Na obra “A Cidade do Sol”, de Tommaso Campanella, é retratada uma sociedade utópica, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, fora da trama, a realidade se distancia da perfeição idealizada pelo autor, visto que o sucateamento educacional e a falta de estrutura nas escolas são fatores que demonstram o descumprimento do papel do Estado de manter a qualidade da educação brasileira. Nessa óptica, torna-se fundamental discutir esses aspectos, no intuito de mitigá-los.
Sob esse viés, o sucateamento da educação é um indício da falta de investimentos governamentais. Segundo o filósofo Rosseau, conhecido como contratualista, o povo deposita sua confiança do Estado que, em contrapartida, deve garantir o bem-estar social. Todavia, isso não ocorre no Brasil, já que observa-se, nas escolas, a desvalorização do discente, a evasão escolar e a falta de merenda. Tudo isso são provas do descumprimento do papel estatal de garantir a qualidade educacional. Assim, faz-se mister reformular, de forma urgente, a postura dos atores políticos do país.
Além disso, ressalta-se que o descaso com a infraestrutura das instituições de ensino corrobora a problemática. Nessa perspectiva, de acordo com o G1, os colégios com quadras esportivas, bibliotecas e salas de informática estão situados nas regiões mais ricas do país. Indubitavelmente, isso impede que estudantes de locais periféricos e interioranos tenham acesso a esses benefícios, o que dificulta o aprendizado, pois gera o desinteresse nos estudos. Dessa forma, enquanto as boas condições escolares forem privilégios, a educação de qualidade será um sonho distante.
Logo, medidas devem ser tomadas para atenuar o cenário exposto. Nesse sentido, é dever do governo federal, por meio da conversão de impostos, destinar recursos para o Ministério da Educação. Esse deverá criar programas que valorize os professores e fomente melhorias escolares, a fim de permitir que esses discentes estejam motivados para ensinar e que o alunado seja beneficiado com uma educação de qualidade e ambientes escolares acolhedores. Dessa maneira, o Estado cumprirá seu papel e a coletividade alcançará a utopia descrita por Campanella.
Marcos011
Introdução – está ótima, com repertório, tese e argumentos bem destacados.
D1 – está bem desenvolvido.
D2 – Eu colocaria um “site, portal” antes do “G1” pra especificar a função dele. Mas é só um dica. Assim como o D1 está muito boa sua argumentação.
Conclusão – Governo Federal é maiúsculo; Faltou detalhar melhor esses projetos. Na frase final eu colocaria “…o Estado cumprirá seu papel e a coletividade chegará perto da utopia descrita por Campanella.” ou algo do tipo, pq utopia seria algo perfeito e soa meio estranho essa ideia.
Mas parabéns, sua redação está muito boa e tem poucos erros gramaticais. Sucesso pra você.
ViniciusOMaia
Conceitos políticos importantes – Constituição, Estado (significando uma nação), Federação, União, República, Império, Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Justiça, Direito, Igreja. Obs.: Vão em minúsculas governo federal, governo estadual e governo municipal.
Obg pelo resto da correção
:D
Jffgg
oi espero ajudar
sua redação esta boa, tem erro de escrita como: governo federal G F. e erro de concordância: nas escolas, a desvalorização do discente, a evasão escolar e a falta de merenda: nas escolas, a desvalorização dos discentes, as evasões escolares e a falta de merendas.
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160 (vc criou duas intervenções uma com o Federal e outra com o MEC as duas estão incompletas)