No século XIV, a Peste Negra foi uma das piores pandemias ja existentes, semelhante ao coronavirus pelo uso das máscaras para evitar o contato com o ar contaminado. Em 2020, o COVID-19 disseminou-se pelo mundo, isolando pessoas e lugares de qualquer contato pessoal. Além disso, sabe-se que para o surto desse vírus ainda não há vacina ou remédio que sane as ações dele no corpo humano. Sabendo disso, a paralisação e o isolamento das atividades comerciais causa dois problemas claros na sociedade, que são: a desestruturação da economia mundial e os distúrbios emocionais e psicológicos.
Em primeiro plano, vale trabalhar os impactos econômicos devido à paralisação das atividades comercias, em prol da proteção contra o coronavírus. Nesse viés, o diplomata norte-americano Benjamin Franklin cita : “Quem faz pode cometer erros, mas o maior de todos é fazer nada.” Nessa afirmação, é proposto que mesmo diante da pandemia, é preciso buscar meios para não estagnar de vez a circulação de capital. Pois, a paralização completa das atividades comerciais será a destruição financeira e administrativa do país que não usar pontes digitais e outras para aprimorar o comércio na presente conjuntura.
Por outro prisma, é necessário avaliar as influências psicológicas do isolamento social, que acarreta mudanças de humor e de perspectivas entre as pessoas. Em 2018, a primeira-ministra britânica, Theresa May disse : “ Para muitas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna.” Consoante a afirmação de May, percebe-se que a contemporaneidade ja vinha sofrendo um processo de isolamento emocional e com a pandemia, a solidão se tornou fisicamente mais forte. Ademais, vê-se campanhas, buscando amenizar o sofrimento. Essas são #fique em casa, #distanciasalva e outras. Por fim, o afastamento físico tem proporcionado um desequilíbrio emocional nos indivíduos, que precisa ser amenizado mesmo que por meio das mídias e recursos tecnológicos.
Logo, para resolver os problemas relacionados a desestruturação da economia e aos distúrbios psicológicos, urge que a EBC – reguladora de mídia Brasileira – crie aplicativos que promovam maior interação social e entretenimento para as pessoas que estão em casa reduzirem esse sentimento de solidão. Além disso, é imprescindível que o Ministério da Economia, crie uma plataforma que proporcione uma melhor comunicação entre microempresários e seus clientes, por meio de aplicativos gratuitos – para aqueles que se cadastrarem e comprovem, segundo as devidas exigência avaliadas pelo ME, que necessitam dessa plataforma digital. Tudo isso, com a finalidade aprimorar as relações comerciais, não destruindo a estrutura econômica e também, de deixar mais leve o clima de isolamento social.
hilariooliveiraa
voce tem ideias boas, mas apresenta alguns erros de escrita, pontuação e construção, alem de uma dificuldade com conectivos e a falta de sinonimos. tambem, procure diminuir os períodos pois estão muito grandes. sugiro q vc veja umas vídeo aulas sobre.. espero ter ajudado:)
c1-140
c2-180
c3-160
c4-160
c5-160
800
EmanuelleSchardong
Sou iniciante nesse processo de correção de redações rs, mas adorei a sua, bem pontuada, ortografia quase perfeita. Um texto bem estruturado, porém não achei tão válida a “comparação” da realidade atual com a Peste negra, pois as formas de contágio são diferentes, mas não deixa de ser uma boa observação em relação a disseminação e a quantia de infectados e mortos. Acredito que possa valer o total de 790, parabéns!
Ismael87
Oi Julila Não sou profissional, mas posso te dar uma avaliação junto com minha opinião. Vamos lá. Tu foi bem! Teu texto tá bem estruturado nos requisitos dissertativo argumentativo. Quanto a introdução, achei meio carente essa comparação histórica. Poderia ter explorado mais, não só “o uso de máscaras”. Você dividiu as problemáticas em duas partes, explicou as duas nos desenvolvimentos 1 e 2. Por sinal, o segundo ficou mais autoritário. No geral ficou boa! eu daria de 700 pra lá. Continua praticando!
hatake
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
160 de 200.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
200 de 200.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
200 de 200.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
160 de 200.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
160 de 200.
total 880