toso e harmônico. Dentre tantos aspectos, destacam-se : os valores familiares e o papel da sociedade escolar.
Cabe mencionar os transtornos psicológicos e emocionais dos alunos e professores. Diante disso, é preciso rever o molde de observância da convivência dos estudantes e docentes, bem como se dissolve as experiências familiares no quesito respeito aos outros. Pois, a responsabilidade inicial da educação deve vir da família e em seguida ser complementada pela escola, o que na realidade não segue a essa maneira, esse ofício agora passa a ser dos professores, a problemática nesse sentido, é a sua função de ensinar um conteúdo e ter que parar várias vezes para resolver conflitos ou violências piores, a aula não fui como deveria, e desse modo, o professor passa a ser meio que “pai”, “mãe”, “psicólogo” do aluno, e sendo que isso também é um condicionante emocional do educador.
Por outro lado, a violência nas escolas começa muito antes da sala de aula, seja ela verbal, física ou psicológica, vem de berço, o que se chama de caráter pessoal individual, no mais temos visto que se enfatiza muito os direitos e obstrui-se os deveres dos educandos seja no ambiente familiar ou escolar. Segundo Confucio, “Se não mudarmos nossas falhas, estaremos cometendo novos erros”, dessa forma, se nada fizermos para mudar essa realidade não alcançaremos novas atitudes, é preciso todo um conjunto para mudar esse quadro.
Portanto, faz se imprescindível um maior envolvimento familiar na vida dos discentes em todas as fases de seu desenvolvimento, bem como o preparo da gestão pedagógica e do corpo docente, assim como medidas de inclusão de especialistas psicológicos nas escolas a fim de erradicar essa realidade cruel e corriqueira de muitas escolas de diversos estados e municípios. É preciso muito mais esforços unidos que uma só tentativa de melhoria, falar de direitos é fácil, porém é deveras importante dialogar sobre os deveres em todo ambiente social e familiar juntamente com as escolas com o intuito de transformar essa realidade negativa em positiva e se obter um convívio mais pacífico no ambiente estudantil.
O papel da sociedade no combate a violência nas escolas
Compartilhar
Shu
Olá, Alinemt!
1° parágrafo: há erro em “toso”, e em “Dentre tantos aspectos, destacam-se…” esse trecho não tem ligamento no texto, porque esses aspectos seria para que? Portanto, não há coesão. Além disso, no excerto “Cabe mencionar os transtornos psicológicos e emocionais dos alunos e professores. Diante disso, é preciso rever o molde de observância da convivência dos estudantes e docentes, bem como se dissolve as experiências familiares no quesito respeito aos outros” seria parte do desenvolvimento não da introdução da redação; e faltou a tese;
– 2° parágrafo: no trecho a seguir: faltou acentuação, apresenta-se no senso comum e há erros de coerência, ” a problemática (,) nesse sentido, é a sua função de ensinar um conteúdo e ter que parar várias vezes para resolver conflitos ou violências piores, a aula não (fui) (ocorre) como deveria, e desse modo, o professor passa a ser meio que ‘pai’, ‘mãe’, ‘psicólogo’…”; ps: evite abordar citações do senso comum e fortaleça seu argumento com mais desenvolvimento nos parágrafos;
– 3° parágrafo: como no segundo parágrafo, evite o senso comum como, por exemplo, “vem de berço” e “chama de caáter pessoal individual”; e você colocou o verbo “temos” e “alcançaremos” em primeira pessoa do plural, o que é inadequado numa redação dissertativa-argumentativa; e “educandos” está errado, o certo seria “educadores”. E há ausência de vírgula em “no mais(,) temos visto […]”. Ademais, faltou acento em “Confúcio”;
– 4° parágrafo: você apenas mostrou uma proposta de intervenção, o ideal são duas. E foi apresentado apenas o que será feito, não mostrou: quem? Como? E para que? Além disso, poderia tirar a palavra “unidos”, pois não tem ligalão no trecho que ela está inserida; e evite o senso comum, como, no trecho, “falar de direitos é fácil”. E também faltou vírgual em “porém (,) é deveras importante…”.
Bons estudos!!!
analiceqnz
Parabéns pelo seu texto está se saindo muito bem. Fique atenta pela as 5 competências exigidas pelo ENEM para não ocorrer o risco da fuga do tema, leia atentamente a proposta colocando todas as palavras chave no decorrer do seu texto. Indicaria no youtube assistir poxa Lulu ela explica muito bem e desejo boa sorte!!!!!
jlzzin
você demonstrou saber muito sobre o assunto tratado e tem bastante conteúdo no que escreveu, porém acredito que falte organizar melhor as ideias, recomendo fazer tópicos com frases curtas antes de realizar uma redação, assim fica melhor de definir introdução, desenvolvimento e conclusão.
obs: cuidar erros de português pois isso pode descontar pontos de vc em vestibulares e concursos
VictorBibiano
Poderia ser melhorar, basta focar mais na introdução… porque eu achei um pouco curta para uma redação, tirando isso, está tudo ok!
Nota= 700, pela pequena introdução uma nota um pouco a baixo de 1000, porém não deixa de ser uma nota boa né?
……………………………………………………………………………………….
Ana Leticia G
Olá, vou tentar corrigir sua redação com base no que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
-Você deve começar o texto usando letra maiúscula.
-O início do texto é uma introdução, então você deve começar apresentando o tema. Na introdução você deve também apresentar a sua tese, que são os seus argumentos, que devem ser expressos de forma clara.
Você deve também deixar bem claro onde começam e terminam os seus parágrafos, deixando o devido espaço no começo de cada um.
-Você tem bons argumentos, porém deve se atentar a organizar melhor o seu texto e ficar de olho na ortografia.
Nota= 680
Continue aprimorando cada vez mais os seus textos, boa sorte, abraços!!
paulinaQA
Oi boa noite, gostei muito das palavras usadas no seu texto, porem, a sua introdução ficou um pouco como conclusão, algumas frases usadas, te aconselho a ler algumas redações nota 1000 para aprimorar um pouco seu conhecimento sobre a conclusão e a introdução.
voce poderia ler a minha por favor?
paulinaQA
senti falta de do segundo desenvolvimento