O poder de transformação da leitura

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O romancista Victor Hugo citou “Ler é beber e comer. O espirito que não lê emagrece como o corpo que não come.”. O espirito que lê torna-se livre da carência de aprendizado, não basta apenas alimentar o físico. Se tratando de algo fundamental, a leitura é um hábito que só traz benefícios, como por exemplo, desenvolvimento cerebral,  prevenção de Alzheimer e a imaginação livre.

De acordo com o Neurologista e professor da UFMG, Paulo Caramellio, o habito de ler aumenta a reserva cognitiva, uma capacidade cerebral responsável de se opor aos efeitos de algum tipo de dano cerebral, tal como o Alzheimer. Contudo, isto só é possível, pois a leitura é um meio de manter a mente ativa, trabalhando conforme o tempo. Uma criança que foi iniciada desde cedo no mundo literário se potencializa intelectualmente, e com o rito mantido, aperfeiçoa a dicção, a capacidade de argumentação e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo cerebral.

Em uma sociedade que tem a pratica de leitura, a população não só se torna mais tolerante às diferenças devido ao amplo conhecimento alcançado, como também mais argumentativas e participativas na politica, não apenas se informando, mas aprendendo a conhecer as informações, e evidentemente, formulando suas próprias visões e opiniões. Entretanto, Ler não deve ser uma prática exaustiva, começando com temas que interessam ao individuo, ao desenrolar do tempo o ato torna-se frequente e avançar pra fora da zona de conforto será prazeroso, com novas descobertas e aprendizados. Uma musica de Rafael Vieira JR “Ler para crê” diz: ”Estamos por aqui apenas de passagem; Mas a vida com leitura é a maior viagem; A gente vai pra lá, a gente vem pra cá; […] Sem sair do lugar.” É uma viagem sem rumo e com a imaginação pilotando.

Em resumo, ler beneficia o leitor e a sociedade que o inclui. Dessa maneira, é de suma importância haver livros disponíveis para toda a população por meio de bibliotecas e para desenvolver o costume, cada cidade deve implantar eventos literários interativos para todas as faixas etárias apresentando livros, formando grupos literários, conectando pessoas que gostam de vários gêneros, afim de que compartilhem conhecimentos e sintam-se mais entusiasmado em instruir-se e prosperar intelectualmente de forma dinâmica.

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2 Correções

  1. OI ESPERO AJUDA

    Sua redação tem erro de escrita como: “ha(á)bito”. Senti falta de conectivos no começo dos parágrafos e entre frases. outra coisa é na ligação que vc fez para liga a alusão da intro com o tema “O espirito que lê torna-se livre da carência de aprendizado, não basta apenas alimentar o físico.” essa frase ficou abstrata e no Enem tem que ser coisas concretas vc poderia ter colocado “a pessoas ou o individuo…” intervenção completa, só que um pouco dificil de acha os elementos, tenta ser mais clara

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  2. Eu gosto bastante do método de 4 parágrafos, acho que a redação fica perfeitamente estruturada. No primeiro parágrafo tem a falta de acentuação na palavra espírito e faltou um pouco de aprofundamento do tema tipo o porquê que que a leitura previne o alzheimer. No segundo parágrafo você já foi mais detalhista e ele ficou aperfeiçoado eu só escreveria a última frase da seguinte forma: Uma criança que foi iniciada desde cedo no mundo literário se potencializa intelectualmente e com o ritmo mantido, pode aperfeiçoar a dicção, a capacidade de argumentação e consequentemente o desenvolvimento cognitivo cerebral. No terceiro parágrafo a palavra política está sem acentuação e a palavra ler que está depois de entretanto está com letra maiúscula. Na proposta de intervenção eu substituiria o em resumo, e adcionaria o termo democratização de bibliotecas.

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