o papel do isolamento social sobre o aumento dos casos de violência doméstica:

  • 0

Em uma sociedade patriarcal, a violência doméstica contra mulheres é mais uma das diversas formas de preservar um sistema onde o sexo feminino é submisso e o sexo masculino exerce poder sobre este. No contexto de pandemia e isolamento social, muito especialistas afirmam que o número de casos desse tipo de violência aumentaram. Assim, mulheres em situações de violência encontram-se em lares inseguros, bem como a falta de denúncias que contribui para a permanência destas nesses locais.

      Em primeira análise, com o isolamento social, a casa, que deveria ser um lugar seguro e protegido do Covid-19, torna-se um ambiente de violência e agressões, não só físicas mas também psicológicas, morais e sexuais. Colocando mulheres em situações vulneráveis onde o risco de vida compara-se à exposição ao novo Coronavírus. Dessa forma, estas ficam suscetíveis ao perigo tanto fora de casa, por causa do vírus, quanto dentro dela, onde é violentada.

       Ademais, de acordo com secretária nacional de Políticas para as Mulheres, os números de casos notificados não chegam perto da quantidade real de casos que acontecem nesse período. Essa falta de denúncias é resultado do senso comum de que a relações privadas de um casal não seriam problemas das pessoas fora destes, por isso, muitas das testemunhas de violências doméstica optam por não fazer uma delação e não se envolver nessa situação, que acredita ser uma “questão particular”. Assim, esse silêncio responsável pela falta de denúncias, não só impossibilita a coleta de dados, como também deixa as mulheres passíveis de relacionamentos tóxicos e ambientes onde não estão em segurança.

      Levando em consideração esses aspectos, ações precisam ser tomadas para solucionar esse problema. Portanto, fica imperativo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com grandes redes sociais – como o twitter e facebook -, incentivarem a denúncia de casos de violência doméstica por meio de campanhas publicitárias como anúncios e “hashtags” nessas redes sociais a fim de que mais notificações sejam feitas e atitudes sejam tomadas para proteger as vítimas de seus agressores. Desse modo, garantindo a segurança das mulheres brasileiras e atenuando esse problema social.

Compartilhar

1 Correção

  1. Wow! Sua redação tem grande peso, mas peca logo de início, você fala “especialistas”, mas não cita um, cuidado nisso, os corretores podem olhar com maus olhos…
    Mas tirando isso, ela está coerente perante o tema, segue organização de ideias e tudo mais.
    Eu achei de grande peso na argumentação, pois você traz conhecimento de mundo e isso é relativo até demais, parabéns
    Eu daria 900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.