O perigo do aumento das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil

  • 1

No ano de 1948, a ONU definiu Direitos Humanos como garantia universal á proteção da dignidade humana que assegura o indivíduo o direito à saúde, a vida e ao bem-estar social. Entretanto, houve um aumento de doenças sexualmente transmissíveis no Brasil contemporâneo. Assim, nota-se a falta de políticas públicas e debates sobre os meios preventivos contra doenças sexuais.
Deve-se pontuar, de início que políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelo governo nacional. Além disso, a falta de políticas como essas fazem com que aconteçam aumento de doenças sexualmente na sociedade. Conforme, dados da OMS 46% dos brasileiros tem alguma doença sexual, ou seja, doenças na qual podem ser transmitidas e contagiar outros indivíduos.
Vale ressaltar, também que a falta de debate sobre a prevenção contra essa enfermidade sexual, intensifica o problema em diversas regiões do Brasil.Ademais, o meu preventivo mais utilizado contra essas patologias, são as camisinhas quanto a feminina e a masculina que auxilia na proteção contra doenças como HIV, clamídia e sífilis. Segundo,a série sex education, em um dos seus episódios mostra o uma socióloga no ambiente ensinando aos estudantes sobre os meios preventivos contra doenças sexuais, sendo assim, a escola é o lugar adequado para que os adolescentes possam ter uma orientação sexual apropriada.
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver a problemática. Primeiramente, urge aos Ministérios da Saúde e da Educação, promover o debate acerca do assunto, em escolas e universidades. Deverá ser efetuado por meio de palestras, com a reunião de profissionais da saúde e educação, Com isso, com o intuito de mitigar o aumento de doenças sexuais no Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    – Introdução: Carlos, eu gostei da sua introdução, mas penso que se você tivesse deixado mais evidente que tais direitos não foram totalmente assegurados no Brasil contemporâneo teria ficado mais interessante.
    A exemplo de: “No ano de 1948, a ONU definiu Direitos Humanos como garantia universal á proteção da dignidade humana que assegura o indivíduo o direito à saúde, a vida e ao bem-estar social. Entretanto, na hodiernidade é notável que esses direitos não foram totalmente garantidos, uma vez houve um aumento de doenças sexualmente transmissíveis no Brasil contemporâneo.” entende?
    – D1: Olha, você trouxe um bom argumento o qual só precisa ser melhor organizado, como modificar os elementos coesivos utilizados – alguns não encaixaram muito bem – e explorar mais esse argumento, pois você ficou muito limitado.
    – D2: Carlos, aqui possui o mesmo problema do parágrafo anterior: precisa organizar um pouco mais as ideias e escolher melhor os elementos coesivos. Entretanto, gostei desse D2.
    – Conclusão: Bem, ao meu ver, possui todos os elementos necessários para obter nota máxima na C5, mas seria interessante você concluir de forma circular, ou seja, retomar algo que disse ao longo do seu texto, desse modo, podendo ser a série, o dado da OMS ou os direitos que a ONU definiu.
    ps.: continue praticando que vai muuito longee!!
    Abraçoss <3

    • 1
  2. Sua redação está muito boa. A introdução teve um bom conteúdo e seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos. Sua proposta de intervenção também está boa.
    I- 160
    II- 160
    III- 160
    IV- 140
    V- 160
    Total= 780
    Continue praticando e saiba que você vai longe! Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências exigidas na redação e como acontece a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns e saiba que a prática leva a excelentes resultados!!!

    • 1
  3. Bom dia, então… Posso te dar algumas dicas que deixarão sua redação mais bonita esteticamente, sabe? Por exemplo, no trecho: “Assim, nota-se a falta de políticas públicas e debates sobre os meios preventivos contra doenças sexuais.”
    Veja como trocando apenas uma palavra, ela ganha uma certa elegância : “Assim, é notória a falta de políticas públicas…”
    Aqui também: ” políticas públicas são conjuntos de programas…”, não há necessidade de colocar “conjuntos” no plural, veja: “políticas públicas consistem em um conjunto de programas…”

    • 1
  4. muito bom, sua conclusão, seus agentes presentes e sua proposta de intervenção estão boas, mas na introdução você não teve um bom começo, não teve muitos conectivos, erros de vírgula, palavras próprias começando com letras minúsculas. Além de ter muitos dados e a citação da série televisiva Sex Education, junto com erros de gramática.

    • 0
  5. Olá, gostei bastante de seu tipo de escrita. Seu texto ficou bom, mas com falta de alguns conectivos, vírgulas em locais inapropriados e alguns erros gramaticais e acho também que você poderia estruturar um pouco mais a sua tese, citando assim mais problemas a ser desenvolvidos ao longo do seu texto. As palavras formais coloca seu texto em uma perfeita estrutura.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.