Aprendiz

O papel do Estado na garantia de qualidade da educação

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No filme “Central do Brasil”, retrata-se a história de Dora, uma ex-professora que escrevia cartas para analfabetos em troca de dinheiro. Nesse sentido, pode relacionar tal premissa com a realidade de vários brasileiros, quais não tiveram uma boa qualidade de ensino e muitos não chegaram a ter oportunidade de desfrutar o mesmo. Portanto, observa-se que existe uma baixa qualidade da educação em escolas rurais e o fato de não existirem movimentações estatais.

A princípio, é evidente a carência na qualificação do ensino, uma vez que poucos profissionais se dedicam a melhorar tal problema. No longa-metragem “O Menino que Descobriu o Vento”, o personagem precisava pagar para poder usufruir da biblioteca e de uma boa aula com seu professor formado. Logo, tal contexto se encaixa na atualidade das escolas rurais.

Outrossim, é necessário considerar a negligência das esferas públicas na sociedade, uma vez que poucos possuem acesso à educação. Nesse sentido, a “Constituição Federal de 1988”, pressupõe que o ensino básico é direito de todos e dever do Estado e da família, porém isso não ocorre na prática, pois não existem movimentações que visem entregar esse direito. Sob esse viés, torna-se difícil proporcionar a melhora de tal revés.

Portanto, é primordial e muito importante a resolução do problema. Logo, cabe ao Estado em companhia do Ministério da Educação, a promoção de reformas em escolas rurais, como a criação de novas bibliotecas e a reforma na estrutura escolar, além da criação de projetos com fito de melhorar a qualidade da educação. Com tal movimentação é previsto que o filme retratado deixe de ser uma exemplificação real da sociedade brasileira e fique apenas retratada no longa-metragem.

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3 Correções

  1. Em primeiro lugar, parabéns por dedicar o seu tempo para treinar “REDAÇÃO”!

    C1:A estrutura sintática do seu texto ficou excelente( Sobre desvios, o recado é o mesmo,TREINAR!) (200)

    C2:O repertório sociocultural do seu texto foi bem usado, contudo, tome cuidado para não se afastar do tema proposto.(Sempre use algo legitimado, pertinente e produto ao seu tema, pois, às vezes ,pode atrapalhar na hora de desenvolver a ideia.(180)

    C3: O projeto do seu texto tem poucas falhas. Ao corrigi-lo , lembre-se de que tudo que é inserido precisa estar conectado e organizado de forma estratégica em defesa de sua tese. (160)

    C4: Muito bem! Nenhum recurso coesivo foi aplicado de forma errado. (200)

    C5 :Proposta de intervenção completa (2000

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  2. A sua redação ficou muito boa, parabéns, porém a questão da má qualidade ensino não só pertence a região nordestina, está presente também em favelas e municípios de grandes metrópoles.
    no D1 seria mais certeiro a apresentação de dados sobre o tema, trataria mais credibilidade.
    C1 – 200
    C2 – 160
    C3 – 180
    C4 – 200
    C5 – 200

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  3. CI – Bom domínio da escrita formal. Poucos desvios gramaticais e/ou de convenções da escrita. 200
    C2 II – Aplicação de outras áreas do conhecimento.160
    Argumentação consistente. A partir de um repertório sociocultural produtivo. Excelente domínio do gênero dissertativo-argumentativo. 150
    C3 III – Organização e defesa do ponto de vista.
    Argumentação consistente. 100

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