Ao refletir sobre o desenvolvimento sustentável, percebe-se que se trata de um tema importante e urgente em todos os aspectos que abrange (5P’s – Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta). A percepção descrita advém do próprio conceito de desenvolvimento sustentável, que apresenta a preocupação de medir e utilizar os recursos conscientemente hoje para que também seja possível assegurar a utilização destes pelas gerações futuras. Diante disso, defende-se que a preocupação é legítima.
Primeiramente, pode-se inferir que a autorresponsabilidade é um fator crítico no contexto apresentado. As atitudes individuais impactam o todo semelhantemente a um efeito dominó, pois uma ação desmedida influencia não apenas o cidadão, mas todo o seu entorno (comunidade e meio ambiente, por exemplo). Contudo, destaca-se a análise do comportamento humano e seus princípios que defende que toda ação é o reflexo direto e indireto dos conhecimentos adquiridos e experimentação ao longo da vida. O fator apresentado implica, portanto, em que o acesso à informação e a influência cultural e do comportamento grupal influenciam diretamente o comportamento que, por sua vez, afeta o papel de cada cidadão. O não conhecimento do impacto de cada ação tomada ou a preferência por ignorá-lo são pontos que afetam a autorresponsabilidade.
Paralelamente ao compromisso individual de informar-se e agir de acordo, há o esforço de governos e autoridades em auxiliar e fomentar o conhecimento. Tais figuras sociais detêm alto poder informacional e de formação cultural. A cultura do desenvolvimento sustentável transmitida sobre a prerrogativa de maior equidade, melhor aproveitamento de recursos, atenção aos desperdícios e poluição, bem como a ampliação de oportunidades é inegociável e, inclusive, já é realizada por instituições como a ONU e a WWF no país e no mundo. Todavia, o questionamento que permanece é: “É suficiente?”
Portanto, a reflexão em torno da sustentabilidade e das atitudes necessárias para torná-la praticável por cada pessoa é importante para que se possa efetivamente aproximar do atingimento dos objetivos. Contudo, para que sejam realizáveis, é imperativo, em primeira instância, a busca individual pelo conhecimento e compreensão da relevância de cada prática no dia a dia. Em segunda instância, o papel das autoridades em fomentar os meios para que o comportamento individual ocorra. “É preciso plantar para que ocorra a colheita”.
Alixo
Olá! Vou tentar corrigir sua redação.
Introdução:
“Ao refletir sobre o desenvolvimento sustentável, percebe-se que se trata de um tema importante e urgente em todos os aspectos que abrange (5P’s – Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta). A percepção descrita advém do próprio conceito de desenvolvimento sustentável, que apresenta a preocupação de medir e utilizar os recursos conscientemente hoje para que também seja possível assegurar a utilização destes pelas gerações futuras. Diante disso, defende-se que a preocupação é legítima.”
OBSERVAÇÃO |Em “(5P’s – Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta)”. Não é comum, tampouco recomendável usar parênteses em uma redação dissertativa-argumentativa. Pode-se usar, por exemplo: “- exemplo -” ou “…, exemplo,…”.
ATENÇÃO| Na introdução deve deixar claro aos leitores do texto as suas teses (argumentos) que serão elaboradas ao longo dos dois desenvolvimentos.
D1:
” Primeiramente, pode-se inferir que a autorresponsabilidade é um fator crítico no contexto apresentado. As atitudes individuais impactam o todo semelhantemente a um efeito dominó, pois uma ação desmedida influencia não apenas o cidadão, mas todo o seu entorno (comunidade e meio ambiente, por exemplo). Contudo, destaca-se a análise do comportamento humano e seus princípios que defende que toda ação é o reflexo direto e indireto dos conhecimentos adquiridos e experimentação ao longo da vida. O fator apresentado implica, portanto, em que o acesso à informação e a influência cultural e do comportamento grupal influenciam diretamente o comportamento que, por sua vez, afeta o papel de cada cidadão. O não conhecimento do impacto de cada ação tomada ou a preferência por ignorá-lo são pontos que afetam a autorresponsabilidade.”
