Mestre

O perigo da crise hídrica no Brasil (Treinando para o ENEM, pf me ajudem)

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“Poupe água, poupe a natureza” é uma música muito famosa no estado do Espírito Santo, por fazer parte de uma propaganda de conscientização para evitar o desperdício de água, promovida pela CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento), responsável pela distribuição de água na região. Por muito anos ouvimos essa campanha a cada verão, porém de uns anos para cá essa propaganda sumiu dos canais televisivos dos capixabas.

Em primeiro ponto, destaca-se a falta de saneamento básico em várias regiões do Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela BRK Ambiental cerca de 100 milhões de pessoas não tem coleta de esgoto, o que resulta com a eliminação em rios e lagos, geralmente utilizados para abastecer as casas de muitos indivíduos, acarretando muitas vezes doenças por vírus e bactérias.

Por segundo, vale comparar que enquanto para muitos faltam, para outros sobram. Enquanto vemos pessoas sofrendo pela falta de água potável para seu consumo, vemos também diversas pessoas desperdiçando água com, torneiras abertas, banhos demorados, lavagem de carro e calçadas. De acordo com o geólogo Francisco de Assis, o nordeste do Brasil e Israel se comparam bastante em média anual de chuva, entretanto o país não sofre com problemas de água, isso quer dizer que há uma administração da água mais eficiente do que no Brasil.

Conclui-se que o Brasil, mesmo sendo um dos países que contém a maior porcentagem de água no mundo, sofre com crise hídrica por má administração do Governo e seus Ministérios. Logo propõe-se uma intervenção com o intuito de incentivar as pessoas a economizar água, assim como era feito no Espírito Santo. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, junto a cada órgão responsável pelo abastecimento de cada estado, investirem em propagandas e palestras educativas para a preservação do meio ambiente e da água. Ao Governo cabe criar um plano de fundos, para a agilização do processo de construções de rede de esgoto, para que as mesmas não sejam descartadas de forma incorreta, melhorando assim a qualidade de vida do povo brasileiro.

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3 Correções

  1. CORREÇÃO ENTRE ()

    “Poupe água, poupe a natureza” é uma música muito famosa no estado do Espírito Santo, por fazer parte de uma propaganda de conscientização para evitar o desperdício de água, promovida pela CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento), responsável pela distribuição de água na região. Por muito anos ouvimos essa campanha a cada verão, porém de uns anos para cá essa propaganda sumiu dos canais televisivos dos capixabas. ( Coloque a tese no primeiro paragráfo, como você está estudando para o enem tome cuidado com isso pois se ela não estiver aqui provavelmente sua redação será zerada. Pra uma boa tese desenvolva-a a partir de duas causas e desenvolva-as nos parágrafos seguintes)

    Em primeiro ponto(primeiramente), destaca-se a falta de saneamento básico em várias regiões do Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela BRK Ambiental(,) cerca de 100 milhões de pessoas não tem coleta de esgoto, o que resulta com a eliminação em rios e lagos, geralmente utilizados para abastecer as casas de muitos indivíduos, acarretando muitas vezes doenças por vírus e bactérias. ( aprofunde melhor a argumentação )

    Por segundo( Além disso ), vale comparar que(,) enquanto para muitos faltam, para outros sobram. Enquanto vemos pessoas sofrendo pela falta de água potável para seu consumo, vemos também diversas pessoas desperdiçando água com, torneiras abertas, banhos demorados, lavagem de carro e calçadas. De acordo com o geólogo Francisco de Assis, (“)o nordeste do Brasil e Israel se comparam bastante em média anual de chuva, entretanto o país não sofre com problemas de água(“), isso quer dizer ( com isso podemos inferir ) que há uma administração da água mais eficiente ( em Israel) do que no Brasil. ( aprofunde maia a argumentação)

    Conclui-se que(,) o Brasil,( sem vírgula) mesmo sendo um dos países que contém a maior porcentagem de água no mundo, sofre com crise hídrica por má administração do Governo e seus Ministérios.( Coloque essa parte do primeiro parágrafo ) Logo propõe-se uma intervenção com o intuito de incentivar as pessoas a economizar água, assim como era feito no Espírito Santo. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, junto a cada órgão responsável pelo abastecimento de cada estado, investirem em propagandas e palestras educativas para a preservação do meio ambiente e da água. Ao Governo cabe criar um plano de fundos, para a agilização do processo de construções de rede de esgoto, para que as mesmas não sejam descartadas de forma incorreta, melhorando assim a qualidade de vida do povo brasileiro. ( Para fazer um proposta de intervenção eficiente faça-a com: Quem? O que? Como? Com que finalidade?

