Iniciante

O papel do SUS no combate às epidemias ( eu havia entendido pandemia… desculpe-me)

  • 1

Embora o Brasil possua um grande número de infectados pela Covid-19, ele possui os maiores índices de curados. Percebe-se, que mesmo apresentando falhas, a saúde pública tem se mostrado eficiente no controle de situações que aparentavam ser muito mais difíceis. Outrora, faz-se jus a implementação de políticas públicas, junto ao apoio por parte de determinada massa populacional.

Percebe-se, que estudantes de medicina encontram, desde o estudo da teoria à prática, problemas em relação ao SUS ( Sistema Unitário de Saúde). Ademais, o Ministério da saúde não percebe tais falhas no papel desempenhado por ele, já que a população não participa de determinadas escolhas para sua melhoria. Portanto, se mostra algo falho, mas necessário e que pode se aprimorar.

Ainda assim, cerca de 80% da população depende desse sistema. No contexto de epidemias como a do sarampo, dengue e outras, os hospitais de rede pública aderentes do SUS, foram os que a população mais recorreram e recorrem ainda hoje. Ademais, uma sociedade precisa de todos os seus membros “saudáveis” e ativos, assim como para o sociólogo Émile Durkein.

Portanto, conclui-se que o papel desempenhado pelo SUS no combate às epidemias é importante e de direito da sociedade brasileira. Assim, cabe ao Governo Federal liberar verbas para que o Ministério da Saúde, através de opiniões e necessidades públicas,para que aprimore o sistema hospitalar comum, com o intuito de manter toda a nação segura. Por fim, os brasileiros saberão que em momentos difíceis, poderão contar com um sistema desenvolvido e seguro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Acredito que a alusão ao COVID-19 deveria ser mais específica para introduzir o tema de forma mais clara. Sua tese também ficou um pouco confusa na introdução, só fica mais claro o seu ponto de vista a partir do desenvolvimento. Ainda na introdução, acredito que seria interessante usar outro termo no lugar de “outrossim”.
    No decorrer do texto, poderiam ser utilizados mais conectivos para melhorar o entendimento, por exemplo, no trecho “Portanto, se mostra algo falho, mas necessário e que pode se aprimorar”, não fica claro se você se refere ao trabalho do Ministério da Saúde ou ao próprio SUS. Além disso, em sua citação do Durkein, o autor deveria ter sido especificado no início.
    Enfim… O texto expõe seu ponto de vista, embora ainda de forma um pouco confusa. O que eu aconselho é que escreva o texto sempre se colocando como um leitor leigo sobre o assunto, pense se a forma como você se expressa seria entendida por outros.

    • 1
  2. Gostei muito da redação, achei os tamanhos de parágrafos proporcionais entre si.
    Usou bem os conectivos e desenvolveu bem o assunto mas realmente fugiu um pouco do tema.
    Abordou um bom tema.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.