O bordão popular: “Saúde não se vende, se defende” é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro. Ao destacar tratamentos realizados pelo sistema público de saúde vê-se a carência de profissionais e recursos para trabalho. Esses fatores dificultaram o papel do SUS no combate às epidemias anteriores e permanece em 2020, três décadas de depois de sua criação.
O primeiro pensamento, quando o assunto é epidemia, é como se prevenir de uma doença que atinge tantas pessoas. Nesta visão, estudos sobre a doença específica e suas causas são essenciais, bem como entender seu tratamento, para isso urge qualificadas pesquisadores, médicos e farmacêuticos. No Brasil, é atendida 80% da população pelo sistema público de saúde- de acordo com o jornal A gazeta, para suprir a alta demanda esses mesmos profissionais públicos devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes. Entretanto, em muitos hospitais a quantidade de trabalhadores é insuficiente, prejudicando o atendimento.
Outra ideia é quanto aos recursos, materiais para documentação, equipamento médico e leitos. É possível ocorrer, em caso de epidemia, centenas de indivíduos chegando ao mesmo tempo e tendo urgência ao atendimento, destacando que cerca de 160 milhões de pessoas dependem do SUS, é necessário que ele já esteja abastecido e preparado para recepcionar. Entretanto, percebe-se o contrário do esperado, além da falta de espaço aos enfermos, não há recursos básicos de trabalho para médicos e agentes da limpeza.
Sendo assim, é preciso sanar obstáculos. O SUS tem o importante papel de combater epidemias, tratar pacientes e descomplicar casos de saúde, para que ele continue a missão de prosperar a saúde de milhões de brasileiros, urge ao Ministério Público financiar programas em parceria com o Ministério da Educação. Com o objetivo de ampliar o número de profissionais nas unidades hospitalares, o programa “Saúde brasileira” oportuniza mais vagas nas universidades federais. Somente assim, haverá mais profissionais preparados a servir a nação, fragmentando a frase “Saúde não se vende”, já feita sua defesa, o funcionamento será pleno e o Sistema Único de Saúde cumprirá o atendimento 100% gratuito.
Gustavomaia
Boa noite pamela. Entao, você poderia tentar saber mais sobre os conectivos no uso em cada caso para começar seus desenvolvimentos e a conclusão da melhor maneira possível e também fazer uma redaçao com 3 argumentos porque fica mais facil para desenvolve-la, mas de resto esta no caminho certo
CeciliaSantanaC
Olá, boa noite. Eu não sou especialista em redação, mas posso dizer que você poderia dar uma olhada em alguma lista de conectivos, para ampliar o seu vocabulário no momento de dar coerência ao texto. Você também poderia fazer períodos mais curtos, para facilitar mais a leitura, além de pontuar os agentes da citação, para ficar melhor.
Mas foi um bom texto, continue treinando, vc vai longe, parabéns pela sua redação!!
jotta2909
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: notei que você utilizou o pronome “se” de forma errada, lembre-se que esse pronome só vem com hífen quando está no início de frase, também notei o uso errado da crase ( é considerada como dois erros), lembre de que as palavras têm que estar de acordo com o gênero colocado, ex: os médicos, enfermeiros, etc.
Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: em sua redação é possível ver a sua compreençao do tema, porém pode ser melhor demonstrado reafirmando o tema na conclusão. Notei também a falta de alusões históricas, culturais, sociologicas e filosóficas.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 120 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: bom esse quesito depois do primeiro é o mais difícil. Em sua redação vejo que você utilizou parte dos textos motivadores para a construção, isso não é considerado como marca autoral, utilize mais citações históricas, filosóficas, sociológicas e culturais para a constituição deles, quanto menor a utilização dos textos motivadores em seu texto melhor. Lembre-se também de que todo parágrafo tem que ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: notei que você fez uso de conectivos numéricos, não é bom a utilização deste pois não é uma lista, faltou uso de conectores de uso formal.
Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: reafirme o tema da redação na conclusão, faltou alguns quesitos da redação como meio/modo.
