Promulgada no ano de 1988, a Constituição Federal prevê que a educação é um direito de todos. Entretanto, a realidade brasileira é marcada pelo descumprimento do pressuposto da Carta Magna, visto que o sistema educacional do país sofre de diversos problemas estruturais, evidenciando o descaso do Estado no cumprimento do seu papel de garantir a qualidade dessa conjuntura. Tal cenário é consequência da desvalorização do ensino público por parte do governo, e da disparidade entre as organizações públicas e privadas. Logo, fica claro a necessidade de medidas que mudem esse panorama.
Primeiramente, assim como dissertado por Nelson Mandela, importante figura mundial na luta pela igualdade, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Desse modo, o investimento no sistema educacional é de suma importância para o desenvolvimento tanto econômico quanto social do país, visto que os frutos são garantidos. Contudo, a atual política brasileira é marcada pela desvalorização do ensino, possuindo sua realidade definida pelo desvio de verbas que, originalmente, seriam destinadas para o aprimoramento da organização educativa nacional. Assim, fica claro que, mesmo sendo extremamente necessária, a disseminação do conhecimento pedagógico não é valorizada pelo governo, sendo necessárias medidas que mudem tal perspectiva.
Ademais, segundo dados do Indicador de Alfabetismo Funcional, quase 30% dos brasileiros não possuem a capacidade de interpretar textos e de aplicar conceitos matemáticos. Sob tal ótica, é notório que o sistema educacional público brasileiro é composto por falhas, enfrentando diariamente dificuldades estruturais que influenciam diretamente nos rendimentos das instituições de ensino. Esse cenário é evidenciado ao analisar a discrepância em relação às escolas e alunos de organizações privadas, esses que possuem acesso a uma pedagogia mais estruturada e completa, ocasionando um desenvolvimento educativo superior e desigual comparado à educação pública.
Assim sendo, urge medidas que atuem essa problemática. O Poder Executivo, como responsável por comandar e governar a população, além de administrar os interesses públicos, deve, através de uma fiscalização rigorosa dos investimentos direcionados à educação, garantir que o capital seja conduzido ao desenvolvimento educacional do país. Associado a isso, o Ministério da Educação deve, por meio de reformas no sistema educacional brasileiro e de maior investimento no setor educativo, garantir uma melhor qualidade de ensino para a população do Brasil. Somente assim, o garantido constitucionalmente será seguido na prática como estabelecido na teoria.
LarissaEnem
Oiii, tudo bem? Então vamos lá…
A minha primeira dica é que você foque mais no planejamento de seu texto, pois eu tive uma leve impressão que você teve dificuldade na hora de organizar os elementos da sua redação.
Outra dica importante é estudar mais a introdução, nela não foi passado com clareza o que iria ser dissertado nos próximos dois parágrafos, e isso é sem dúvidas a principal coisa a ser avaliado neste parágrafo.. então fica de olho e boa sorte, beijinhos
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160 (sua argumentação ficou excelente, mas você pode reduzir um pouco e deixar as partes mais importantes para melhorar a coesão e coerência)
Competência 4 – 200
Competência 5 – 200 ( na proposta de intervenção, você pode melhorar a forma como os elementos estão dispostos para facilitar a localização e interação deles)
Em geral, a redação está ótima.
Nota – 960
Carlrimes12
Olá, sou apenas aluno, mas vou tentar corrigir a sua redação.
Observando o primeiro parágrafo, particularmente, achei ótimo, atende todos os critérios e há ótimos conectivos para ligar as palavras.
Olhando o segundo parágrafo, em uma opinião particular, evite usar “primeiramente”, pois na visão de alguns corretores essa palavra pode ser considerada informal.
“a atual política brasileira é marcada pela desvalorização do ensino, possuindo sua realidade definida pelo desvio de verbas que, originalmente, seriam destinadas para o aprimoramento da organização educativa nacional.” Quem confirmou isso?
Não encontrei erro no 3°.
4° está ótimo para mim.