O PAPEL DO SUS NO COMBATE A EPIDEMIAS

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Consoante o sociólogo alemão, Max Weber a sociedade é o reflexo de seus indivíduos, portanto cabe ao homem responsabilizar-se por suas ações de modo que contribua para a efetivação do bem-estar social.Todavia, no Brasil, em pleno século XXI, infelizmente há desafios para se combater epidemias mesmo com a existência de um Sistema Único de Saúde-o que evidencia a carência de projetos governamentais voltados para a conquista de uma nação coesa e saudável.

É inegável que as autoridades brasileiras já desenvolvem ações para que a maior parcela social tenha acesso à tratamento e profilaxia de patologias. epidêmicas.Pode-se mencionar, por exemplo, a Lei Orgânica do SUS N°8.080/90 cujo um dos objetivos é garantir que a saúde seja um direito de todos, mesmo em períodos de epidemias.

Contudo, medida como essa não é suficientemente capaz de promover as medidas do SUS para o combate às epidemias, pois o que se vê corriqueiramente, em solo brasileiro, infelizmente, não apenas hospitais superlotados onde a maioria das pessoas não recebem o atendimento necessário devido a falta de recursos nas unidades de saúde, que por causa desses fatores é desvalorizado por uma parcela da população, porém mesmo com falhas o SUS é o método mais justo de garantir a saúde de todos perante epidemias. Sua ineficácia decorre também do precário nível educacional ora ofertado a maior parcela da nação ainda incapaz de pensar criticamente -o que os torna alienados e incapazes de lutar pelos direitos assegurados pelo SUS. O fato é que epidemias não serão combatidos pelos SUS enquanto o Estado não moldar o sistema educacional em pensamento crítico e conhecimentos básicos de saúde.

Depreende-se, portanto, que há necessidade de maiores investimentos já previstos na Lei de Diretrizes e Bases n°9.394/96. Para isso, é plausível que o Estado- através do Ministério da Educação- não só modifique sua grade curricular para contemplar semanalmente, desde o ensino fundamental aulas de fundamentos básicos do SUS, mas também desenvolva no âmbito escolar, envolvendo toda a comunidade palestras sobre a importância do SUS na saúde pública, além de- em parceria com os Ministérios da Saúde e da Infraestrutura- construa mais Unidades Básicas de Saúde-UBS- nos interiores dos estados com a finalidade de conscientizar desde cedo sobre a importância do SUS no combate de epidemias e por consequência ter uma sociedade ciente dos seus direitos perante o SUS, e com a potencialização das UBS não haverá mais superlotações hospitalares em épocas epidêmicas. Desse modo, formar-se-à uma nação como aquela predita por Weber.

juro que com a minha letra, esse tanto de linhas cabe na minha folha de redação :)

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1 Correção

  1. Boa noite AnaGioReis! 1. Na frase “Consoante o sociólogo alemão, Max Weber a sociedade” – não coloque vírgula se não terminou um embasamento, visto que, ao separar o sujeito do predicado sua frase fica confusa. Corrigindo: Consoante o sociólogo alemão Max Weber, a sociedade. Além disso, ao colocar repertórios socioculturais, principalmente citações, sugiro que utilize as aspas.
    2. Não indico que utilize repertórios que não deixe explícito o tema, visto que, não contribui na argumentação, pelo contrário, faz com que você tente relacioná-lo ao tema, o que é difícil. Desse modo, seu primeiro repertório não foi relacionado ao tema, e ficou solto na redação.
    3. Nota-se que sua conclusão está muito grande, você disse que cabe na redação, mas lembre-se que os parágrafos de desenvolvimentos devem ser os maiores (pois seus argumentos estarão neles)e, consequentemente, a introdução e a conclusão devem ser os menores.
    4. Seu primeiro desenvolvimento está inteiramente confuso, você inicia dizendo que autoridades brasileiras já desenvolvem ações para tratamentos e prevenções epidêmicas, depois cita “pode-se mencionar, por exemplo” uma lei que garante que a saúde seja um direito de todos – A lei não demonstra uma ação para tratamentos e prevenções, apenas garante um direito que já é do indivíduo.
    5. Identifiquei como sua tese “carência de projetos governamentais” (deveria ter mais um pretexto para que você argumente sobre ambos nos 2 desenvolvimentos), porém, no seu 1° desenvolvimento você não argumenta sobre isso, e inicia o 2° desenvolvimento falando sobre, mas acrescenta outro argumento (precário nível educacional) que não foi citado em sua tese.
    6. Você apresenta bons argumentos em seu 2° desenvolvimento, porém, está muito confuso, parte por erros em vírgulas (EX: “não apenas hospitais superlotados onde a maioria das pessoas não recebem o atendimento necessário devido a falta de recursos nas unidades de saúde” -> período longo sem uma vírgula sequer), e parte por conteúdo adicional que não foi citado na sua tese . Estude sobre modelo de textos, pois seu 3° parágrafo poderia ter sido desenvolvido em dois. Lembre-se que parágrafos muito longos cansa o leitor, por isso, se atente a isso (mesmo que caiba em 30 linhas).
    7. Sua conclusão está grande e possui apenas 2 pontos finais. Além disso, falta detalhamento como “aulas de fundamentos básicos do SUS” – como seria essas aulas?, por qual meio isso seria feito?, como seria feito? qual a finalidade?. Olha, de acordo com sua tese “carência de projetos governamentais” – era apenas isso que você deveria melhorar, feito a partir de ” além de- em parceria com os Ministérios da Saúde e da Infraestrutura- construa mais Unidades Básicas de Saúde-UBS”. Desse modo, ao não citar a educação na sua tese, você torna sua proposta indispensável, pois em uma redação modelo ENEM, a sua tese é quem deve ser solucionada.
    Caso não tenha entendido a correção, sinta-se a vontade para me chamar no privado e eu lhe ajudarei a entender tudo. Essas foram minhas sugestões, eu espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

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