Aprendiz

O poder de transformação da leitura

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O hábito da leitura individual e em silêncio nasceu com os monges copistas na Idade Média.No entanto, tornou-se comum após a invenção da imprensa por Gutenberg no século XV que possibilitou, por sua vez, uma aceleração e aumento na produção dos livros.Assim, com o tempo, percebeu-se que a leitura tem um grande poder transformador na vida dos cidadãos, estimulando a criatividade e reduzindo o estresse, por exemplo.Por isso, é de extrema importância que os brasileiros pratiquem mais a leitura.

Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro constatou que uma pessoa lê, em média, 2,43 livros por ano.Além disso, 44% da população brasileira não tem costume de ler.Esses dados são muito preocupantes e mostram a urgência de resolver esse problema.

Além disso, segundo o romancista Victor Hugo: “Ler é beber e comer.O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come.” Ou seja, da mesma maneira que a bebida e a comida sustentam o organismo, a leitura sustenta a imaginação, o raciocínio lógico, a interpretação.Ademais, todo conhecimento adquirido com ela possibilita que as pessoas não sejam enganadas por seus governantes, por exemplo.Assim, quando ocorre uma eleição, os eleitores estão preparados para analisar a proposta de cada candidato e evitar colocar alguém que utilizará o poder contra o povo.

Logo, para que o hábito da leitura seja presente na vida dos indivíduos brasileiros, é preciso que o Ministério da Educação estabeleça como obrigatório, pelo menos, uma aula de Literatura por semana na segunda etapa do ensino fundamental na grade curricular de todas as escolas.Outrossim, as instituições de ensino também poderiam fazer visitas nas bibliotecas municipais da cidade, as quais fazem parte, uma vez a cada dois meses e mostrar para os alunos a pluralidade dos temas literários.Dessa forma, tornaria-se mais fácil a convivência dos alunos com a leitura, possibilitando para o futuro cidadãos mais preparados.

***Corrija de acordo com as competências e coloque a pontuação final, se possível!

Obrigada

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2 Correções

  1. Seu primeiro paragrafo está pequeno em relação ao segundo. Vc tbm pode melhorar na competência 4. No seu D1 vc tem um bom repertório, aí na hr que vc poderia começar a argumentar vc acabou ele. Seu D2 já está bem argumentado. A conclusão vc poderia começar ela com um portanto. Ok
    I_ 160
    II_200
    III_ 160
    IV_ 120
    V_ 200
    Espero ter ajudado 😊

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  2. Introdução: Falha de paralelismo em “uma aceleração e aumento”, corrija com “uma aceleração e um aumento”. Não utilize gerúndio na sua redação, prefira utilizar verbos no infinitivo. Uso do gerúndio no verbo “estimular” e “reduzir”: substitua por outros verbos ou outros tempos verbais. Cadê as teses? Você deve apontar dois problemas/teses na introdução, que serão discutidos nos desenvolvimentos.
    D1: Você só utilizou visão universalista, não relacionou com o tema nem opinou sobre. Por que isso ocorre? Quais são as causas? e as consequências? Será uma questão estrutural, cultural…?
    D2: Una os dois primeiros períodos: “Ler é beber e comer e o espírito que não come…”
    Substitua “ademais” por “nesse contexto”. Dessa vez você aprofundou a visão universalista, mas continuou sem responder às mesmas perguntas que fiz na correção do D1.
    Conclusão: Deve possuir agente interventor, ação, meio, finalidade e MUITO detalhamento, faltou detalhamento. Prefira utilizar verbos no presente ou futuro, não no passado. Substitua o gerúndio do verbo “possibilitar” por outro tempo verbal. Relacione a conclusão com a visão universalista da introdução.

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