Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à necessidade de progressão na sociedade. Entretanto, o patriotismo em questão no Brasil é um impasse que impede esse processo social, pois é fragmentado e pouco exercido. Nesse sentido, as baixas condições de vida da população e a ineficiência do sistema educacional corroboram o problema.
Diante desse cenário, as precárias condições de vida da população de classes mais baixas contribuem com a dificuldade do exercício do patriotismo no país. Paralelamente, de acordo com Platão, filósofo grego, o ideal não é apenas viver, mas viver com boa qualidade de vida. No entanto, a realidade brasileira é caracterizada por falta de investimentos em infraestrutura, saúde e educação precárias, escassos espaços de lazer em local público e segurança debilitada. Consequentemente, tais fatores aumentam a fragmentação do patriotismo.
Outrossim, a ineficácia do sistema educacional também é um fator contribuinte para a redução do patriotismo em questão no Brasil. Conforme Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Todavia, o sistema de educação do país é falho, uma vez que as escolas são induzidas a focarem nas notas anuais dos alunos e aplicação de conteúdos escolares. Dessa forma, pouco se trabalha em feiras culturais, resgate à história do país e contemplação da importância da pátria, reduzindo-se o sentimento patriótico.
Portanto, o Governo Federal deve melhorar a qualidade de vida no Brasil, por meio de investimentos em recursos básicos, como saúde e segurança, com o intuito de haver uma identificação com a pátria pelos cidadãos. Ademais, cabe ao Ministério de Educação aprimorar o sistema educacional brasileiro, por intermédio de atividades escolares cívicas no ambiente escolar, como a entoação do hino e realização de feiras culturais, a fim de incentivar o patriotismo na sociedade. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
fasilva
Parágrafo 1 e 2: não notei nenhum desvio gramatical, a tese foi bem explicitada e os repertórios bem postos.
.
Outrossim, a ineficácia do sistema educacional também é um fator contribuinte para a redução do patriotismo em questão no Brasil. Conforme Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Todavia, o sistema de educação do país é falho, uma vez que as escolas são induzidas a focarem nas notas anuais dos alunos e aplicação de conteúdos escolares [1]. Dessa forma, pouco se trabalha em feiras culturais, resgate à história do país e contemplação da importância da pátria, reduzindo-se o sentimento patriótico.
1 – Sugestão; aqui você repetiu escolares/escolas duas vezes em uma mesma frase. Alguns corretores podem ser um pouco mais rígidos quanto a isso, então eu sugeriria usar um sinônimo, como conteúdos educacionais, por exemplo.
.
Parágrafo 4: proposta de intervenção muito bem colocada e não notei nenhum desvio novamente.
.
Observações: Graziele, eu AMEI a sua redação! Seus repertórios foram pertinentes e bem articulados (Oscar Wilde <3), a argumentação sem lacunas e bem estruturada e a proposta de intervenção impecável. Parabéns :)