Acredito que o corretor daria 160 pontos.
Pontuação final: 640 pontos.
Em suma, achei sua redação com temática interessante e pertinente, porém necessita de melhorias para uma melhor compreenção.
mechamo_italo
Boa noite Pamela
Vou ponderar alguns pontos em que eu possa dizer em meus conhecimentos que possa melhorar
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Sua contextualização começou com um bordão popular: O bordão popular: “Saúde não se vende, se defende” é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.
Poderia ficar melhor se: Segundo o bordão popular, saúde não se vende, se defende, é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.
Faltou uma melhor estruturação desse pensamento com vírgulas e conetivo… Acho que invés de algo como bordão popular usar algo que tenha fontes pois coisas assim descredibilizam um pouco o texto
Sua tese é a parte mais importante do texto é o tema com suas palavras, e o tem era o papel dos SUS no combate a epidemias e você colocou que o SUS tinha carência de profissionais fugindo do assunto que é o SUS e pandemia as 2 palavras chaves, fazendo que o texto vá em um pensamento totalmente diferente do que precisava e tirando pontuação sua….
No direcionamento citou sobre a pandemia, mas deveria ter feito isso na tese…
Repetiu o artigo ”o” 3 vezes
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+CONTEXTUALIZAÇÃO+FECHAMENTO
Percebi um excesso de vírgulas que deixa seu texto muito cansativo
2 PARÁGRAFO
”O primeiro pensamento” pode ser substituído por vários conetivos como Primeiramente, Em prior, Mormente….
NO TEXTO: No Brasil, é atendida 80% da população pelo sistema público de saúde- de acordo com o jornal A gazeta, para suprir a alta demanda esses mesmos profissionais públicos devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes.
COMO SERIA MELHOR: De acordo com o Jornal Gazeta, no Brasil, 80% da população é atendida pelo Sistema Único de Saúde(SUS) para suprir a alta demanda os próprios devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes
Repetiu o artigo ”o” 4 vezes
3 Parágrafo
”Outra ideia” pode ser substituída por vários outros conetivos com Assim tambem, Outrossim, Ademais….
Outrossim, enquanto aos recursos, materiais para documentação, equipamento médico e leitos.
De qualquer forma, isso não é seu argumento…. é algo solto que não faz sentido se separar do texto dessa forma. Seu argumento tem q fazer sentido mesmo sem inclui-lo no texto
Repetiu ”e” 4 vezes
O 3 parágrafo está menor que o 2
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+FECHAMENTO
Não poderia explicar o que era o SUS na conclusão… isso deveria ter feito no desenvolvimento
Apresentou 1 proposta de intervenção
Pontuação e excesso de vírgula
Não retomou a tese no fechamento
.
.
.
.
COMPETÊNCIA 1: 80(repetições e excessos de vírgulas e pontuações desnecessárias)
COMPETÊNCIA 2: 120(tese fugiu um pouco, desenvolvimento… só falou do que precisava no final da redação)
COMPETÊNCIA 3: 180(só não dei 200 pois na introdução não ficou tão confiável a alusão)
COMPETÊNCIA 4: 80(falta bastante conetivo)
COMPETÊNCIA 5: 80(apresentou 1 proposta de intervenção, argumentou e não retomou a tese)
NOTA: 540
Andreza Oliveira
No desenvolvimento 1 erro digitação “Qualificadas pesquisadores”
No desenvolvimento 2 seria melhor usar um conectivo, colocando ao invés ” Outra idéia”, Ademais, segunda mente… que documentações? ficou vago!
na conclusão faltou, soluções para falta de recursos… E erro talvez na digitação quando colocou “saúde não se vende, se defende ” já feita sua defesa! ou coloca indireta ou direta não pode ser meio termo,
O texto está muito bom! esses são detalhes que revisando, vai ficar ótimo!
Introdução ficou bem colocada.
Desenvolvimentos com argumentos legais. É isso espero ter ajudado!