A Constituição de 1988 assegura que pessoas privadas de liberdade possuem todos os direitos que um cidadão. Entretanto, na prática, isso não ocorre, visto que é perceptível que a sociedade dificulta esse processo, inclusive a ressocialização. Isso é agravado quando se observa o preconceito e a falta de representatividade dos carcerários.
Sob essa ótica, é mister destacar que a discriminação dificulta a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Segundo o pensador Byung Chul-Han, a contemporaneidade é marcada pelo individualismo que se sobrepõe ao altruísmo. Prova disso é a pouca visibilidade dos carcerários no mercado de trabalho em razão do preconceito da sociedade, consequentemente, esse panorama sem oportunidades impossibilita a construção de uma vida longe do crime. De acordo com o G1 menos de 20% dessas pessoas estão empregadas, o que torna dificultado o processo de ressocialização em sua totalidade. Desse modo, é notória a importância da sociedade na reintegração desses indivíduos, porém com a permanência do preconceito, esse processo não será concretizado.
Ademais, pontua-se a participação dos meios de comunicações na resolução da problemática. Consoante ao filósofo Walter Benjamin, as mídias têm o poder de influenciar o modo de pensar do corpo social. Diante disso, sabe-se o potencial de engajamento desses veículos, todavia sem a representatividade, a problemática é silenciada, tendo em vista que, dificilmente a coletividade irá se inteirar sobre a divisão dos espaços da sociabilidade com esses indivíduos. Assim, ao invés de integrar, esse órgão de informação dificulta ainda mais a ressocialização desse grupo.
Portanto, é necessário o debate acerca das medidas a serem tomadas para intensificar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Para que isso ocorra, os recursos midiáticos, responsáveis pela formação de opiniões, deve propor uma maior visibilidade desses indivíduos, por meio de programas televisivos, com o fito de representar para a sociedade que é possível ter uma convivência respeitosa e, posteriormente, erradicar o preconceito. Somente assim, a Legislação será respeitada.
se puderem estipular uma nota, eu agradeceria ;)
yasmin_goncalves
Boa tarde! Como vai?
Então, não sou professora de redação mas pelo que eu pude observar sua nota seria posta da seguinte maneira
Competência 1: 200
Não tenho muita propriedade para falar mas não observei mais de dois erros gramaticais, o que é permitido pelo enem
Competência 2: 200
Compreensão do tema ok, tipologia textual ok e uso de repertório ok
Competência 3:120
Aqui está seu ponto fraco. O texto está bem escrito, mas apresenta problemas na organização. Seus pensamentos são rasos diante do repertório, a introdução é também rasa, o desenvolvimento 2 deveria ter começado pelo problema que você apresentou na introdução (para isso existe o tópico frasal, nunca se esqueça dele) e a conclusão deveria ter duas soluções para os dois diferentes problemas
Competência 4: 200
Bom uso de conectivos, só tome cuidado com a repetição do “disso”
Competência 5:200
Boa conclusão, com os 5 elementos. Apenas deixo em aberto a questão do “para isso”. Alguns professores podem não considerar a forma como foi feita (falo por própria experiência)
Totalizando: 920
Parabéns pela redação, apenas fique atenta para os pontos que eu coloquei. Espero ter ajudado, um abraço
diegols
Bom, sobre a sua redação achei que ficou boa, contém alguns errinhos gramaticais que podem acabar abaixando um pouco a sua nota. Além de que a introdução poderia ser mais longa, contextualizando mais o problema a ser debatido. Isso vale também para os argumentos, você poderia ter aprofundado mais. Sobre a conclusão você colocou os 5 elementos necessários, porém eu colocaria outro termo no lugar do “Para que isso” .
Thainafernandes0221
BOM, NÃO SOU PROFESSORA DE REDAÇÃO, MAS, ANALISANDO A SUA REDAÇÃO POSSO DIZER QUE ESTÁ MUITO BEM FEITA. SINALIZAÇÃO CORRETA, TODAS AS COMPETÊNCIAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. APENAS PRESTAR ATENÇÃO NAS FRASES E PALAVRAS REPETITIVAS, DE RESTO, PERFEITA
GHZGDBGSDGYFRGCSDHHBFVHGSDTGFYTASYGDCHAFTASGDYSAHCGFDVGSGGSJDHASGTTB YT GEYG YWWTEY EG QWEGDUGBWDGBWYG WGDEDSGBDUFCB EYFGBDSEYGSDUFVB FYDGFU FSBH