A influência é aquilo que te leva a fazer algo, te influência em alguma ação.
Está cada vez mais surgindo novos influenciadores dentro da sociedade e acabou tornando-se comum. A sua função é justamente usar a sua influência para poder promulgar a sua opinião sobre determinado assunto.
O influenciador Felipe Neto faz vídeos para a internet, dentro da plataforma “YouTube” trazendo entretenimento para o seu público que o acompanha. Geralmente o seu público alvo são crianças e jovens. O que ele influencia na vida desses jovens? Ele pode apresentar o seu ponto de vista sobre algum determinado assunto ou uma posição política, e com isso influenciando o jovem na sua decisão ou na sua formação.
Baseado na tese acima isso é prejudicial na formação do jovem, pois acaba sendo influenciado por alguém e às vezes esse indivíduo pode não buscar informações concretas sobre algo, porque foi facilmente induzido a saber somente aquela informação e levando como uma única verdade, sem ir atrás de outras fontes concretas.
É possível ver que os pais ou os responsáveis não se preocupam com o que seus filhos buscam na internet, quem são os influenciadores que eles acompanham? É dever que os responsáveis supervisionam o consumo de conteúdo digital de seus filhos, sobretudo as questões sociopolíticas. Pois trata-se da formação da sua criança e do jovem. Os próprios influenciadores deverá levantar uma campanha para rever como anda a sua influência sobre as crianças e os adolescentes.
ana.45104
Olá, João! Espero conseguir ajudar você. :)
Primeiramente, queria falar da primeira frase, que ficou desconectada e sozinha. É importante que todo o seu texto esteja interligado e que você não deixe ideias soltas, como ocorreu.
No segundo paragrafo, eu acredito que seria sua introdução e é recomendado que a sua tese seja apresentada nesse momento juntamente com o tema. O leitor precisa saber qual é o tema e quais serão seus argumentos logo nesse paragrafo, seria legal que fosse apresentado um repertório sociocultural para isso.
Quanto ao desenvolvimento, você deve sempre que puder usar conectivos para inicia-los justamente para que seu texto fique interligado, como eu falei. Nesse momento você deveria trabalhar com os argumentos que você colocou na introdução, mas você acabou não colocando.
Sobre o repertório, deveria ser melhor colocado e ser utilizado para sustentar um argumento seu. Exemplo:
“Os influenciadores possuem forte poder persuasivo sobre as crianças e adolescentes do Brasil, prova disso é o influenciador Felipe Neto, que faz vídeos dentro da plataforma Youtube, etc……….”
Ao invés de fazer perguntas, por que não tenta responde-las? Acho que isso tornaria o texto mais rico e caso você queira fazer, responda elas durante seu texto.
Falando do quarto paragrafo, eu gostei bastante pois foi o que você apresentou de fato seus argumentos, entretanto, deveria ter sido mais explorado.
E quanto a sua conclusão, você deveria retomar aos seus argumentos que foram citados na introdução e no desenvolvimento, de modo a concluir/ resumir o que foi falado e trazer uma solução (se for modelo ENEM). Não é bom fazer perguntas nessa parte do texto, pois você não conseguirá responde-las.
Tome cuidado com as repetições de palavras, use sinônimos sempre que puder e use mais conectivos no início e durante seus parágrafos.
Golias
(Escrevi alguma observações dentro de parênteses, espero ter colaborado.)
O papel dos influenciadores digitais na formação das crianças e dos jovens no Brasil
A influência é aquilo que te leva a fazer algo, te influência em alguma ação. (Esta frase ficou solta do resto do texto. Além disso, uma frase de alguém que seja especialista ou conhecedor do assunto traria maior impacto)
Está cada vez mais surgindo novos influenciadores dentro da sociedade(Essa afirmação não colabora com o tema) e acabou tornando-se comum. A sua função é justamente usar a sua influência para poder promulgar a sua opinião sobre determinado assunto.
(Um dos influenciadores mais famosos do nosso país é )O influenciador Felipe Neto faz vídeos para a internet, dentro da plataforma “YouTube” trazendo entretenimento para o seu público que o acompanha. Geralmente o seu público alvo são crianças e jovens. O que ele influencia (Não ficou bom o termo influencia, fica meio redundante dizer “o influenciador influencia” tente usar sinônimos ) na vida desses jovens? Ele pode apresentar o seu ponto de vista sobre algum determinado assunto ou uma posição política, e com isso influenciando o jovem na sua decisão ou na sua formação.
Baseado na tese acima isso é prejudicial na formação do jovem, pois acaba sendo influenciado(Outra vez influenciado) por alguém e às vezes esse indivíduo pode não buscar informações concretas sobre algo, porque foi facilmente induzido a saber somente aquela informação e levando como uma única verdade, sem ir atrás de outras fontes concretas. (Seus argumentos precisariam ser melhor desenvolvidos)
(Esse começo não tem qualquer ligação – coesão – com o texto)É possível ver que os pais ou os responsáveis não se preocupam com o que seus filhos buscam na internet, quem são os influenciadores que eles acompanham? (Não usaria muitas interrogações o texto é argumentativo e não um diálogo ) É dever que os responsáveis supervisionam o consumo de conteúdo digital de seus filhos, sobretudo as questões sociopolíticas. Pois trata-se da formação da sua criança e do jovem. Os próprios influenciadores deverá levantar uma campanha para rever como anda a sua influência sobre as crianças e os adolescentes.
(João Vitor, o fato de você estar aqui já mostra que você quer melhorar, isso por si já é uma vitória. Sugiro que você procure na internet modelos de redação no 1000 ou nota 10. Este é só o começo de nossa jornada. Vamos lá!)
annavosch
Visão geral:
Se é um texto expositivo-argumentativo, mas dentro da estrutura, não fica claro se o objetivo é o ENEM, então não vou avaliar as competências.
Não gosto da maneira como você abre o texto, porque demonstra uma falta de repertório no assunto. Se você busca definir um termo, busque uma referência, uma citação, uma teoria, um pensador.
Sugestão: A ideia do “influencer” surge na teoria da comunicação como contraponto às teorias de assimilação vigentes. Dá uma lidinha rápida sobre o que é a “teoria hipodérmica” e em seguida, busca ver o que é a “teoria dos efeitos limitantes” e o “modelo de dois tempos/two-step flow”. Você não precisa necessariamente referenciar diretamente isso, falar nos autores, mas ter uma noção de quando surge a ideia de que um líder de opinião faz parte da construção da assimilação de mensagens propagadas pela mídia vai enriquecer seu repertório e te ajudar a articular esse pensamento.
Teu primeiro parágrafo é interessante deixar um pouco mais longo (entre 6 e 8 linhas é ideal) trazer um pensamento ou acontecimento sobre o tema, contextualizar brevemente e apontar sua tese. Dá pra alternar a ordem, mas assim fica mais expositivo pra você conseguir argumentar legal.
Quando você fala “tese acima”, entende-se que o parágrafo anterior é uma tese, quando na verdade, é uma exposição sobre o tema.
A proposta de intervenção tá muito vaga e não se conecta com ideias apresentadas no texto.
Dá uma lida em análises de boas redações pra você perceber como elas contam uma história, mostram um problema, uma oportunidade de resolução e só então como isso pode ser resolvido de forma objetiva e coerente.
Sucesso!