Iniciante

O papel e os desafios da mídia no século XXI

  • 0

No contexto atual, é impossível nunca ter assistido um jornal ou ouvido falar sobre um. Com o avanço tecnológico, as mídias se tornaram uma parte intrínseca do cotidiano do indivíduo contemporâneo. Contudo, com a tamanha presença, a mídia se tornou uma grande ferramenta de manipulação também. Sobre essa ótica, é imprescindível analisar seu papel social como também os desafios que vem junto a ela.

Em primeiro plano, a mídia permite que um grande número de pessoas tenham acesso aos mais variados assuntos, possibilitando a disseminação de informações e notícias de forma fácil e prática em uma linguagem objetiva que pode ser facilmente assimilada pelo telespectador. Além disso, com o melhoramento sócio-econômico desde o século XIX no Brasil, a televisão tornou- se um produto acessível à maioria da população. Diante dessa conjuntura, as mídias se fazem presente nos lares de milhões de brasileiros, tendo uma importância e influência muito grande.

É relevante salientar, em segundo plano, que apesar do importante papel social que a mídia tem, existe o lado negativo que a manipulação com o intuito de influenciar o telespectador a adotar uma opinião ou aderir uma causa ideológica. Exemplificado a afirmação, é cabível cita os regimes totalitário da Alemanha nazista e a Itália fascista que usaram as mídias como grande ferramenta de propagação idelogica com o objetivo de controla e massificar as pessoas. Logo, como um grande número de pessoas tem acesso a esses canais midiáticos, podem ser influenciadas sem nem tomarem consciência desse fato. Nessa lógica, a mídia se apresenta como uma faca de dois gumes, pois, da mesma forma que tem um papel social relevante e positiva na sociedade, também existe seu lado negativo.

Portanto, é imperioso que os indivíduos não se limite a um único canal de informações e procure sempre confirmar a veracidade de uma determinada informação. Com ações simples de questionar e ponderar sobre os fatos e opiniões que são ofertados, será possível evitar a manipulação. Ademais, é necessário que o Governo Federal – instância máxima da administração executiva – em parceria com os grandes canais midiáticos, elabore sessões em horário nobre sobre o papel social das mídias e os perigos que vem com ela. Dessa forma, será possível acabar com qualquer possibilidade das mídias serem usadas como ferramenta de manipulação.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Sua redação é muito boa. É notório que você conhece a proposta e a estrutura do texto exigido pelo Enem, porém, há algumas coisas que se podem melhorar. Sua introdução, por exemplo, é o único parágrafo dentre os três que deixou a desejar, e levando em conta que ela é a responsável por “fisgar” o interesse do corretor, é importante gastar tempo observando-a.

    No primeiro período da redação, tente citar algum repertório de “cara”, para no segundo período compará-lo com a realidade atual e apresentar uma problematização. Em vez de apenas afirmar que atualmente há um problema na introdução, use um repertório como estratégia para isso. Seguindo adiante, no último período é bastante interessante que você apresente sua tese resumidamente, através da “nomeação” dos argumentos que você apresentará nos dois parágrafos seguintes.

    Competência I: 160

    Competência II: 160

    Competência III: 200

    Competência IV: 160

    Competência V: 160

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 120

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.