O papel do esporte no combate ao preconceito

  • 2

   Os mais diversos esportes apresentam aos seus participantes valores morais, respeito e princípios. Durante anos, esportes como o futebol atuam na inclusão e levam aos torcedores e praticantes o sentimento de “se sentir parte de algo”, não obstante, continuamos vendo o crescimento, em números, de atletas que sofrem preconceitos.

   Estes, que são passados ao longo do tempo de forma oral por frases muitas das vezes subestimadas, como “isso não é coisa de menina”, são consequências de uma sociedade patriarcal onde o papel da mulher era apenas servir o marido sem ter preferências hobbies, e a feminilidade era ser delicada, contida e dependente.

   Outrossim, ainda hoje vemos discursos racistas com o intuito de desestabilizar o atleta, comparando-o com macacos ou até falando de seu cabelo e modo como se veste. Isto ainda é fruto do eurocentrismo – onde o branco de origem europeia é o ser mais evoluído – e da frustração do opressor ao ver uma pessoa que não diferente que alcançou o sucesso sem esquecer de onde veio.

  De forma prudente, é viável para as federações nacionais e internacionais realizarem projetos de inclusão e encorajamento ao esporte à todas as classes e etnias, dando ênfase às mais afetadas pelos preconceitos dentro e fora do esporte. Também se faz fundamental o incentivo familiar e dos círculo sociais, quebrando paradigmas histórico-culturais vigentes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Tema muito interessante. Vou te dar aq umas dicas no que você pode melhorar. Tente fazer no mínimo 3 períodos (3 pontos finais) em cada parágrafo, pois assim você garante uma pausa em cada frase para que essa mesma não fique muito prolongada. Tente acertar mais nas vírgulas, elas são de tamanha importância no sentido de suas frases. Nos seus desenvolvimentos, apresente um tópico frasal, que é uma frase que dará o pontapé inicial de seu argumento naquele parágrafo—como se fosse quase um resumo do que vc irá dizer. Na sua conclusão, você deve retomar o que disse na sua tese, mas com palavras diferentes é claro rsr. Deixe claro sua proposta de intervenção (caso a redação seja modelo Enem), com o agente da ação, a ação, o meio ou como deve ser feita a ação e para que servirá a ação. Tenho que admitir que vc precisa evoluir um pouco mais na estrutura, porém vc apresenta um bom repertório, o que é muito bom e às vezes é o contrário de algumas outras pessoas— q sabem a estrutura mas sentem dificuldades com o repertório. Desculpe-me por alguma das críticas, meu objetivo é somente ajudar os outros e ser ajudado também. Continue treinando e evolua cada vez mais. ;)

    • 1
  2. Ótimo tema de redação.
    Senti falta de contextualização ou dados na introdução: busca os direitos humanos, frases filosóficas e dados de alguma reportagem ou pesquisas.
    Seria mais interessante o uso de conectivos que deem a ideia de introdução, como: primeiramente, a principio, em primeiro lugar, a priori. Use de diversos conectivos dentro do parágrafos, assim, facilitando a coesão e coerência do texto.
    Ainda falta alguns pontos importantes na sua conclusão, como a finalidade da sua proposta.
    No geral, está bem estruturado.
    Siga firme e chegarás no tão sonhado mil.
    Te daria uns 840, mas sendo necessário ver competência por competência.

    • 1
  3. Eu não sei nada sobre correção de redação , mas no primeiro desenvolvimento faltou um conectivo .
    E em relação aos desenvolvimentos faltou a área do conhecimento que comprove seu argumento.
    O primeiro desenvolvimento pelo que pode perceber não está dentro do contexto de esportes e sim com obtenção á raízes que dizem oque é coisa de menina ou menino .
    Na introdução faltou conectivos , como : Entretanto , quando se observa a questão do TEMA no Brasil …

    • 0
  4. achei bom os seus argumentos dos dois desenvolvimentos,porem acho que você poderia trabalhar mais eles
    seus períodos também estão um pouco longos,observe isso
    sua conclusão não esta ruim,porem faltou o detalhamento de como os agentes apresentados poderiam dar fazer esse projetos de inclusão,ou como eles funcionariam
    em minha opinião,se fosse no Enem,uma nota viável seria uns 800 a 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.