Estudante

O papel do SUS no combate às epidemias

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O bordão popular: “Saúde não se vende, se defende” é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro. Ao destacar tratamentos realizados pelo sistema público de saúde vê-se a carência de profissionais e recursos para trabalho. Esses fatores dificultaram o papel do SUS no combate às epidemias anteriores e permanece em 2020, três décadas de depois de sua criação.

O primeiro pensamento, quando o assunto é epidemia, é como se prevenir de uma doença que atinge tantas pessoas. Nesta visão, estudos sobre a doença específica e suas causas são essenciais, bem como entender seu tratamento, para isso urge qualificadas pesquisadores, médicos e farmacêuticos. No Brasil, é atendida 80% da população pelo sistema público de saúde- de acordo com o jornal A gazeta, para suprir a alta demanda esses mesmos profissionais públicos devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes. Entretanto, em muitos hospitais a quantidade de trabalhadores é insuficiente, prejudicando o atendimento.

Outra ideia é quanto aos recursos, materiais para documentação, equipamento médico e leitos. É possível ocorrer, em caso de epidemia, centenas de indivíduos chegando ao mesmo tempo e tendo urgência ao atendimento, destacando que cerca de 160 milhões de pessoas dependem do SUS, é necessário que ele já esteja abastecido e preparado para recepcionar. Entretanto, percebe-se o contrário do esperado, além da falta de espaço aos enfermos, não há recursos básicos de trabalho para médicos e agentes da limpeza.

Sendo assim, é preciso sanar obstáculos. O SUS tem o importante papel de combater epidemias, tratar pacientes e descomplicar casos de saúde, para que ele continue a missão de prosperar a saúde de milhões de brasileiros, urge ao Ministério Público financiar programas em parceria com o Ministério da Educação. Com o objetivo de ampliar o número de profissionais nas unidades hospitalares, o programa “Saúde brasileira” oportuniza mais vagas nas universidades federais. Somente assim, haverá mais profissionais preparados a servir a nação, fragmentando a frase “Saúde não se vende”, já feita sua defesa, o funcionamento será pleno e o Sistema Único de Saúde cumprirá o atendimento 100% gratuito.

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5 Correções

  1. Boa noite pamela. Entao, você poderia tentar saber mais sobre os conectivos no uso em cada caso para começar seus desenvolvimentos e a conclusão da melhor maneira possível e também fazer uma redaçao com 3 argumentos porque fica mais facil para desenvolve-la, mas de resto esta no caminho certo

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  2. Olá, boa noite. Eu não sou especialista em redação, mas posso dizer que você poderia dar uma olhada em alguma lista de conectivos, para ampliar o seu vocabulário no momento de dar coerência ao texto. Você também poderia fazer períodos mais curtos, para facilitar mais a leitura, além de pontuar os agentes da citação, para ficar melhor.
    Mas foi um bom texto, continue treinando, vc vai longe, parabéns pela sua redação!!

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  3. Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
    Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
    Pontos a melhorar: notei que você utilizou o pronome “se” de forma errada, lembre-se que esse pronome só vem com hífen quando está no início de frase, também notei o uso errado da crase ( é considerada como dois erros), lembre de que as palavras têm que estar de acordo com o gênero colocado, ex: os médicos, enfermeiros, etc.
    Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
    Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
    Pontos a melhorar: em sua redação é possível ver a sua compreençao do tema, porém pode ser melhor demonstrado reafirmando o tema na conclusão. Notei também a falta de alusões históricas, culturais, sociologicas e filosóficas.
    Acredito que o corretor daria a esse quesito 120 pontos.
    Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
    Pontos a melhorar: bom esse quesito depois do primeiro é o mais difícil. Em sua redação vejo que você utilizou parte dos textos motivadores para a construção, isso não é considerado como marca autoral, utilize mais citações históricas, filosóficas, sociológicas e culturais para a constituição deles, quanto menor a utilização dos textos motivadores em seu texto melhor. Lembre-se também de que todo parágrafo tem que ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Acredito que o corretor daria 120 pontos.
    Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
    Pontos a melhorar: notei que você fez uso de conectivos numéricos, não é bom a utilização deste pois não é uma lista, faltou uso de conectores de uso formal.
    Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
    Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
    Pontos a melhorar: reafirme o tema da redação na conclusão, faltou alguns quesitos da redação como meio/modo.
    Acredito que o corretor daria 160 pontos.
    Pontuação final: 640 pontos.
    Em suma, achei sua redação com temática interessante e pertinente, porém necessita de melhorias para uma melhor compreenção.