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  2. INTRODUÇÃO
    Iniciou com um repertório musical, o que é bem interessante mas você se estendeu a explicar sobre ele durante todo o parágrafo, vou te ajudar a adaptar no modelo Enem:
    Na música “Poupe água, poupe a natureza”,sua letra conscientiza a população sobre desperdício de água. Porém, mesmo com esse tipo de mobilização, a crise hídrica está se tornando um grave problema no Brasil. Portanto, é possível concluir que, a falta de saneamento básico e a disparidade na distribuição da água são agravantes dessa questão”.
    DESENVOLVIMENTO
    1.O parágrafo de ter 3 períodos, identifiquei um problema de pontuação:
    “Em primeiro ponto(primeira análise), destaca-se a falta de saneamento básico em várias regiões do Brasil,(. De acordo) de acordo com uma pesquisa feita pela BRK Ambiental(,) cerca de 100 milhões de pessoas não tem coleta de esgoto, o que resulta (na eliminação)com a eliminação(…de dejetos) em rios e lagos,(… o que aumenta a probabilidade de transmissão de vírus e bactérias) geralmente utilizados para abastecer as casas de muitos indivíduos, acarretando muitas vezes doenças por vírus e bactérias.”
    —–Faltou o período conclusivo, onde você deve expressar, por meio da sua opinião, porque isso é um problema, sempre escrevendo na terceira pessoa ( nada de usar: eu acho, na minha opinião,…)
    2.Segue a correção do parágrafo:
    “Por segundo(Ademais, Além disso), vale comparar que enquanto para muitos faltam, para outros sobram(vale ressaltar a disparidade na distribuição da água). Enquanto vemos(escreva sempre na terceira pessoas-diversas pessoas) pessoas sofrendo (sofrem- evite uso do gerúndio) pela falta de água potável para seu consumo, vemos também(tirar essas 2 palavras) diversas pessoas(uma parcela da sociedade) desperdiçando(que promove o desperdício de água) água(,) com,(não tem vírgula depois de com) torneiras abertas, banhos demorados, lavagem de carro e calçadas. De acordo com o geólogo Francisco de Assis, o nordeste do Brasil e Israel se comparam bastante em média anual de chuva, entretanto o país não sofre com problemas de água, isso quer dizer que há uma administração da água mais eficiente do que no Brasil( apresentou repertório mas não demonstrou sua opinião sobre, para ficar correto, seu repertório deveria comprovar que existem pessoas que não tem água potável e que outras desperdiçam. Comparar o Brasil e Israel foge do contexto, fica sem coerência.”
    CONCLUSÃO:
    “Conclui-se que o Brasil, mesmo sendo um dos países que contém a maior porcentagem de água no mundo, sofre com crise hídrica por má administração do Governo e seus Ministérios(parte desnecessária). Logo propõe-se uma intervenção com o intuito de incentivar as pessoas a economizar água, assim como era feito no Espírito Santo( não precisa citar o estado e sim, a propaganda). Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, junto a cada órgão (que órgão) responsável pelo abastecimento de cada estado, investirem em propagandas e palestras educativas para a preservação do meio ambiente e da água. Ao Governo cabe criar um plano de fundos, para a agilização do processo de construções de rede de esgoto, para que as mesmas( o que seria as mesmas) não sejam descartadas de forma incorreta, melhorando assim a qualidade de vida do povo brasileiro.”
    Sua conclusão tem muitas informações que precisam ser sintetizadas e, depois reformuladas de maneira mais explicativa.
    Junte o governo e o Ministério da saúde para que, ambos oferecem ao povo propagandas informativas e especifique o que será apresentado ao público, além de promover saneamento básico a todos. Conclua o parágrafo em um período separado, que se inicie com o conectivo de conclusão( Portanto, logo, sendo assim,…)
    COMPETÊNCIAS:
    1. 120, médio domínio da escrita formal, erros de pontuação, repetição de palavras
    2. 120, repertório diversificado e argumentação pouco desenvolvida
    3.80, texto com ideias um pouco desorganizadas, dificuldade em argumentar, apresentou repertórios( um fora de contexto) e consequentemente, tornou o texto incompleto.
    4. 120, precisa usar mais conectivos
    5. 120, respeitou os direitos humanos, apresentou 2 propostas, mas ambas faltando um aspectos : detalhamento e meio/modo
    Total: 560
    Bom, é isso. Não sou especialista mas espero te ajudar. Você tem muito potencial, só precisa estudar mais a estrutura da redação e trabalhar a argumentação. Se precisar de ajuda estou a disposição. Parabéns e boa sorte!!!

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  3. Na sua introdução falta a apresentação das teses e no começo dela você já começa com uma apresentação que poderia resultar na perca de pontos, indico o uso de “Na obra música (nome da música”, não se começa redação com ” “. De resto está bom ,mas o que implica é a apresentação das duas teses
    O seu desenvolvimento falta argumentar sobre o problema apresentado e não se esqueça dos tópico frasal no inicio, usou um bom repertório, mas como disse, faltou argumentação
    A conclusão você separou Governo e Ministério do Meio Ambiente, sendo que os dois fazem parte da mesma vertente, poderia ter englobado tudo numa mesma palavra
    Por final, tome cuidado na repetição de palavras, utilizou bastante as palavras “água”, “governo”, “Brasil”,

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