O papel da literatura na formação dos valores da sociedade brasileira

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Em 1933, na Alemanha nazista, Hitler promovia uma “limpeza” da literatura, queimando várias obras de autores renomados e com os livros, também o pensamento crítico das pessoas e as ideias. Em comparação com tal barbárie, hoje em dia, diante da liberdade e facilidade de acesso a conteúdos de literatura, a sociedade brasileira ainda tem uma grande dificuldade de criar formação de valores segundo ela. Pode-se destacar alguns pontos que causam essa dificuldade: a falta de incentivo mediante a escola e a desvalorização da leitura na sociedade contemporânea.

Diante desse cenário, a escola muitas vezes falha ao tentar incentivar a literatura, isso fica evidente quando analisamos os dados da pesquisa da Fundação Victor Civita, segundo ela : apenas 19% dos jovens acham que o conteúdo de literatura seja útil. Em posse dessa informação, fica evidente a desvalorização da leitura. Embora muitos pensem que a literatura apenas contém contos e narrativas ficcionais, se enganam, pois ela também traz um contexto e a história verdadeira de um Brasil há pouco tempo vivido. livros como: Morte Vida Severino, Memórias póstumas e até Dom Casmurro, são de extrema importância tanto para a história quanto para leitura e são expostos de uma maneira abruptamente mal pelo ensino brasileiro.

Por outro lado, os próprios brasileiros não tem uma ligação profunda com a literatura e a história de seu país, isso dificulta também o papel da escola. Assim o senso crítico das pessoas acaba prejudicado, com isso, a verdadeira potência que a literatura brasileira tem, perde-se. Segundo uma pesquisa feita pela revista Retratos da Literatura: em 2019, apenas 52% da população brasileira tinha o hábito de ler. Ademais, poucos sabem como a literatura influencia no seu desenvolvimento pessoal e crítico.

Em suma, tendo em vista a literatura como meio de ensino e grande importância para leitura, é de grande urgência medidas para estimular o hábito de ler. Para combater tal desmerecimento da literatura, o Ministério da Educação, na condição de garantir o ensino da população, crie projetos que estimule os alunos a ler, por meio de propagandas que incentive eles a criar um hábito de ir biblioteca para buscar a leitura. Com isso, desde cedo as pessoas começaram a ter gosto pela leitura e consequentemente um valor a mais pela literatura.

 

Não quero nota, apenas sugestões.

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4 Correções

  1. Não tenho formação em nada, nem sou uma expert do português, mas reparei algumas coisas, ok?
    – Caso seu texto tenha como foco a correção de vestibulares, ele ultrapassou o máximo de linhas (30), ou seja, após isso eles nem irão ler.
    – Pular linhas não é permitido em textos, o parágrafo já é suficiente!
    – Sua introdução foi ótima, porém não se encaixa nos requisitos de uma propriamente dita. Introdução tem em média 5 linhas: seu objetivo é apresentar o tema (assunto abordado) e a tese (seu ponto de vista sobre o tema), mas houve um excesso de informação, que deveria ser resumido ou citado na argumentação (2° e 3° parágrafos).
    – Substitua os termos usados repetitivamente. troque “evidente” por nitidamente, claramente, obviamente, visivelmente, etc.
    – No 2° parágrafo, não houve concordância. “maneira” é substantivo feminino, logo o adjetivo também precisa ser (“má”, no caso”).
    – No 3° parágrafo, “brasileiros” é um termo no plural, logo, o verbo também precisa ser (“têm”, no caso).
    – Substitua “literatura brasileira”, por “literatura/educação/aprendizado nacional”, etc, e “escola” por “colégios, universidades, instituições’. etc.
    – “Propagandas” é um termo no plural, logo, o verbo também deve ser (“incentivem”, no caso).
    – Senti que “criar um hábito de ir biblioteca para buscar a leitura’, soou repetitivo e não profissional, pois é óbvio que se vai à biblioteca para buscar leitura.
    – “Desde cedo as pessoas começaram”, é uma frase no contexto futuro, logo o verbo também deve ser (“começarão”, no caso).

    Parabéns! Não houve fuga do tema, porém, há demasiada repetição de termos e erros gráficos graves. Seja mais centrado e direto nas argumentações!

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  2. Boa noite, Armandim!

    INTRO—————————————————————————————–
    –> Cuidado com a colocação de vírgulas! Na passagem: “queimando várias obras de autores renomados e com os livros, ” deu a impressão que estão queimando as obras e os livros. Erros assim afeta a C1 e, consequentemente, a C3 e C4.
    –> O correto seria: “queimando várias obras de autores renomados e, com os livros, também, o pensamento crítico…”
    –> Você tem um erro persistente: a repetição de palavras próximas. Sempre, ao terminar cada parágrafo, dê uma lida bem detalhada, sdessa forma você perceberá onde repetiu palavras muito proxima uma da outra e poderá corrigir por meio de um sinônimo: “grande dificuldade de criar formação de valores segundo ela. Pode-se destacar alguns pontos que causam essa dificuldade”
    –> esse “segundo ela” ficou fora de sentido e não era necessário, o período poderia ser encerrado depois de ‘valores’.
    –> Você comparou a barbárie de Hitler com a sociedade atual, isso é um problema. Um conectivo de contraposição cairia bem melhor
    –> crase em “à escola”
    –> A estrutura do seu parágrafo está adequada e a citação de Hitler foi ótima, visto que foge do senso comum

    D1 (a falta de incentivo mediante a escola) —————————————-
    –> repetição (escola) no final da introdução e no começo do D1
    –> ausência de vírgulas: “a escola, muitas vezes, falha…” (isolamento)
    –> !!!!!!! Uso de 1° pessoa do plural: “quando analisamos os dados da pesquisa”
    –> muito erros de pontuação (como foram vários, não vou citar aqui, mas se quiser cada um, detalhadamente, so me pedir)
    –> uso de mal inadequado -> mau
    –> repetição (fica evidente)
    –> repetição (literatura)
    –> Observe que na introdução você citou a problemática como “a falta de incentivo mediante a escola” e, em momento algum, a escola foi citada. Cuidado, isso pode ser encaixado como tangenciamento do tema.

