Aprendiz

O poder do jovem na sociedade brasileira

  • 0

Segundo pesquisas da Revista Isto é, cerca de 60% dos jovens afirmam que o cenário político atual não está de acordo com seus interesses. Isso se deve ao fato que a geração atual possui muitas ideias que contradizem com a geração anterior, e infelizmente, esta opisição de opiniões é vista como mal comportamento jovial.
Covém ressaltar, em primeiro plano, que o jovem contemporâneo, movido pelas tecnologias informatizadoras, traz consigo novas ideologias para o mundo. Assim, graças ao conhecimento que possa ser adquirido na internet é fácil para a juventude aprender e compartilhar opiniões, bem como é fácil questiona-las. Então, cria-se um espírito revolucionário como descrito na música “Geração Coca-Cola” de Renato Russo: “vamos fazer nosso dever de casa, e aí então vocês vão ver suas crianças derrubando reis, fazendo comédia no cinema com as suas leis” que representa o desejo do jovem de fazer uma mudança política.
Contudo, é notório que este desejo de reforma no cenário político é visto com maus olhos pelos mais velhos. Um exemplo disso é a fala do ministro Abraham Weintraul ao se referir a jovens universitários que “fazem balbúrdia” quando estes realizaram manifestações e eventos políticos. Em decorrencia disso, o ministro decidiu cortar verbas na universidades como forma de punição.
Fica evidente, portanto, que as ideias revolucionárias do jovem é oprimida. Faz-se necessário a inclusão de jovens na política por meio de programas realizados pelas escolas e pelas Prefeituras que ensinem sobre os debates e funções governamentais, para garantir a inclusão e representatividade dos jovens na política. Não só, mas também é viavél maiores campanhas de consientisação sobre manifestação de expressão da população, podendo ser realizadas pelas universidade e a mídia a fim de acabar com a opressão e garantir o direito de expressão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia Thais!
    em leitura a sua redação, pude verificar que tens um bom repertório argumentativo e que soube desenvolver bem o tema.
    alguns equívocos na gramática:
    – “na universidades” – linha 17
    – “é oprimidas” – linha 18
    cuide um pouco mais na concordância de número.
    Na conclusão faltou vc detalhar como vão ser feitas essas campanhas.
    No mais acho que fez um bom trabalho. Continue praticando!

    • 1
  2. Bom dia, sua redação está ótima, contudo você escreveu “mal comportamento”, quando o correto seria “mau comportamento”. Uma dica é a utilização de mal e mau. Mal é oposto a bem, enquanto mau é oposto a bom. Exemplo:
    • Eu estou mal/bem de saúde.
    • Ele é um homem mau/bom.
    Se atente a isso

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.