Mestre

O papel do Estado na garantia de qualidade da educação

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O filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau defendia que o Estado deveria atuar na educação, já que é um direito fundamental aos seres humanos, tendo a educação um caráter transformador. Entretanto, é evidente que o Estado brasileiro demonstra-se ineficiente no que tange a educação de sua população, já que dificuldades são encontradas. Ademais, na ausência de uma educação acessível a todos, consequências na sociedade tornam-se evidentes, intensificando a problemática.

A princípio, a falta de ações por parte do Estado configura-se como um impasse para a garantia de educação a todos. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito que deve ser aplicado a todos os indivíduos, independente dos fatores externos. Todavia, esse direito não efetiva-se na prática, haja visto que muitos indivíduos, principalmente de áreas rurais e periféricas, não possuem acesso à escola, impossibilitando desses jovens terem pleno aproveitamento desse direito presente na Carta Magna. Assim, a ineficiência estatal não contribui para o papel do Estado na educação.

Consequentemente, com as escassas ações do Estado no que tange a educação, o membro da sociedade tende a desacreditar no processo educacional, pois não encontra meios de inserir-se na educação. Segundo o filósofo grego Aristóteles, as raízes da educação são amargas, porém seus frutos são doces. Contudo, muitos indivíduos não conseguem adquirir as recompensas que o processo educativo fornece, ocasionando em um isolamento do jovem da educação, promovendo a busca pela criminalidade e outros caminhos alternativos. Dessa forma, a ideia de que a educação pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas é contrariada, visto que essas pessoas não possuem o acesso devido a educação.

Portanto, é preciso que medidas estratégicas sejam tomadas para amenizar esse cenário. Para isso, é preciso que o Governo Federal crie tecnologias que permita o monitoramento de regiões que não possuem escolas, e assim, aplicar a construção de ambientes escolares nessas regiões. Essas tecnologias devem ser feitas por meio do uso de sistemas de satélites e monitoramento espacial, visando a aplicação em todos os territórios. Dessa forma, será possível que o pensamento de Rousseau se concretize, tornando o Estado mais ativo no processo de educação.

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1 Correção

  1. A redação apresenta estrutura aplausível, atende os requisitos cobrados. A introdução tem uma abordagem convincente trazendo um celebre autor no prelúdio, assim caracteriza uma reportório cultura, no mais as arguições são sólidas, tecendo os argumentos de maneira sistemática. O ato redigir requer persistência, portanto escrever tende elevar o nível na escrita e também discutir temas diversos.

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