação. Nota-se, portanto, como o poder juvenil tem papel importante na sociedade contemporânea capaz de mudar a realidade das próximas gerações.

Em primeiro lugar, cabe destacar como as novas mídias sociais auxiliam o jovem no combate a problemas da sociedade. Em 2010, houve a invasão do Complexo do Alemão, pelos policiais do Rio de Janeiro, com o objetivo de recuperar o território dominado pelo poder paralelo. Nesse contexto, surge o portal chamado “Voz das Comunidades” que transmitiu os primeiros registros da ocupação, não só com o compromisso de informar sua vizinhança, mas também de levar a voz da favela para fora dos seus limites. Por esse motivo, hoje, Renê Silva, o criador do veículo de notícias é um dos jovens mais influentes do mundo por causa desse feito e evidencia a importância do poder juvenil na contemporaneidade.

Além disso, outro aspecto importante em relação ao jovem é a atuação em manifestações populares em busca de melhorias sociais. O contingenciamento de verbas para as universidades e institutos federais levou milhares de estudantes às ruas com o objetivo de protestar contra a ação. Essa manifestação se inspira em conquistas anteriores em que os jovens tiveram voz ativa, por exemplo, como o Movimento dos Caras-Pintadas que teve, como objetivo, principal o impeachment do presidente da época, Fernando Collor. Assim, de encontro à modernidade líquida de Zygmunt Bauman, pode-se perceber que mesmo que as relações estejam efêmeras na sociedade, o brasileiro ainda possui senso de coletividade em prol de uma causa.

Portanto, fica claro que a atuação do jovem na sociedade possui papel importante para a mudança dos cenários contemporâneos. Dessa forma, é necessária uma ação do Ministério da Educação e Cultura, que deve, por meio da oferta de oficinas e seminários nas escolas, no contraturno das aulas, orientar os alunos a buscarem informações sobre o país e aprenderem sobre o uso de mídias sociais, com o objetivo de desenvolver tanto o senso crítico quanto a capacidade de mobilização por meio das redes. Assim, novos projetos poderiam ser criados para beneficiar a comunidade, além de uma maior participação política dos jovens.

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5 Correções

  1. oii Duda, Boa noiite!!
    Vou tentar te ajudar um pouquinho.
    Imagine o tema como uma pergunta, por exemplo: “Qual o papel do Jovem na sociedade?” assim, ficará melhor para você desenvolver a sua tese e impor melhor o seu posicionamento sobre o determinado assunto. Na sua introdução é bom usar palavras afirmativas sejam elas, a favor ou contra sobre o assunto, para dar mais força a sua argumentação ao decorrer do texto.

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  2. Sua introdução está muito boa, pois vc dá uma ótima contextualização do tema e vc conclui ele de maneira coerente. Eu, enquanto leitor, senti falta de uma tese. Ou vc não a especificou o suficiente.
    Seus Desenvolvimentos estão muito bem organizados, e nota-se uma certa ligação entre eles. Além disso, vc foi muito bem pois é evidente sinais de sua autoria neles – é sempre bom ter em mente que o Enem tira pontos se vc copia os textos motivadores.
    Sua intervenção há os 4 elementos exigidos pelo Enem e muito bem detalhados.
    Comp. 1: 200
    Comp. 2: 160
    Comp. 3: 160
    Comp. 4: 160
    Comp. 5: 200. Nota – 880
    Parabéns, cê tá manjando

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  3. Boa noite, Duda!
    td bem?
    INTRODUÇÃO: vc escolheu um bom repertorio, porem seja breve e objetiva na contextualização. vc falou muito da personagem, na prova do enem vc tem que ser objetiva para nas perder tempo e nem desperdiçar linhas. Deise sua tese bem clara. A tese está la, eu vi, mas seja incisiva. a tese é a tua opiniao sobre o assunto, :)
    DESENVOLVIMENTO:
    D1- Vc usou os elementos corretos do parafrago: TF, argumentação, fechamento. Porem, atente-se mais para argumentação e problematização do tema. Vc colocou fatos (repertorio sociocultural) em forma de narrativa. Senti falta de marca de autoria. Alem disso, a ideia é muito boa, mas tem algumas partes com tom de conversa informal. Seja sempre formal na sua produção textual.
    D2- Segue os princípios do paragrafo e tem uma ideia boa. contudo, senti uns registro de oralidade no TF. O repertorio socio cultural é bom e atende ao tema. Eu entendi a sua ideia de fazer uma relação com a modernidade liquida de Bauman, mas acho que nao ficou bem articulado, não ficou claro a relação. Digo que entendo pq tbm uso o mesmo autos e conheço a obra dele. Relacione melhor as partes. O texto tem conectivos em alguns lugares, porem, falta em outros. isso prejudica a fluidez do texto e a leitura.
    CONCLUSÃO: tem a reafirmação da tese, e os 5 elementos da proposta de intervenção. Muito bom! o fechamento ta bom, mas ficaria melhor se vc terminasse fazendo uma retomada da menina que vc citou na introdução. Isso mostra projeto de texto.
    NOTAS:
    C1- 120 (por conta de registro de oralidade e alguns desvios gramaticais, sobretudo, de vírgulas)
    C2-200 ( se manteve no tema e o o tipo textual, embora precise argumentar mais e dissertar menos)
    C3-160
    C4-160
    C5- 200
    TOTAL: 840
    CONTINUE PRATICANDO, VC EM MUITO POTENCIAL E BOAS IDEIAS. :D

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  4. Olá Duda, bom eu vou tentar te ajudar com a sua redação. Bom primeiramente separe seus parágrafos ( introdução, desenvolvimento e conclusão), você fez a sua redação em forma de uma narrativa. Durante o seu texto, pude perceber que você não argumentou, uma redação é um texto dissertativo argumentativo e no seu escrito não teve nenhum argumento seu, não teve posicionamento da sua parte( se você era a favor ou contra), você basicamente contextulizou seus repertórios sócios culturais, na qual houve um grande exagero. Você não teve uma tese na introdução E sim uma frase de efeito ( depois do repertório da malala). Seu texto ficou meio confuso de assimilar, pela falta de organização das ideias e falta de argumentação.
    Te aconselho e estudar mais a parte de introdução e como formar uma tese. Ademais, como desenvolver bem o seu argumento nas D1 e D2( desenvolvimento). E bom ter bastante bagagem sócios culturais, mas na redação não se deve colocar todas, devesse por tanto organizar qual se encaixa melhor na sua redação ( recomendo 2 repertórios, principalmente na parte de desenvolvimento, ou uma na introdução e outra no desenvolvimento ( que pode ser no D1 ou D2), para que não fique confuso para o leitor e não perca pontos em coesão e coerência,porque seu texto precisa fazer sentindo. Leia muito, procure fazer seu texto um pouco formal, respeita a forma culta da língua portuguesa.
    Beijo, boa sorte U.u

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  5. Oi. Na sua introdução vc falou mais da Malala Yousafzai e da luta dela, do que a sua tese q foi: “Nota-se, portanto, como o poder juvenil tem papel importante na sociedade contemporânea capaz de mudar a realidade das próximas gerações.” É bom coloca alusão, mas tente desenvolver mais sua tese e o que vc irá fala no texto.
    Ficou boa sua conclusão, mas faltou a ação do Ministério da Educação e Cultura vc falou o modo/meio que será utilizado, mas não falou a proposta de intervenção.
    ESPERO TER AJUDADO

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