O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao poder de transformação da leitura. De fato, o poder da leitura é inegável porém é preocupante que tal seja tão difundido no país.
Primeiramente, quando tocamos nesse tema é extremamente necessário lembrar dos dados alarmante no que se diz respeito a taxa de analfabetismo no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 o país tem cerca de 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). Lembrando que a meta era que o esta taxa chegasse a 6,5% para que o analfabetismo seja erradicado até 2024. Todavia, 30% dos brasileiros entre 15 e 64 ainda são analfabetos funcionais, ou seja, sabem ler porém não sabem interpretar textos. Sendo assim, cerca de 30% da população brasileira é privada da evolução enquanto cidadãos e acabam por ficar presos na menoridade, ou melhor com diz a teoria de Immanuel Kant, elas não tem a ncapacidade de ter o seu próprio entendimento,sendo assim submetidas ao comodismo involuntário.
Segundo Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A leitura é algo indispensável no desenvolvimento de um indivíduo, sendo ela capaz de enriquecer a sua mente em relação a capacidades criativas e raciocínio lógico. Com a falta de acesso a educação e principalmente a bibliotecas públicas, direitos de todo indivíduo, nem todas as pessoas conseguem ser atingidas por este poder de mudança ou sequer perceber o quanto são privadas desse direito tão fundamental em sua formação.
Em virtude do que foi mencionado, uma união entre o Ministério da Educação e comunidade é essencial e cabe a essa parceria incentivar ea criar medidas que visem acalorar projetos solidários para todas as faixas etárias tendo como objetivo o estimulo a leitura no país. Além disso, se faz fundamental um mapeamento de bibliotecas públicas, assim implementando-as nos lugares mais carentes e onde o índice de analfabetismo é maior, dando assim a chance de acesso a e a esse poder de transformação da leitura a toda a população brasileira, afinal, ela não pode ser privada do Esclarecimento mencionado na teoria de Kant.
KauaneIniciante
O Poder de Transformação da Leitura
Compartilhar
mamspike
Boa Tarde!
Achei sua redação muito boa mas você precisa prestar atenção pra nao se colocar no texto.
Também precisa deixar claro as suas teses na introdução, fiquei um pouco perdida sobre o que você ia defender.
Tente deixar o seu texto com os tamanho dos paragrafos coerentes. No primeiro paragrafo do desenvolvimento você usou 10 linhas e no segundo usou 7. Tente sempre deixar eles com o tamanha parecido
De resto eu achei muito boa e daria 800/850 :D
brunafeyh83
Olá! Boa menina! Sua contextualização no introdução está ótima, porém faltou uma vírgula antes de porém e a sua tese ficou vaga, sem deixar claro o seu planejamento.
O seu desenvolvimento ficou ótimo, mas toma cuidado nos dados, não é legal pegá-los de da coletânea na hora da prova.
A sua proposta está bem estruturada com os 5 elementos.
Eu daria 900, perdendo ponto no planejamento
SamuelVidigal
Boa ideia, com acertos e erros, porem com mais acertos que erros. Primeiro, queira eu apontar que o repertório no primeiro paragrafo foi bem colocado, mas como disse meu colega de correção, ficou incoerente o trecho: “o poder da leitura é inegável porém é preocupante que tal seja tão difundido no país.” Se é preocupante é porque não é difundido, entende?
O segundo paragrafo é repleto de dados, mas cuidado para não somente jogá-los para o leitor ler. Além disso, seria bom ter situado melhor a citação de Kant, pois pareceu que foi pensado para o desenvolvimento enquanto o estava escrevendo. É sempre bom um argumento de autoridade, porém aconselharia a ser mais sagaz quando e também não ir pelos excessos. Pois no terceiro paragrafo, você já apresenta outra citação de autoridade, porém, ao meu ver, mais bem colocado e coeso com o paragrafo.
O ultimo paragrafo está bem construído com a Proposto de Intervenção, porém, mais uma vez admito que devia ter sido melhor posicionado e articulado seu saber sobre Kant antes, mencionando o “Esclarecimento” antes da Proposta para não expor novos conceitos para o leitor que está acabando o seu texto.
luisaSF
Conclusão tem os elementos necessários, está bom.
A introdução já não está tão clara sobre o seu planejamento do texto, não deixa claro seu argumento e fica um pouco confuso na ultima frase: “De fato, o poder da leitura é inegável porém é preocupante que tal seja tão difundido no país.”
Atenção a erros de digitação presentes no texto, podem refletir a falta de atenção com erros de português.