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  4. Boa noite Pamela
    Vou ponderar alguns pontos em que eu possa dizer em meus conhecimentos que possa melhorar
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
    Sua contextualização começou com um bordão popular: O bordão popular: “Saúde não se vende, se defende” é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.
    Poderia ficar melhor se: Segundo o bordão popular, saúde não se vende, se defende, é repetido por milhares de cidadãos ao discutir sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.
    Faltou uma melhor estruturação desse pensamento com vírgulas e conetivo… Acho que invés de algo como bordão popular usar algo que tenha fontes pois coisas assim descredibilizam um pouco o texto
    Sua tese é a parte mais importante do texto é o tema com suas palavras, e o tem era o papel dos SUS no combate a epidemias e você colocou que o SUS tinha carência de profissionais fugindo do assunto que é o SUS e pandemia as 2 palavras chaves, fazendo que o texto vá em um pensamento totalmente diferente do que precisava e tirando pontuação sua….
    No direcionamento citou sobre a pandemia, mas deveria ter feito isso na tese…
    Repetiu o artigo ”o” 3 vezes
    DESENVOLVIMENTO
    ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+CONTEXTUALIZAÇÃO+FECHAMENTO
    Percebi um excesso de vírgulas que deixa seu texto muito cansativo
    2 PARÁGRAFO
    ”O primeiro pensamento” pode ser substituído por vários conetivos como Primeiramente, Em prior, Mormente….
    NO TEXTO: No Brasil, é atendida 80% da população pelo sistema público de saúde- de acordo com o jornal A gazeta, para suprir a alta demanda esses mesmos profissionais públicos devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes.
    COMO SERIA MELHOR: De acordo com o Jornal Gazeta, no Brasil, 80% da população é atendida pelo Sistema Único de Saúde(SUS) para suprir a alta demanda os próprios devem agilizar seus trabalhos para atender todos doentes
    Repetiu o artigo ”o” 4 vezes
    3 Parágrafo
    ”Outra ideia” pode ser substituída por vários outros conetivos com Assim tambem, Outrossim, Ademais….
    Outrossim, enquanto aos recursos, materiais para documentação, equipamento médico e leitos.
    De qualquer forma, isso não é seu argumento…. é algo solto que não faz sentido se separar do texto dessa forma. Seu argumento tem q fazer sentido mesmo sem inclui-lo no texto
    Repetiu ”e” 4 vezes
    O 3 parágrafo está menor que o 2
    CONCLUSÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+FECHAMENTO
    Não poderia explicar o que era o SUS na conclusão… isso deveria ter feito no desenvolvimento
    Apresentou 1 proposta de intervenção
    Pontuação e excesso de vírgula
    Não retomou a tese no fechamento
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    COMPETÊNCIA 1: 80(repetições e excessos de vírgulas e pontuações desnecessárias)
    COMPETÊNCIA 2: 120(tese fugiu um pouco, desenvolvimento… só falou do que precisava no final da redação)
    COMPETÊNCIA 3: 180(só não dei 200 pois na introdução não ficou tão confiável a alusão)
    COMPETÊNCIA 4: 80(falta bastante conetivo)
    COMPETÊNCIA 5: 80(apresentou 1 proposta de intervenção, argumentou e não retomou a tese)
    NOTA: 540

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  5. No desenvolvimento 1 erro digitação “Qualificadas pesquisadores”
    No desenvolvimento 2 seria melhor usar um conectivo, colocando ao invés ” Outra idéia”, Ademais, segunda mente… que documentações? ficou vago!
    na conclusão faltou, soluções para falta de recursos… E erro talvez na digitação quando colocou “saúde não se vende, se defende ” já feita sua defesa! ou coloca indireta ou direta não pode ser meio termo,
    O texto está muito bom! esses são detalhes que revisando, vai ficar ótimo!
    Introdução ficou bem colocada.
    Desenvolvimentos com argumentos legais. É isso espero ter ajudado!

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