O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE VALORES DA SOCIEDADE

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A poesia de Castro Alves, durante a 3ª geração romântica, marcou o século XIX, uma vez que seus textos tinham o intuito de denunciar a condição dos escravos negros daquele período e, por meio da reflexão lírica, instaurar o pensamento abolicionista na população brasileira. Neste sentido, é possível perceber que a literatura não dissemina só anseios artísticos, mas também, possui função ativa na formação de valores da sociedade e torna-se imprescindível reconhecer o seu valor.

A falta de incentivo à leitura, infelizmente, faz com que os jovens não se interessem pela literatura e não aflorem o senso crítico. Uma das causas desse mal é que não há o estímulo ao hábito de ler e, quando os textos literários são indicados nas escolas, restringem-se à interpretação textual, sem debates ou análises, sendo que a literatura é uma representação simbólica da realidade. Por conseguinte, os estudantes não percebem como essa contribui ao seu desenvolvimento pessoal e crítico, de modo que os indivíduos compreendam que são agentes de transformação social e questionem a manutenção do senso comum.

Além disso, a literatura ajuda o leitor a repensar os valores da sociedade e o incita a refletir sobre questões sociais. As narrativas de Jorge Amado, por exemplo, discutem sobre as camadas marginalizadas da região Nordeste e, por meio da vivência de seus personagens, representam as mazelas ainda tão presentes em nossa realidade, tais como a fome, a desigualdade econômica e a falta de políticas públicas, como vistas na obra “Capitães da Areia”. Dessa maneira, a literatura transcende o campo ficcional, pois reflete em seus textos os valores de seu tempo e chama a atenção para a necessidade de construir um coletivo mais solidário e participativo, a fim de evitar a naturalização dos problemas sociais.

Portanto, a literatura assume importância na formação de indivíduos e na construção de ideais éticos. Para estimular o hábito de ler e, também, o interesse por textos literários, a escola deve promover rodas de leitura, discussão das obras e, ainda, explorar os temas para a apresentação de filmes e peças teatrais. Ademais, a mídia pode atuar com a informação e a acessibilidade cultural, em algumas redes de tv ,que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas, entre eles, a igualdade de direitos. Assim, a literatura será valorizada e continuará, como na 3ª Geração Romântica, ajudando leitores a desconstruírem a intolerância em prol de uma sociedade mais inclusiva.

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5 Correções

  1. Boa tarde! Ótima redação, porém acredito que a sua tese não ficou muito clara na introdução, seria interessante fazer, em média, 3 pausas e na última, mostrar qual será sua tese defendida.
    Você deve se atentar nos erros de concordância! “Que apresentem (algumas redes de tv) minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa…”
    Na conclusão, será que só as escolas e a mídia deveriam se responsabilizar a estimular a leitura? Será que essa ajuda aos jovens não deveria vir também de dentro de casa? Os pais também podem ajudar a estimular a leitura e não só dos grandes escritores brasileiros, mas de histórias que de algum modo agreguem na educação sabe?
    Eu dou 850 na sua redação
    Parabéns :)

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  2. Competência l (160): Apresenta bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – 3° Geração Romântica, com iniciais maiúsculas, pois é um período literário.
    – Evite o uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como “infelizmente” e “lamentavelmente” são muito pessoais.
    – concordância e flexão verbal: que APRESENTEM (algumas redes de tv) minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, FAÇA o público
    – emblemas?
    – Representam as mazelas ainda tão presentes em [nossa] realidade. Seja impessoal! Troque por: ainda tão presentes na realidade.

    Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    – Você apresentou uma boa contextualização para seu texto, parabéns. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, pois é o ponto de vista que irá conduzir os argumentos em defesa deste. Uma boa introdução é muito importante para apresentar o tema e a tese para o leitor.

    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Desenvolvimento 1: Citações de autoridade do assunto em questão, no desenvolvimento do texto é um ótimo recurso para enriquecer sua discussão e argumentação. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.

    Competência lV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais. Você usou conectivos dentro dos parágrafos e entre parágrafos. Muito bem!
    – OBSERVAÇÃO: É preferível iniciar os desenvolvimentos com conectivos, para que haja maior articulação de ideias. Assim, no desenvolvimento 1, você poderia iniciá-lo com conectivos de relevância: em primeiro lugar, em primeira analise, a princípio.

    Competência V (160): Elabora bem a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Ainda que a sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem. Sendo assim, a segunda proposta está mais completa, embora falte 1 elemento para alcançar os 200 pontos.

    PROPOSTA 1: Faltam o modo/meio, a finalidade e o detalhamento.

    Para estimular o hábito de ler e, também, o interesse por textos literários, a escola (AGENTE) deve promover rodas de leitura, discussão das obras e, ainda, explorar os temas para a apresentação de filmes e peças teatrais (AÇÃO)

    PROPOSTA 2: Falta o modo/meio.

    Ademais, a mídia (AGENTE) pode atuar com a informação e a acessibilidade cultural, em algumas redes de tv (AÇÃO) ,que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas, entre eles, a igualdade de direitos (DETALHAMENTO DA AÇÃO). Assim, a literatura será valorizada e continuará, como na 3ª Geração Romântica, ajudando leitores a desconstruírem a intolerância em prol de uma sociedade mais inclusiva. (EFEITO)

    Comentário final: Olá, você escreve e articula as partes do texto muito bem. No entanto, atente-se às competências exigidas no Enem. Você apresentou poucos desvios gramaticais. Na competência ll, o ideal é você já problematizar o tema na introdução e levantar teses (causas) que intensificam a problemática. Quanto à competência lll, adorei a organização dos seus parágrafos, mas sempre traga algum exemplo ou citação de autoridade para denotar credibilidade de argumento. Por fim, busque aperfeiçoar a sua proposta de intervenção, colocando os 5 pontos essenciais para obter a nota máxima da competência V. Bons estudos!

    Nota: 840

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  3. Parabéns pela redação! Você demonstrou um reportório de conhecimento de mundo e sociocultural bastante vasto. Com citações coesas à proposta do texto. Conquanto, é necessário alertar-se para uma melhor variações de conectivos! Na introdução, apesar de instigar a leitura, faz-se necessário especificar bem qual a tese a ser defendida. Na conclusão, fez-se falta de um agente solucionador do problema específico. Já que “escola” utilizado como meio de solução do problema não refere-se ao ministério da educação, agente no qual tem poder para tal feitoria.
    Espero ter ajudado. :)

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  4. Sua redação ficou muito boa! Vc argumenta muito bem e apresenta um bom repertório sociocultural. No entanto, na introdução vc já deveria ter abordado, de forma clara, as teses que vc defenderia no decorrer de seu desenvolvimento (para já preparar o leitor acerca do que ele lerá). E outro ponto é sua conclusão. Tente estrutura-la um pouco melhor e especificar os agentes (Ex: Ministério da Educação, da Cultura…). Busque focar em apenas uma ação, para assim vc conseguir esclarecer absolutamente todos os cinco critérios exigidos (ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento). Algo muito importante, que vc realizou, foi a retomada da alusão da introdução, isso é ótimo!
    Enfim… basta melhorar nesses aspectos e continuar investindo no repertório que vc promete muito com essa capacidade argumentativa.
    Espero ter ajudado!

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  5. Olá,
    Parabéns pela sua redação se você realmente escreve dessa forma.Está ótimo.
    O único ponto que eu ressaltaria na sua redação é que o final achei muito superficial,mais do mesmo.Tirando esse detalhe você esta de parabéns.Minha nota baseado nesse argumento é:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Total:960

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