O papel do SUS no combate às epidemias

  • 1

O papel do SUS no combate às epidemias

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo que garante atendimento, do básico ao complexo, gratuito para toda a população do país. A atenção integral a saúde é um direito de todo cidadão brasileiro, portanto este órgão possui um papel de protagonista no controle de epidemias e manutenção da segurança e bem-estar dos indivíduos.

O SUS compreende uma equipe completa de médicos e profissionais que trabalham para a garantia da saúde no Brasil. Este órgão distribui vacinas, fornece medicamentos, atende pessoas, dispõem de médicos especializados em diversas áreas, portando as ferramentas e as pessoas ideais para o controle das manifestações epidémicas. De acordo com o Cebes (Centro brasileiro de estudos de saúde) o SUS atende cerca de 150 milhões de pessoas, outros 45 milhões pagam planos de saúde, mas também são beneficiados pelo SUS, que possui participação direta nas ações de promoção e prevenção da saúde como cirurgias complexas ou mesmo o combate às epidemias.

Além disso, visitas de agentes da dengue e fiscalização da vigilância sanitária são outras ações realizados pelo sistema público de saúde, para garantir o bem-estar da população brasileira. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, 95% dos transplantes realizados em todo o país são financiados pelo SUS, isso evidencia a capacidade e a eficiência desse órgão, que mesmo com carências, poderá lidar com surtos a serem enfrentados.

Ademais, o SUS tem emprego fundamental no combate de epidemias, por meio de pesquisas epidemiológicas a respeito do contágio e da doença, possuindo assim ciência do número de infectados para efetuar o combate da mesma, da forma mais eficaz possível e dentro das condições estruturais do órgão, prestando atendimento direto aos contaminados e zelando pela saúde da massa brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Bom.. gostei muito da sua redação, achei bem elaborada, porém percebi muita repetição de palavras como: epidemias ,SUS e orgãos. Tente fugir de repetições.. sentir falta de uma conclusão. Você colocou um conectivo de continuação e não de conclusão, o ADEMAIS poderia ter substituido por: Dessa forma, nesse sentido, diante do contexto, entre outros.. Da uma olhadinha nas competências do enem e ver no youtube sobre conclusões. Tirando isso sua introdução, desenvolvimento e seus pontos de vista foram muito bom! Continue assim. Espero ter ajudado.

    • 1
  2. Seu texto está muito bom, organizado e direto, porém você repetiu muito a palavra “SUS”, além de ter uma grande falta de conectivo a partir do ponto continuativo. Todo início de parágrafo terá que ter conectivos, consequentemente aos pontos continuativos também. Somado a isso, não vi a proposta de intervenção com algum AGENTE. Dessa forma, minha avaliação foi: Competência 1 =180 , Competência 2 =200 , Competência 3 =180 , Competência 4 =120 , Competência 5 =120. Nota final= 800

    • 1
  3. Boa Noite!
    Não sou uma mestre em redações, mas vou dar umas dicas beleza?
    Sua argumentação não bateu com o tema que exerce, você ressaltou tudo em questão ao que o SUS fornece para nossa população, mas não acrescentou nada sobre o papel da SUS no combate á epidemia…entende?
    Você falou na conclusão de tudo, apenas no final você mencionou a epidemia…Muito cuidado na hora das argumentações, não confunda os repertórios.
    Cuidado também com as repetições de palavras usadas na redação, leia novamente e perceba…você citou “órgão” três vezes se não me engano, não foi consecutivos…mas você poderia mudar a palavra “órgão” com o sinônimo “entidade” ou até mesmo “instituição”.
    Espero ter ajudado. <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.