“I
Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos
tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de
informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel
social.
II
Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o
lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.
III
Todos os homens voltam para casa.
Estão menos livres mas levam jornais
e soletram o mundo, sabendo que o perdem.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)
Redija um texto dissertativo-argumentativo a partir do que se afirma em I, II e III.”
De acordo com a obra 1984, de George Orwell, é retratada uma sociedade distópica na qual é controlada por um governo autoritário que busca dissolver o pensamento crítico, fomentando a alienação e distanciamento da formação de uma identidade e papel sociais dos indivíduos. De maneira análoga, é o que vem ocorrendo, na realidade, com a internet, que hoje em dia, tem papel fulcral na influência do exercício de uma função socialmente ativa pelo cidadão. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com tal problemática.
Em primeira análise, é fundamental apresentar a propagação excessiva de informações na internet como meio influente no pensamento do indivíduo. Nessa conjuntura, a internet é caracterizada pelo fácil acesso e alto fluxo de informações supérfluas. Nesse sentido, considerando a veiculação excessiva ao usuário, por meio de “sites” e redes sociais, de uma vasta gama de notícias, anúncios, “pop-ups”, “feedbacks”, postagens, comentários, informes dentre outros, pode distanciá-lo das que realmente lhe seriam sadias, retardando e dilatando a formação de pontos de vistas fundamentais para o exercício de um papel e identidade sociais em uma democracia, tais como o de crítica e autocrítica.
Ademais, deve-se ressaltar a divulgação de informações desonestas e inconfidentes no ambiente cibernético como fator predominante na influência das concepções, percepções e ações de um indivíduo dentro de uma sociedade. Desse modo, a publicação e circulação de falsas informações pode corromper o ponto de vista e consequentemente a visão acerca do mundo e corpo social em que vive o indivíduo, obstruindo sua formação no pensamento autônomo e fomentando a alienação.
Portanto, é notório a capacidade de influência da internet sobre o pensamento de seus usuários. Assim sendo, o meio essencial para supressão a tal obstáculo, é justamente a educação, na fomentação do exercício crítico e autocrítico do indivíduo, para construção de pontos de vista próprios e, consequentemente, o exercício de uma função socialmente ativa e autônoma no uso da internet, distinguindo as informações que realmente lhe sejam benéficas.
Obs.: Isso não é uma dissertação argumentativa enem, mas de concurso. Logo, não se exige proposta de intervenção com agente, ação, meio/modo etc, é facultativo e pode ser bem básica. O que interessa mesmo é os pontos argumentativos, coesão e coerência, erros gramaticais e verbais etc
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otimo!!gshshsjxjdjmdnzbznsnsnsnk KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
r1kelme
– O primeiro ponto a ser destacado por mim é o seu bom uso da norma culta, além do respeito aos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo.
– Demonstrou uma boa compreensão do tema proposto apresentando a aplicação de conceitos das mais variadas áreas do conhecimento para desenvolver a redação.
– Utilizou ótimos conectivos tornando o seu texto bem amarrado como deseja a competência 3 dos mais diversos vestibulares, além de uma boa interpretação de informações, fatos e opiniões para a defesa de seu ponto de vista.
– O que pode ser analisado no que se refere a elaboração de sua conclusão é uma boa síntese do que já havia sido apresentado como deseja a banca de vestibulares (o que diverge do ENEM) ainda assim conseguiu apresentar uma forma de resolver tal entrave social através do respeito as diretrizes dos direitos humanos. Contudo sugiro que sempre que possível retome sua alusão ao final de seu paragrafo de desfecho, atando assim todos os pontos de sua Redação.