O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS VALORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

A separação de “Pré-história” com “Antiguidade” deu-se, justamente, pela invenção da escrita, momento de grandes transformações. A literatura surgiu como consequência, onde 1922 acabou por ser palco representativo dessa arte. No meio moderno, a formação cultural, bem como a não alienação social surgem como principais fatores da presença da literatura na sociedade atual. 

Primordialmente, vale ressaltar que a literatura funciona como base para todas as outras áres do conhecimento, pois trabalha a comunicação escrita, a forma com que os artistas conectam-se com a realidade para expressar suas opiniões, onde favorecem os múltiplos campos de visões da sociedade. Grandes destaques são: Monteiro Lombato, escritor pré-modernista, José de Alencar, romantista, escritor de “Iracema”, Cassandra dos Rios, censurada pela Ditadura, e muitos outros responsáveis pela formação cultural literária brasileira. 

Outrossim, essa arte caracteriza-se, também, como uma forma de combate à alienação social, pois a literatura, além de transmitir conhecimento, forma caráter e opinião, onde estimula a aprendizagem, como citou Aristóteles em sua obra “Metafísica”, “É natural do ser humano o desejo de aprender”. Logo, infere-se que a literatura, além de ser de fundamental importância na formação cultural de um país, contribui intelectualmente no processo de evolução da sociedade. 

Em suma, cabe ao MEC, em parceria com as prefeituras, investir em obras de bibliotecas municipais, com a disponibilidade de livros para a comunidade, o que amplia a facilidade de acesso às obras literárias. Ademais, as escolas devem investir em atividades que estimulem a leitura, amplificando assim, a presença desta arte no meio atual. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Para seu azar, Marcela, vi a mensagem sim hahahah! entendo que ainad esteja aprendendo, mas tente corrigir as redações, não copie e cole, tente!! as redações de quem está no hall tão servindo pra isso mesmo kkk

    Sua introdução está correta, eu prefiro introduções que trazem o tema escrito ou com algumas palavras trocadas, mas dando pra sacar qual o tema proposto já é suficiente.

    Eu não aconselho o uso do “primordialmente”, não recomendo nem um pouco, além do mais isso nem conectivo é! Seu D1 está superficial. é nitido suas ideias, mas vc nem as trabalhou aprofundamente e nem trouxe uma estrutura adequada, note que tem apenas 2 períodos, sendo o segundo APENAS citações. Um amigo me disse uma vez que não se deve terminar um parágrafo de desenvolvimento com um pensamento alheio, sugiro que pegue essa dica também.

    Outra coisa, traga a causa do problema e argumente as consequencias, os efeitos que isso traz à sociedade. Eu costumava aconselhar aos iniciantes em trazer o D1 uma causa e o D2 a consequencia, mas um amigo/professor/tutor muito experiente em redação me disse que isso é errado, pois acaba sendo apenas 1 unico problema, o que faz todo o sentido. Então, vc deve sim trazer causa/consequencia, mas em cada parágrafo de desenvolvimento. Eu sempre sugiro a puxar pro lado da sociedade vítima de tal problema.

    Percebi que vc gosta de usar o “onde” em diversas ocasiões, não faça isso. O uso do “onde” como pronome relativo só sera correto quando este retomar a um lugar físico. Caso tenha duvidas, é sempre bom usar “em que, que, no qual…” no lugar de “onde”, para evitar dúvidas e possíveis erros. Além disso, também vi a construções de várias orações assindéticas (sem conjunção), uma coisa que eu não recomendo de forma alguma, visto que quanto mais conjunção/conectivo tiver sua redação -claro que de forma organizada e moderada- melhor será.

    Particularmente eu gostei da sua conclusão, mas infelizmente está incompleta. Esse mesmo amigo/professor/tutor me disse que quanto mais direta for a conclusão, melhor. Os corretores do ENEM não têm tempo de fazer uma correção minunciosa, então, eles só querem achar uma conclusão completa:

    Cabe ao (agente) fazer (ação), por meio de (meio/modo), a fim de (finalidade) + detalhamento de alguns dos agentes.

    Essa dica é bem óbvia na verdade. O enem não procura mais algo inovador e criativo, ele procura algo simplesmente completo, apenas. É muito fácil fechar a C5, basta seguir o modelo que eu coloquei aí.

    Concluindo, traga pouca citação -mas parabens pelo excelente repertório- e MUITO mais argumentação. Lembra que o texto é argumentativo-dissertativo, queremos ver opiniões (indiretas e imparciais). Estude a estrutura. Traga conectivos. Siga o exemplo de conclusão.

    Vou te dar uma nota aqui mas vc num se importe muito com ela não. Dê foco às dicas.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    = 720

    • 3
  2. A Redação foi boa, mais precisar de conectivo , 3 conectivos em cada parágrafo ou mais isso vai te ajuda a tirar uma boa nota no Enem. Você precisa estudar mais modelo de redação vai te ajuda mt . No sou profissional mais tô tentando ajudar competência 1-120 competência 2-160 competência 3 -60 Competência 4 – 160 competência 5-120

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.