Estudante

O papel e os desafios da mídia no contexto brasileiro

  • 0

A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no meio midiático, ora agindo sem cumprir seu papel social corretamente, ora sofrendo interferências políticas, o que configura-se como desafios invisibilizados pelo meio social. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela falta de debate quanto pela insuficiência governamental.

Em primeiro lugar, nota-se que o silenciamento desse problema é um impasse latente. A esse respeito, a escritora Nadejda Mandelstam explica que “o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade”. Tal silêncio contua-se presente no papel social da mídia, que, muitas vezes, não o cumpre plenamente, visto que poucos são os debates promovidos pelos meios de comunicação em massa que elevam o nível de conhecimento  da população acerca da questão, o que infelizmente deixa-a vulnerável à dominação sociocultural de uma minoria elitista. Dessa forma, urge que esse “crime” à sociedade seja combatido.

Além disso, a inoperância do governo é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo grego Aristóteles disserta que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange à garantia de liberdade de imprensa da mídia,  representando um desafio, posto que frequentemente o governo age de modo a censurar o conteúdo que é divulgado nesse ambiente. Desse modo, para que o bem-estar social seja garantido, bem como a liberdade informacional das mídias, é preciso que o governo haja de maneira mais democrática.

Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação promover a realização de palestras, ministradas por especialistas, no ambiente midiático, que discutam o papel deste na contemporaneidade como também os desafios enfrentados pelos meios de comunicação em massa no que refere-se à falta de ações governamentais que garantam a liberdade de imprensa, por meio da divulgação de desse conteúdo em horários de maior repercussão nas mídias sociais, a fim de informar a população acerca desse tema. Assim, espera-se, com efeito, retirar esse problema da invisibilidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    – “, visto que poucos são os debates promovidos pelos meios de comunicação em massa que elevam o nível de conhecimento da população acerca da questão,”. Achei que esse período muito longos, e geralmente isso causa um prejuízo na compreensão do texto, prefira períodos mais curtos.
    – “é preciso que o governo haja”. Este verbo que colocaste é derivado de haver, o verbo que vive quis usar e que é correto nessa aplicação é o verbo agir, portanto, sem H. “É preciso que o governo aja…”.
    – Sua conclusão está ótima e há todos os elementos da proposta de intervenção, porém, mais uma vez, os períodos muito longos dificultam a compreensão e coesão do seu texto.
    – Recomendo que revise o uso da vírgula também.
    Fora isso, seu texto está muito bom.

    • 0
  2. C 1 – domínio da norma culta da língua escrita
    180

    C 2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    180

    C 3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    150

    C 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    150

    C 5. Respeito aos direitos humanos
    200 (proposta de intervenção detalhada )

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.