    D2 (desvalorização da leitura na sociedade contemporânea) —————————————-
    –> erro de concordância: “brasileiros não têm”
    –> ausência de vírgulas: “dificulta, também, o papel” (isolamento)
    –> ausência de vírgula: “Assim, o senso…”
    –> não precisa utilizar os dois pontos para introduzir os dados da pesquisa, vocÊ fez isso no D1 e no D2, uma vírgula basta
    –> “Segundo uma pesquisa feita pela revista Retratos da Literatura: em 2019, apenas 52% da população brasileira tinha o hábito de ler” sim? iai? você precisa trabalhar sua argumentação em cima do seu repertório, e não, apenas so joga-lo.

    CONCLUSÃO
    –> ação: crie projetos que estimule os alunos a ler
    –> meio/modo: por meio de propagandas que incentive eles a criar um hábito de ir biblioteca para buscar a leitura
    –> agente: Ministério da Educação
    –> finalidade:
    –> detalhamento: na condição de garantir o ensino da população

    OBS:
    -> repetição (literatura)
    -> erro de concordância: ” crie projetos que estimule” (estimulem)
    -> erro de concordância: “propagandas que incentive” (incentivem)
    -> ausência de preposição + crase: ” de ir biblioteca” -> “de ir à biblioteca”
    -> erro verbal: “desde cedo as pessoas começaram” -> “desde cedo as pessoas começarão”
    -> ausência de vírgulas: “pela leitura e, consequentemente, um valor…”

    |FEEDBACK|
    É notória a evolução que você teve, a respeito da sua argumentação. Muito bom que você mais trouxe sua opinião e posicionamento e deixou os repertórios apenas como base para afirmar suas ideias. Seu grande problema são as repetições e o correto uso da vírgula. Tome muito cuiadado com as pontuações, pois, você precisa saber usa-la e usar corretamente, pois uma virgula em um lugar inadequado, ou a falta dela, pode culminar em uma ideia totalmente diferente da sua. Procure utilizar sinônimos, a fim de evitar repetições de palavras. Parabéns pela redação, essa você escreveu feliz!! ❤️❤️❤️

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  3. Oi Armando!
    – adorei seu início, pois há um fato histórico muito pertinente ao tema, parabéns! Uma observação somente: sua introdução está muito longa, você fez um “arrudeio” imenso para colocar sua tese. Isso prejudicou seu d2 que foi bem curto. Atenção!

    – Cuidado nas repartições, eu contei três “fica evidente” bem perto! Também há muitas repetições da palavra “literatura”, tudo bem, essa é uma das formas de marcar o tema, mas tenha atenção no número de vezes e na proximidade.

    – Seu d1 foi pertinente citar os livros da literatura brasileira como exemplo, mas faltou uma breve explicação, “O que são esses livros?” “pq?”
    – generalizou “muitos” quem???
    – bons argumentos! Muito bem.

    – D2 você expõe uma boa criticidade, embora muito breve.
    DICA: reduza esse tópico frasal e traga o repertório para o segundo período logo após sua afirmação do tópico, fazendo isso tenho certeza que seu texto vai ficar mais organizado e produtivo, subindo na c2 e c3!
    Ex: “Por outro lado, os próprios brasileiros não tem uma ligação profunda com a literatura e a história de seu país. Segundo uma pesquisa feita pela revista Retratos da Literatura: em 2019 […]”

    – conclusão
    todos os elementos!
    Algumas repetições.
    DICA: evite arrudeios de redação coringa (clichês) isso afasta sua autoria!

    É isto. Meus parabéns Armando, com certeza muito boa sua redação, adorei os pontos citados! Pratique e use sinônimos. ♡

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  4. Oii! Excelente a sua redação, mas vamos a alguns pontos:

    – Na introdução, o trecho “Em comparação com tal barbárie” poderia ser substituído por “em contrariedade”, ou “contrariamente”, já que a realidade da Alemanha Nazista não se aplica ao contexto atual.
    – No desenvolvimento 1, “Fundação Victor Civita, segundo ela : apenas 19% dos jovens…”, esse trecho poderia ter sido escrito de forma direta, como: “Consoante dados da Fundação Victor Civita, apenas…”. Assim você se ‘apropria’ do repertório, o que é muito bom.
    – “Embora muitos pensem” é um termo considerado genérico. Muitos quem? Populações com menor formação eduacacional? É bem importante sempre deixar claro suas ideias.
    – Nesse parágrafo senti falta de um aprofundamento dos argumentos. Como seria a “maneira abruptamente mal” que os grandes autores são expostos? Poderia ter colocado que a obrigatoriedade da leitura desses clássicos provocam aversão no estudante.
    – No segundo desenvolvimento, senti falta da argumentação. Expor dados não é argumentar.
    – A conclusão, ao meu ver, está correta. Mas uma dica: fuja dessas conclusões que apresentam primeiro a finalidade. Eu usava essa também, mas dá um nó na cabeça dos corretores e é mais fácil de se perder também. O modelo mais utilizado nas redações 1000 é (agente) + (meio/modo) + (ação) + (detalhamento) + (finalidade).
    – Enfim, não vou falar sobre grafia porque não é o meu forte, mas acredito que a correção acima já abordou bem. Continue praticando e parabéns!!!!!!

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