Estudante

O patriotismo em questão no Brasil (ENEM)

  • 1

Se possível, peço para que além de auxiliar deem nota também.

O livro “Triste fim de Policarpo Quaresma” escrito por Lima Barreto, retrata a vida de Policarpo e sua devoção à pátria, visto que, ao ser classificado como louco por seu amor à nacionalidade, nutre voluntariamente, o respeito pela história. Outrossim, é indubitável contestar que o patriotismo é um sentimento espontâneo, e que não está incluído a todos os cidadãos, dado que, a falta de assistência financeira promove o desprezo pela nação e, dessa forma, os indivíduos enfrentam obstáculos.

A poesia “Canção do exílio” proclamada pelo poeta Gonçalves Dias, apresenta a nação como uma realidade perfeita, porém, percebe-se que a situação é utópica, visto que, o contexto não demonstra veracidade. Por conseguinte, o Índice de Gini retrata a desigualdade financeira como um empecilho do patriotismo e, desse modo, afasta a população do amor à nação.

Ademais, a crescente discrepância entre os indivíduos promove conflitos sociais como a luta por classes e, dessa forma, ocasiona o abalo ao lema da pátria, visto que, a situação propicia a ausência de valores morais e, consequentemente, a ordem e o progresso se tornam instáveis.

Em suma, é imprescindível  que o Ministério da Economia crie uma lei que promova o auxílio financeiro à população, por meio de análises sociais que demonstrem a renda dos indivíduos e, dessa forma, o auxílio aos necessitados. Ademais, cabe às escolas a providência de avivar a cultura nacional aos estudantes, por meio de passeios escolares à teatros e museus, com o propósito de disseminar os valores da pátria à nações futuras.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na introdução em ´´falta de assistência financeira´´, acho importante retirar o ´´ financeira´´ porque o problema não se trata apenas disso , pode ser uma questão cultural ou falta de assistência em todos os sentidos (educação, saúde , segurança…) e não apenas a questão do capital e na conclusão(sugestão) trocar essa proposta porque já existe uma lei à respeito disso , tem projetos como o bolsa família que tem exatamente esse objetivo , mas de resto , a redação tá bem estruturada , rica em alusões e informações. Notas – 840-950)

    • 1
  2. A introdução ficou muito boa a alusão se encaixou perfeitamente com a proposta de redação, no desenvolvimento ( terceiro paragrafo) você falou sobre uma discrepância entre indivíduos que ocasionaria uma certa desordem achei incrível também, mas poderia falar também sobre os efeitos da globalização que atualmente coloca esta questão nacionalista em discussão, já que o acesso as outras culturas esta muito facilitado devido a internet. Acredito que sua redação para mim ficaria entre 900 e 940.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.