Iniciante

O papel do esporte no combate ao preconceito

  • 0

  Historicamente falando, não é difícil perceber as heranças preconceituosas que o Brasil possui. Um país onde a escravidão foi abolida há apenas 132 anos, com certeza deve ter uma população com estigmas e discriminações enraizadas. É aí que entra o esporte, uma atividade individual ou coletiva, que pode transformar e romper barreiras de preconceito.

    Não é preciso retroceder muito na história para ver os tipos de preconceito existentes em nossa nação, durante boa parte do século XX, as mulheres não tinham direito a votar, os negros sofriam diretamente com o impacto da escravidão e qualquer pessoa que fosse minimamente diferentes estava a mercê da discriminação. Isso se refletia no esporte, onde clubes não aceitavam pessoas negras em seus times e ainda não haviam categorias para mulheres.

    De acordo com o professor e pedagogo Paulo Freire, a educação é uma ferramenta para a transformação do mundo, e como os esportes possuem um papel pedagógico e educacional, pode-se inferir que eles podem ser um meio de transformação. As atividades esportivas, que promovem a união e o desenvolvimento individual ou coletivo, serviram como um meio de integrar as pessoas  e de mostrar a capacidade de certos grupos até então discriminados. O fato de serem também uma atividade lúdica, levaram a criação de laços e de rompimento de alguns preconceitos.  

   Levando em conta o que foi apresentado, pode-se inferir que os esportes possuem um papel transformador, e que cabe ao Ministério do Esportes promover e difundi-lo dentro de escolas, universidades e comunidades. No intuito de estreitar as relações entre as pessoas e assim diminuir o preconceito.

Compartilhar

3 Correções

  1. Achei a introdução com pouco nexo, em relação ao resto do texto, com base no desenvolvimento gostei bastante, mas faltou alguns conectivos e um pouco mais de argumentos coerentes, tendo em vista que você é muito bom com datas e coisas históricas, trabalha mais isso, se aprofunda mesmo, creio que futuramente tirara uma boa nota, mas presta atenção em alguns sinais de pontuação, fora isso achei bem bacana, mas, toma cuidado também com os conectivos e jeitinho de encaixar um fato com o outro.
    POSSÍVEL NOTA : 580

    • 1
  2. Olá.
    Sua escrita é boa, porém acho que se perdeu um puco na introdução e no andamento. começou falando sobre a escravidão e mais para frente colocou o assunto das mulheres que não tinham o direito de votar. Na minha opinião isso confundi um pouco, porque ja temos duas coisas para argumentar, o tema da redação do esporte e o tema que você adicionou falando sobre a escravidão. Porém um terceiro argumento ( a parte das mulheres que falei anteriormente), confundiu um pouco, mas é minha opinião. É muito bom você defender, o que já havia escrito desde o inicio, que foi o caso da escravidão e o esporte.
    O seu texto tem bons argumentos, você escreve muito bem.
    Parabéns.

    • 1
  3. Oii!
    INTRODUÇÃO
    Gostei muito da alusão histórica. Porém, faltam elementos na introdução. É sempre bom inserir seus dois aregimentos resumidos que serão desenvolvidos nos próximos parágrafos
    DESENVOLVIMENTO 1
    Seu desenvolvimento está confuso. Aqui colocou dois argumentos distinto, o direito do voto feminino e o impacto da escravidão. Por isso é importante separar bem os argumentos na introdução.
    DESENVOLVIMENTO 2
    Esse parágrafo está muito bom.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    Sua conclusão não tem proposta de intervenção completa. A proposta tem que ter esses 5 elementos : agente social ,ação, meio, detalhamento da ação e finalidade.
    Seu texto está mal estruturado, faltando um pouco de organização, assim perderia pontos na competência 4. Mas, seu repertório é muito bom, então procure estudar mais sobre a estrutura da redação e provavelmente se sairá muito bem.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.