Iniciante

O papel do SUS no combate às epidemias – modelo ENEM –

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No século XIV, a Peste Negra foi uma das piores pandemias ja existentes, semelhante ao coronavirus pelo uso das máscaras para evitar o contato com o ar contaminado. Em 2020, o COVID-19 disseminou-se pelo mundo, isolando pessoas e lugares de qualquer contato pessoal. Além disso, sabe-se que para o surto desse vírus ainda não há vacina ou remédio que sane as ações dele no corpo humano. Sabendo disso, a paralisação e o isolamento das atividades comerciais causa dois problemas claros na sociedade, que são: a desestruturação da economia mundial e os distúrbios emocionais e psicológicos.

Em primeiro plano, vale trabalhar os impactos econômicos devido à paralisação das atividades comercias, em prol da proteção contra o coronavírus. Nesse viés, o diplomata norte-americano Benjamin Franklin cita : “Quem faz pode cometer erros, mas o maior de todos é fazer nada.” Nessa afirmação, é proposto que mesmo diante da pandemia, é preciso buscar meios para não estagnar de vez a circulação de capital. Pois, a paralização completa das atividades comerciais será a destruição financeira e administrativa do país que não usar pontes digitais e outras para aprimorar o comércio na presente conjuntura.

Por outro prisma, é necessário avaliar as influências psicológicas do isolamento social, que acarreta mudanças de humor e de perspectivas entre as pessoas. Em 2018, a primeira-ministra britânica, Theresa May disse : “ Para muitas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna.” Consoante a afirmação de May, percebe-se que a contemporaneidade ja vinha sofrendo um processo de isolamento emocional e com a pandemia, a solidão se tornou fisicamente mais forte. Ademais, vê-se campanhas, buscando amenizar o sofrimento. Essas são #fique em casa, #distanciasalva e outras. Por fim, o afastamento físico tem proporcionado um desequilíbrio emocional nos indivíduos, que precisa ser amenizado mesmo que por meio das mídias e recursos tecnológicos.

Logo, para resolver os problemas relacionados a desestruturação da economia e aos distúrbios psicológicos, urge que a EBC – reguladora de mídia Brasileira – crie aplicativos que promovam maior interação social e entretenimento para as pessoas que estão em casa reduzirem esse sentimento de solidão. Além disso, é imprescindível que o Ministério da Economia, crie uma plataforma que proporcione uma melhor comunicação entre microempresários e seus clientes, por meio de aplicativos gratuitos – para aqueles que se cadastrarem e comprovem, segundo as devidas exigência avaliadas pelo ME, que necessitam dessa plataforma digital. Tudo isso, com a finalidade aprimorar as relações comerciais, não destruindo a estrutura econômica e também, de deixar mais leve o clima de isolamento social.

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4 Correções

  1. voce tem ideias boas, mas apresenta alguns erros de escrita, pontuação e construção, alem de uma dificuldade com conectivos e a falta de sinonimos. tambem, procure diminuir os períodos pois estão muito grandes. sugiro q vc veja umas vídeo aulas sobre.. espero ter ajudado:)
    c1-140
    c2-180
    c3-160
    c4-160
    c5-160
    800

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  2. Sou iniciante nesse processo de correção de redações rs, mas adorei a sua, bem pontuada, ortografia quase perfeita. Um texto bem estruturado, porém não achei tão válida a “comparação” da realidade atual com a Peste negra, pois as formas de contágio são diferentes, mas não deixa de ser uma boa observação em relação a disseminação e a quantia de infectados e mortos. Acredito que possa valer o total de 790, parabéns!

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  3. Oi Julila Não sou profissional, mas posso te dar uma avaliação junto com minha opinião. Vamos lá. Tu foi bem! Teu texto tá bem estruturado nos requisitos dissertativo argumentativo. Quanto a introdução, achei meio carente essa comparação histórica. Poderia ter explorado mais, não só “o uso de máscaras”. Você dividiu as problemáticas em duas partes, explicou as duas nos desenvolvimentos 1 e 2. Por sinal, o segundo ficou mais autoritário. No geral ficou boa! eu daria de 700 pra lá. Continua praticando!

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  4. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    160 de 200.
     
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    200 de 200.
     
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    200 de 200.
     
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    160 de 200.
     
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    160 de 200.
    total 880
     

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