Iniciante

O papel do SUS no combate às epidemias/pandemias

  • 0

É evidente que a pandemia do corona vírus irá deixar marcas na historia mundial. Em um país que sofre de desigualdade social como o Brasil trouxe também a visão do quão importante é o SUS, um sistema de saúde publico que atende a mais da metade de sua população nacional e o quanto ele ta sendo preciso para salvar vidas de milhares de brasileiros, onde em sua maioria não teria recursos para pagar por um serviço privado, em situações de dificuldades com a sobrecarga do sistema.

É  de conhecimento publico que quatro quintos da população brasileira depende unicamente do SUS, um número bastante elevado. Em casos de pandemias, considerando o contagio o maior fator de risco e o fato de que os bairros mais pobres serem muito aglomerados, é de se esperar que ali vá surgir maiores taxas de propagação da doenças, fazendo as pessoas dessas áreas recorrerem a ajuda médica.

Diante de grandes aparições de casos, que aumentam cada dia mais, as equipes de atendimentos de hospitais públicos se veem em uma luta pra salvar mais vida, porém com menos recursos disponíveis. Além da sobrecarga do sistema, a falta de recursos básicos, de recursos de segurança e o esgotamento físico e psicológico dos profissionais, são características que atrapalha quem ta tentado salvar vidas em meio à um caos mundial.

Assim sendo, percebe-se a importância do SUS em momentos de dificuldades como esse, e fica evidente que o descaso com o qual ele foi tratado durante todos esse anos trouxe consequências. Portanto, fica de responsabilidade do ministério da saúde investir em equipamentos e acomodações melhores e mais dignas a esse sistema que salva vidas todo dia, levando em conta que o SUS é um programa preciso para sua população e seu maior defeito é ter uma má administração.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Fabrízia
    Pra começar a estrutura do texto está bagunçada é sem sentido na introdução você precisa ter uma tese que vai ser explorada no desenvolvimento, o’que no teu caso nao ocorreu pois você acrescenta informações no desenvolvimento, você fugiu da estrutura cobrada pela banca que é dissertativo argumentativo e tem alguns erros de norma culta também mais mesmo assim tem as coisas boas também, achei a sua escrita muito boa é com muita dedicação e treinamento acredito que você vá longe na redação além do tema ser muito importante a ser discutido.

    • 1
  2. Olá Fabrizia, seu tema é bem pertinente, porém, você fugiu da estrutura dissertativa-argumentativa que a banca pede para a redação, e há também erros gramaticais.
    1)A sua introdução precisa ter uma sequência lógica, com contextualização, que pode ser uma alusão histórica; tese, que é apresentar o problema diante do tema proposto, fazendo um contraste com a contextualização e o projeto de texto, que é um spoiller do que você vai falar no seu texto. Uma dica, utiliza um encaminhamento argumentativo no seu projeto de texto.
    2)Em cada parágrafo de desenvolvimento, tem que ter a retomada do projeto de texto, comprovação do que foi dito com uma citação, que pode ser uma notícia de jornal, pensamento de um autor, etc. e também a frase crítica que é a marca de autoria, aqui tem que haver uma crítica aos argumentos apresentados anteriormente. Utiliza alguns conectivos também para seu texto ficar mais coerente.
    3)E na conclusão, se atente aos elementos da proposta de intervenção: agente, quem vai fazer; ação: como o nome já diz, atitude a ser tomada; meio/modo, os meios para realizar essa ação; detalhamento que é como será essa ação e finalidade é o objetivo a ser alcançado com a ação.
    Espero ter ajudado! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.