O PERIGO DA CRISE HÍDRICA NO BRASIL

  • 0

A crise hídrica vivenciada em 2014-2016 em São Paulo, causada pela diminuição dos níveis da Cantareira, acarretou diversos problemas no Brasil. Atualmente, a situação está regulada, porém, tendo vista situação em que já estivemos, devemos nos previnir para que não haja a possibilidade de entramos em uma crise hídrica no nosso país.

Antes de mais nada, é preciso levar em conta que são muitas as questões que nos levam a uma crise hídrica. O setor agrícola, por exemplo, é sem dúvida nenhuma, um dos maiores consumidores de água no Brasil e, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 72 em cada 100 litros de água são utilizados na irrigação agrícola.

Ademais, não é levado em conta somente as questões agrícolas quando se trata da crise hídrica. O nosso desperdício cotidiano, o que muitas vezes não nos damos conta, tem grande relevância também. Por sua vez, o desmatamento de áreas que deveriam ser preservadas, ganham poucos índices de umidade, o que gera consequências para as regiões com maior densidade demográfica, que tem os menores índices de chuva.

Neste caso, espera-se que o Ministério do Meio Ambiente, elabore uma proposta de limpeza e reutilização da água aos meios agrícolas e industriais, com a finalidade de barrar o perigo da crise hídrica no Brasil. Também sendo viável reflorestamento ambiental, a fim de melhorar a questão das chuvas

ps. peço que avaliem por competência se possivel, mas qualquer ajuda será bem vinda

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Sam Souza! Vou inicar colocando entre parênteses pontuação que faltou ou foi colocada de maneira errada, palavras que podiam ser adicionadas, e afins. Isso explica a nota da competência 1, que ao meu ver seria:
    C1- 140: Vários pequenos errinhos de pontuação, bem como trechos que precisavam de algumas palavras para serem mais claros.
    A crise hídrica(,) vivenciada em 2014-2016 em São Paulo, (foi) causada pela diminuição dos níveis da Cantareira, (e) acarretou diversos problemas no Brasil. Atualmente, a situação está regulada,(.) porém, tendo (em)vista (a) situação em que já estivemos, devemos nos previnir para que não haja a possibilidade de entramos em uma crise hídrica no nosso país.
    Antes de mais nada, é preciso levar em conta que são muitas as questões que nos levam a uma crise hídrica. O setor agrícola, por exemplo, é sem dúvida nenhuma, um dos maiores consumidores de água no Brasil(.) e, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 72 em cada 100 litros de água são utilizados na irrigação agrícola.
    Ademais, não é levado em conta somente as questões agrícolas quando se trata da crise hídrica. O nosso desperdício cotidiano, o que muitas vezes não nos damos conta, tem grande relevância também. Por sua vez, o desmatamento de áreas que deveriam ser preservadas, ganham poucos índices de umidade, o que gera consequências para as regiões com maior densidade demográfica, que tem os menores índices de chuva.
    Neste caso, espera-se que o Ministério do Meio Ambiente, elabore uma proposta de limpeza e reutilização da água aos meios agrícolas e industriais, com a finalidade de barrar o perigo da crise hídrica no Brasil. Também sendo viável reflorestamento ambiental, a fim de melhorar a questão das chuvas(.)
    C2- 120: Você não faz gancho com o dado da Agência Nacional das Águas e com o recente ocorrido da Cantareira, mas não conectou eles tão bem ao texto. Precisa desenvolver melhor isso. Ligar melhor com conectivos, demonstrar a relação de tudo. Além disso, tente trazer mais conteúdos interessantes e que reforcem sua opinião.
    C3- 120:Seus argumentos são pouco desenvolvidos. O D1, por exemplo, termina sem ter uma argumentação. Você só apresenta um dado que diz que o setor agrícola consome muita água, mas não explica como isso é um perigo. O tema é sobre os perigos da crise hídrica. Quais são os perigos?
    C4-120: Você usa conectivos em início de parágrafos, que ajuda a tornar o texto coeso. No entanto, algumas partes poderiam ficar mais coesas com o uso deles, e você não faz uso.
    C5- 100: Sua proposta de intervenção é insuficiente. Você coloca um agente de intervenção; respondendo o quem. Você aponta o quê deve ser feito, mas de maneira muito breve e que não corresponde tanto com o que você argumentou. E você não responde como isso vai ser feito.
    Melhor explicando, as três perguntinhas básicas para fazer uma conclusão é: Quem? O quê? Como?
    Nota: 600
    Seu texto pode ficar muito melhor se você buscar adicionar outras áreas de conhecimento, fazendo ganchos criativos com livros, filmes, teorias da filosofia, sociologia, até matemáticas… Além disso, buscar definir melhor seus argumentos, relacionar bem eles com conectivos e lembrar que a sua conclusão deve trazer soluções pros seus argumentos-problemas.
    Por fim, sua conclusão precisa responder aquelas perguntinhas, e para isso, é bom conhecer partes do governo, das secretarias, do judiciário, e afins. É bom pelo menos o básico, mas caso queira sair do senso comum, explore isso com mais curiosidade.
    Espero ter ajudado. Continue treinando. ABS.

    • 1
  2. Na minha perspectiva
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 120 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 80 pts
    Nota: 680 pts

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.