O PAPEL DO ESPORTE NO COMBATE AO PRECONCEITO.

  • 0

Em virtude da colonização feita no Brasil, o país apresenta uma vasta diversidade cultural, étnica, linguistica e gastronômica, bem como de preconceitos. Perante a situação atual, nota-se o esporte como ferramenta para reverter esse parâmetro, advindo do seu destaque mundial. Sendo assim, faz-se necessário a presença do esporte nas áreas periféricas, assim como na comunidade feminina.

A princípio, vale destacar que as comunidades são as maiores alvos da descriminação, graças a falta de assistência do governo após a libertação dos escravos, que intensificou o preconceito e os obrigou a refugiarem-se em morros. Hordienamente, a participação de moradores de favelas no esporte se intensificou, como grandes nomes como Pelé e Neymar Junior. Portanto, é de suma relevância a intensificação da atenção dada a essas áreas, para a garantia o direiti ao esporte, lazer, bem como uma vida digna garantidos na Constituição Federal.

Ademais, vale ressaltar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no esporte, consequência da permanência de ideologias patriarcais enraizadas na formação da sociedade. Indubitavelmente, no contexto atual a participação da mulher no âmbito esportivo vem intensificando-se, tendo como destaque a jogadora Marta, considerada a maior do mundo. Contudo, assim como em todas as áreas do mercado de trabalho, as mulheres encontram-se a margem da visibilidade, dessa forma, é cabível a implementação de medidas para a minimização dos impases enfrentados.

Infere-se portanto, a necessidade do combate as barreiras que impedem o uso eficiente do esporte como modificador social. Cabe portanto, ao Ministério da Educação, juntamente as Secretarias de Esporte promover as ferramentas necessárias para a introdução do esporte nos grupos minoritários, sendo de fundamental importância a criação de espaços dedicados a questão nas áreas desfavorecidas, como as “Areninhas” promovidas pelo Governo do Estado do Ceará. Aliado a isso, cabe aos representantes do esporte, em especial as mulheres, a promoção de campanhas que incentivem a adesão das meninas nas práticas de esportes. Para dessa forma, promover uma sociedade livre de preconceitos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, sua redeção está boa, mas tente dá atenção aos seguintes pontos:
    ————————
    Introdução:
    -Ela está boa, visto que vc fez uma alusão histórica e deixou bem claro sua tese.
    -Muito bom uso de conectivos.
    – O preconceito, não é apenas, nas comunidades perífericas ou com a sociedade feminina, acho que ficaria melhor vc explicar isso e tmb explicar que os maiores preconceitos na sociedade hoje são esses que vc citou.
    – Vale apena citar tmb que o esporte é um dos fatores que irá ajudar a diminuir o preconceito praticado pelas sociedades mais favorecidas.
    —————————
    Desenvolvimento:
    – Tente datalhar mais, pois nesse trecho por exemplo: “vale destacar que as comunidades são as maiores alvos da descriminação”. Que comunidade?? Pois comunidade é um grupo de indíviduos independentemente da sua classe social. Entendeu?
    – Cuidados com os erros ortógraficos
    – Tente argumentar mais, pois vc não falou sobre o preconceito vividos pela sociedades pobres ou perífericas.
    ——————–
    Ainda no desenvolvimento:
    – Tente melhorar a argumentação
    – E na minha opinião não colocaria as soluções nos parágrafos de desenvolvimento, e sim na conclusão mesmo .
    —————–
    Sua conclusão
    – Tente melhorar a argumentação.
    – Cuidado com os erros ortográficos.
    Pontos principais:
    -Você não desevolveu sobre o preconceito ,você focou muito em falar sobre os esportes como combate.
    – Erros ortográficos
    Continue assim!!!! ;)

    • 1
  2. Boa tarde, colega!
    Sua introdução foi muito boa, visto que apresentou um fator histórico que originou a diversidade geral que compõe o Brasil.
    Na modalidade de escrita formal, você foi bem, mas atente-se a ortografia, no mínimo faça uma revisão mais detalhada.
    No desenvolvimento você trouxe duas vertentes, uma em relação a desigualdade social e outra a de gênero. como o titulo não específica a forma de preconceito, você soube bem usa-las.
    Em relação a coesão, você usou bem os conectivos dando uma boa ligação dos parágrafos.
    E sua conclusão foi ótima, trouxe os modos e agentes responsáveis por tais mudanças. Excelente!
    Continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.