Aprendiz

O poder de transformação da leitura

  • 0

Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão do poder de transformação da leitura, visto que a presença de livros não está na realidade de todos. Nesse âmbito, torna-se evidente como causas do problema a priorização de capital, bem como a desvalorização dos livros.

Diante desse cenário, o alto custo dos livros é uma barreira para a democratização da leitura. Conforme a teoria Darwiniana, de seleção natural, apenas os seres mais aptos sobrevivem, ou seja, em uma sociedade capitalista, os indivíduos pobres são os menos adaptados. Sob essa perspectiva, pessoas com menores condições financeiras não tem acesso aos livros devido seu alto valor, de modo a não adquirirem determinados conhecimentos. Dessa forma, enquanto a soberania do capital continuar pessoas com melhores condições econômicas serão privilegiadas no acesso à leitura.

Outrossim, a desvalorização dos livros também é um problema. Segundo Chimamanda Adichie, pensadora contemporânea, estereótipos limitam o pensamento humano. Nesse sentido, tal desvalorização se tornou algo firmado na sociedade por exemplo, majoritariamente, pessoas preferem ver um filme do que ler um livro por não adquirirem um hábito de leitura, o que gera, muitas vezes, um pensamento superficial, conforme Chimamanda  alertou. Logo, tal atitude revela um quadro nefasto de descaso para com a educação e cultura dos brasileiros.

Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Ministério da Educação deve diminuir os preços dos livros, sobretudo para pessoas com condições financeiras menores, por meio de promoções mensais, em sites online ou lojas presenciais, a fim de democratizar a leitura.  Ademais, a sociedade deve recordar da importância dos livros. Com isso, espera-se observar um Brasil em progresso e contrário ao pensamento de Machado de Assis.

Compartilhar

4 Correções

  1. gostei do seu repertório e da sua tese e como vc contextualizou os dois, então tudo ok.
    no argumento 1, percebe-se que utilizou muito bem os argumentos e mostrou seu ponto de vista e fez ligação com a tese e deixou claro onde chegar.
    no argumento 2, percebe-se que a leitura continua fluida e apresenta dados e sempre se relacionando sem fugir do assunto.
    adorei a sua conclusão, que retoma ao seu repertório inicial, adorei a sua proposta de intervenção, é só continuar treinando mais, que vc já tá no caminho certo.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180

    nota final: 980

    • 1
  2. gostei do seu repertório e da sua tese e como vc contextualizou os dois, então tudo ok.
    no argumento 1, percebe-se que utilizou muito bem os argumentos e mostrou seu ponto de vista e fez ligação com a tese e deixou claro onde chegar.
    no argumento 2, percebe-se que a leitura continua fluida e apresenta dados e sempre se relacionando sem fugir do assunto.
    adorei a sua conclusão, que retoma ao seu repertório inicial, adorei a sua proposta de intervenção, é só continuar treinando mais, que vc já tá no caminho certo.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180

    nota final: 980

    • 1
  3. Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão do poder de transformação da leitura, visto que a presença de livros não está na realidade de todos. Nesse âmbito, torna-se evidente como causas do problema a priorização de capital, bem como a desvalorização dos livros.

    REPERTÓRIO-OK

    TEMA- OK

    TESES- OK

    C1- OK

    Diante desse cenário, o alto custo dos livros é uma barreira para a democratização da leitura. Conforme a teoria Darwiniana, de seleção natural, apenas os seres mais aptos sobrevivem, ou seja, em uma sociedade capitalista, os indivíduos pobres são os menos adaptados. Sob essa perspectiva, pessoas com menores condições financeiras não tem acesso aos livros devido seu alto valor, de modo a não adquirirem determinados conhecimentos. Dessa forma, enquanto a soberania do capital continuar pessoas com melhores condições econômicas serão (SERÁ) privilegiadas no acesso à leitura.

    REPERTÓRIO- OK

    LIGAÇÃO COM A TESE- X (APRESENTE SUA TESE DE FORMA MAIS CLARA)

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (TRAGA SEMPRE O TEMA)

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    C1- X

    Outrossim, a desvalorização dos livros também é um problema. Segundo Chimamanda Adichie, pensadora contemporânea, estereótipos limitam o pensamento humano. Nesse sentido, tal desvalorização se tornou algo firmado na sociedade por exemplo, majoritariamente, pessoas preferem ver um filme do que ler um livro por não adquirirem um hábito de leitura, o que gera, muitas vezes, um pensamento superficial, conforme Chimamanda alertou. Logo, tal atitude revela um quadro nefasto de descaso para com a educação e cultura dos brasileiros.

    REPERTÓRIO- OK

    LIGAÇÃO COM A TESE- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    C1- OK

    Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Ministério da Educação deve diminuir os preços dos livros, sobretudo para pessoas com condições financeiras menores, por meio de promoções mensais, em sites online ou lojas presenciais, a fim de democratizar a leitura. Ademais, a sociedade deve recordar da importância dos livros. Com isso, espera-se observar um Brasil em progresso e contrário ao pensamento de Machado de Assis.

    QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMNETO? OK EFEITO? OK FECHAMENTO? OK

    RETOMADA? OK

    C1- 160

    C2- 200

    C3- 200

    C4- 160

    C5- 200

    NF- 920

    OLAA!!! FAÇO CORREÇÃO DE REDÇÃO MAIS DETALHADA, QUALQUER COISA ENTRA EM CONTATO COMIGO PELO WHATSAPP (81987291158)

    PARABÉNS!

    • 1
  4. Introdução- Muito Boa, apresenta o tema com um repertório, relaciona-se com o tema e traz a tese. Parabéns
    D1- Apresenta conectivo, tópico frasal q relaciona com a primeira causa, traz mais repertórios e argumenta muito bem.
    D2- Também apresenta conectivo, tópico frasal, é e vc utiliza da mesma forma o repertório, colocando algum dado exterior e relacionando para argumentar, não e errado e uma estratégia.
    Conclusão: Contem todos os 5 elementos, além de detalha-Los muito bem, ainda retoma ao repertório da introdução fechando com chave de ouro. Parabéns vc vai longe, continue treinando

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.