O papel do esporte no combate ao preconceito

  • 0

Em muitos esportes, principalmente o futebol, se passa a idéia de que todos somos iguais, mas nem sempre é assim que funciona, muito jogadores se sentem desmotivados com tanto racismo no futebol, isso infelizmente acaba com a carreira de muitos. E tem muitos casos de preconceitos contra as mulheres no futebol, pois muitos acham que o futebol é coisa de homem, e isso é uma idéia machista, em pleno 2020 não temos que ter esse pensamento.

De acordo com levantamento parcial do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o número de casos registrados apresentou alta de quase 20% em 2019. Para abolir o racismo nos esportes, além de nos conscientizarmos, é nescessário tomar medidas práticas, como por exemplo: Colocar câmeras em vários locais dos estádios com identificação facial, pois quem praticar o racismo, será mais fácil para cumprir a lei, e prender o individuo que praticou tal ato, isso serve de lição para os outros torcedores não cometerem as mesmas práticas erradas.

O machismo no futebol é algo que envergonha muitos torcedores que tem respeito com as mulheres no futebol, o machismo no futebol não pode haver mais, as medidas prescisam ser tomadas, como por exemplo: Empedir a entrada dos torcedores que já cometeram essas práticas nos estadios. Ultimamente o futebol feminino vem crescendo nos últimos anos, pois muias pessoas tem se conscientizado.

É nescessário que os torcedores não sejam racistas e que não hajam de modo maschista com as jogadoras, pois todos podemos praticar o futebol, vamos nos conscientizar.
Somos todos iguais.

Compartilhar

7 Correções

  1. Oi, gostei bastante do seu texto,você escreve muito bem e tem ótimos repertórios, o problema é que você está fugindo da estrutura das redações modelo Enem, por exemplo, lhe falta 2 teses na intro e argumenta-las nos desenvolvimentos, a sua proposta de Intervenção não responde as 4 perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? E para quê? Lhe aconselho a participar do desafio de redação que acontecerá na página do instagram “redaçaotaticamil” do dia 30/08 ao dia 06/09, serão lives nesses dias sempre as 8:07 da noite, boa sorte e bons estudos.

    • 0
  2. Bom, você deve utilizar uma linguagem mais formal já que é usada a norma culta, senti que nessa redação você foi mais coloquial, além de não ser recomendado o uso de “nós”, já que remete À primeira pessoa, repetiu muitos termos e cometeu alguns erros ortográficos, no desenvolvimento já apresentou as propostas de intervenção, o que se deve ser feito no último parágrafo do texto. Use palavras mais cultas, assista aulas sobre a estrutura de redação que certamente ajudarão muito. Na conclusão ficou tudo muito vago e sem sentido, só foram faladas coisas que se repetiram várias vezes no decorrer do texto. Já é um começo, mas busque aprimorar bastante, abraço.

    • 0
  3. Mano, tudo errado. Você precisa urgentemente assistir vídeo aulas básicas sobre redação.
    Falo de coração, com essa redação aí você não vai a lugar nenhum!
    Mas não desanima. Corre atrás, existe bastante contúdo na internet.
    Leia bastante. Tanto livros, quanto notícias, redações nota 1000 etc. Tenho certeza que será grade valia.

    • 0
  4. Introdução:
    Na minha opinião faltou coesão, usar melhor os conectivos.
    Pude notar também alguns errinhos de ortografia.
    Você colocou também um juízo de valor , o que não é indicado já na introdução.
    Acho que quanto a proposta ficou bem clara, você a expôs bme.

    Desenvolvimento:
    Você colocou proposta de intervenção ja no desenvolvimento, o que não é indicado. As propostas de intervenção devem ser na conclusão.
    Observei também erros ortográficos, tanto no desenvolvimento quanto em todo o texto, Por exemplo: nescessário
    Também poderia ter feito uso de conectivos na transição entre periodos, isso torna o texto mais coeso e coerente.

    Conclusão:
    Ficou muito pobre.
    Pois Você apenas expressou um juízo de valor, e não citou mais nada.Não fez propostas de intervenção.Não abordou novamente o tema central.

    Espero ter contribuído.
    E como dica, aconselho a ter mais cuidado com os erros de ortografia, principalmente escrita de palavras.

    • 0
  5. Oláá, bom diaa (ou boa qualquer hora)
    •Introdução
    No início do seu texto, a ideia de introdução ficou bem clara, para melhorar a fluidez do texto seria interessante trocar o “E” de “E tem muitos casos de preconceitos…” por um conectivo de adição, como “Ademais, ainda há muitos casos de preconceito…”.
    A palavra “muito” acabou ficando meio repetitiva aqui e durante o restante do texto… Seria interessante trocar ela por sinônimos para demonstrar maior envergadura vocabular.

    •Desenvolvimemto
    Aqui talvez seja interessante suprimir as propostas de intervenção para o problema apresentado e colocá-las todas na conclusão:
    “Colocar câmeras em vários locais dos estádios com identificação…” Caberia muitos bem ao último parágrafo do texto com mais informações como “quem faria isso, como faria, com qual objetivo”.

    O padrão no próximo parágrafo se repete… Cabe a mesma dica, e vale ressaltar a necessidade de acerto de alguns pontos para norma culta e a necessidade de um embasamento no segundo parágrafo.

    •Conclusão
    Ela deve sempre conter os pontos que acabei falando no tópico do desenvolvimento.
    A conjugação “nós” deve ser retirada pois o texto precisa ser impessoal.

    Continue treinando e boa sortee. Qualquer dúvida, pode chamar.

    • 0
  6. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 00
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 00
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:00
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:00
    Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:00

    • -1
  7. Olá,
    Ótimo texto, tema atual e interessante.
    Com relação à correção,
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – nulo –
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    – nulo –
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    – nulo –
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
    – nulo –
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    – nulo –
    Comentário :
    Sua redação está nota zero no padrão enem, pois fugiu totalmente à estrutura proposta, pois falta tese e apresenta conclusões no lugar de desenvolvimento e falta de proposta de intervenção na conclusão ou em qualquer parte do texto.
    Repertório satisfatório mas muitos erros gramaticais.

    PS.1.: Você pode melhorar, acredite em si mesmo, leia mais e estude esse tipo de texto. Procure se informar com é corrigido o enem e assista mais video-aulas. Você um dia ainda fará uma redação nota 1000 VALENDO!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.