Reescrita: Primeiramente, pode-se inferir que a autorresponsabilidade é um fator no contexto apresentado.
Reescrita: As atitudes individuais impactam o todo como um efeito dominó, a ação excessiva influencia não só o cidadão, mas aqueles que o cercam.
OBS | O mesmo equívoco de usar parênteses se repete em “[..] mas todo o seu entorno (comunidade e meio ambiente, por exemplo).” Além disso substitua o contudo por no entanto.
Em “[…] ação tomada ou a preferência por ignorá-lo”, ação e preferência são femininos, logo deve ter-se uma concordância verbal, sendo ‘ignorá-la”.
D2:
“Paralelamente ao compromisso individual de informar-se e agir de acordo, há o esforço de governos e autoridades em auxiliar e fomentar o conhecimento. Tais figuras sociais detêm alto poder informacional e de formação cultural. A cultura do desenvolvimento sustentável transmitida sobre a prerrogativa de maior equidade, melhor aproveitamento de recursos, atenção aos desperdícios e poluição, bem como a ampliação de oportunidades é inegociável e, inclusive, já é realizada por instituições como a ONU e a WWF no país e no mundo. Todavia, o questionamento que permanece é: “É suficiente?”
Reescrita: Paralelamente ao compromisso individual de informar e agir, há o esforço dos governos e autoridades em ajudar e promover o conhecimento.
Reescrita: A cultura do desenvolvimento sustentável veiculada na prerrogativa de maior equidade, melhor aproveitamento dos recursos, desperdício e poluição, bem como oportunidades é inegociável e é mesmo escopo das instituições como a ONU, Organização das Nações Unidas, no país e ao redor do mundo.
Proposta de intervenção:
“Portanto, a reflexão em torno da sustentabilidade e das atitudes necessárias para torná-la praticável por cada pessoa é importante para que se possa efetivamente aproximar do atingimento dos objetivos. Contudo, para que sejam realizáveis, é imperativo, em primeira instância, a busca individual pelo conhecimento e compreensão da relevância de cada prática no dia a dia. Em segunda instância, o papel das autoridades em fomentar os meios para que o comportamento individual ocorra. ‘É preciso plantar para que ocorra a colheita’.”
COMENTÁRIO | É perceptível a repetição de conectivos anteriormente vistos ao longo do texto, fique atento a isso, busque por sinônimos, estude sobre conectivos, pois é crucial para tirar 200 pontos na C4.
OUTROS PROBLEMAS | O autor ao elaborar sua proposta de intervenção precisa atender a cinco critérios;
|AGENTE
|MODO
|MEIO
|DETALHAMENTO
|FINALIDADE
Boa redação!
vantuilpinheiro
Excelente! Obrigado pela visão crítica. Tive a mesma percepção de que havia vários pontos desconexos e necessidade de melhoria. Vou atentar ao observado.
Obrigado!
@tvd
C1= 160
ERRO= No primeiro parágrafo de argumentação houve muita a repetição da palavra “comportamento”, além do trecho em seguida não ter concordância no seu final com a palavra “experimentação”: “Contudo, destaca-se a análise do comportamento humano e seus princípios que defende que toda ação é o reflexo direto e indireto dos conhecimentos adquiridos e experimentação ao longo da vida”. Nesse caso, poderia ser usada a palavra “experimentados”.
C2= 200.
C3= 200
C4= 200
C5= 200
NOTA= 960
Achei sua redação ótima, amei a frase final.
Lembrando: sou iniciante igual você, então minha correção pode não ter sido das melhores.
vantuilpinheiro
Obrigado pela atenção ao erro e correção, tvd!
Faltou várias coisas na redação, mas simbora. Vamos aprender!!