Regente

O papel da literatura na sociedade contemporânea.

  • 0

No livro 1984, de George Orwell, é retratada uma sociedade dispótica, na qual os governantes se utilizam da destruição de livros e registros históricos como forma de manipular a população, de modo que, como uma diáspora, passam a exercer o poder absoluto. Desse modo, é válido afirmar que a literatura configura-se como um fator crucial no desenvolvimento de um indivíduo. Todavia, no Brasil hordieno, enfatizam-se como causas visíveis: a omissão do Estado à prática de leitura e uma sociedade que pouco exerce essa atividade.

Em primeiro lugar,  é imperativo pontuar a omissão do Estado a leitura no país. Diante disso, segundo Benjamin Franklin- polímata estadunidense: “investir em conhecimentos rende sempre os melhores juros”, entretanto, observa-se que o Brasil encontra-se recluso ao pensamento filosófico, uma vez que a não atuação do Estado em prol da leitura atinge a sociedade, as consequências se tornam visíveis dentre elas, a impossibilidade de um bom desenvolvimento da nação bem como, o desenvolvimento de mecanismos que impedem a inovação de pensamentos críticos no meio social. Ademais, faz-se necessário que em pleno SÉC. XXI a literatura seja contextualizada no país.

Outrossim, é válido destacar a importância da leitura para a evolução dos indivíduos no que tange, a prosperidade de concepções e valores. Segundo Karl Weber-sociólogo: “As crenças de um ser humano são as principais  catalizadoras das mudanças sociais contribuindo também, para o pensamento individual”. Dessarte, a leitura se configura como uma fonte base para os pensamentos críticos e racionais, além de contribuir em grande escala para o desenvolvimento de uma sociedade argumentativa, quem seu interior é insuscetível a manipulações. Desse modo, é de suma importância o desenvolvimento de ações, que visem desenvolver o poder literário no meio social.

Em síntese, faz-se necessário conceber bases primordiais para que se tenha uma sociedade literária. Portanto, é dever do MEC juntamente com o Governo Federal, desenvolverem projetos que através de palestras e distribuições de coleções literárias á população, visem garantir e estimular a leitura no país, erradicalizando assim, a ausência da literatura no meio social.  Na sequência, é necessário que o MEC desenvolva programas que com base em campanhas e concursos literários, auxiliem na expansão do conhecimento em meio à população, vindo com o objetivo, reverter a ausência de leitura no meio social. Como efeito, a sociedade evoluirá.

 

✓ se possível corrigir mediante as competências do Enem.

✓obg. (o´・_・)っ

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii boa noite

    Na sua intro consegui identificar sua tese facilmente, além disso, esse parágrafo ficou bem arrumadinho, tá lindo parabéns.

    Nos desenvolvimentos vc usou bons argumentos e citações para sustentar sua tese. Porém tenho que chamar a atenção para algo, no D1 vc escreveu “entretanto, observa-se que o Brasil encontra-se recluso…”, o problema é que a redação fala sobre “O papel da literatura na sociedade contemporânea”, em nenhum momento do tema fala Brasil, vc poderia ter colocado esta parte sim, mas deveria colocar um “por exemplo, tal como, …etc”, preste atenção à esses detalhes. E no D2 vc escreveu “Segundo Karl Weber…” e eu fiquei ?? Eu acho que vc apenas se confundiu ou escreveu errado, mas mesmo assim eu vou lembrar que Karl Marx era uma pessoa e Max Weber outra.

    Sua conclusão está completa, é viável, está bem organizada e apresenta todos os elementos exigidos pela prova do ENEM.

    Também quero chamar a atenção para o uso de craze este “á” sozinho não existe, também notei alguns, poucos, erros de grafia.

    NOTA:
    C1= 160
    C2= 200
    C3= 160
    C4= 200
    C5= 200

    TOTAL – 920

    Espero ter ajudado : )
    Continue treinando vc vai longe ; )
    Boa Sorte!

    • 2
  2. Achei fora do comum a excessividade dos termos de ligação embora sinônimos, não é necessário colocar tanto termos de continuação, por exemplo :Desse modo, Todavia, Diante disso, entretanto, Ademais, Outrossim, Dessarte, Desse modo, Em síntese, Portanto, Na sequência. .
    Todos esses termos que coloquei acima são repassados pela redação, não têm um fluxo das ideias, e em “síntese” no final é significa resumindo ? não seria melhor Concluimos ou Portanto, sintese poderia ter sido colocado no começo mais coloca-la no final é estranho, sobre as citações deve ser colocadas pra comprovar o argumento, não para explicar o funcionamento, ou o que significa, fora que não tem introdução ou é descorrido sobre elas parece que o texto foi feito às pressas sem revisão . A citação do Benjamin Franklin- é mal colocada, a citação do Karl Weber não tem haver com a falta de leitura e sim sobre crenças ou seja é subjetiva ao tema , já a primeira citação é muito boa ao tema mas colocada desse jeito, deve ser dado um contexto antes de jogar a citação, assim parece que quem defender um argumento é é o escritor do livro não
    você que é o autor da redação .Diminuir um pouco mais as pontuações para conseguir ter uma continuidade do texto, conseguir passar a o argumento defendido de maneira mais lisa, pura. Conclusão OK , Introdução criando o contexto para a citação fica boa.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.