O PAPEL DA LITERATURA BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL

  • 2

O Modernismo Brasileiro foi um movimento marcado por uma série de transformações na literatura nacional, criando uma identidade fundamentada na cultura e valores verde-amarelos. Nessa perspectiva, a literatura brasileira tem um importante papel na formação das características do país, pois evidencia, em seus textos, a pluralidade e as particularidades do Brasil. Contudo, ela encontra desafios para exercer sua função, dentre eles: o desinteresse, por parte dos indivíduos, por obras nacionais, bem como o fenômeno da globalização.

De início, vale pontuar que a falta de interesse, por parte dos cidadãos, é uma das causas da conjuntura na nação. No livro “Raízes brasileiras: Discursos”, o historiador Alberto Duarte afirma que a sociedade atual é desvinculada da literatura nacional devido ao fato da construção histórica não favorecer tal recurso, assim como o tecido social não procurar conhecê-la. Nesse sentido, a ideia do profissional se concretiza na prática, dado que muitas pessoas não detêm de conhecimento sobre a literatura, nem de autores nacionais, contribuindo para um cenário de esquecimento e perda de identidade nacional. Logo, é inadmissível que exista um corpo social desinteressado sobre a literatura brasileira.

Além disso, a globalização contribui para uma realidade, a qual a literatura nacional não exerça efetivamente seu papel. Isso ocorre decorrente ao fato de que, atualmente, devido a esse fenômeno, as pessoas tendem a consumir mais livros estrangeiros, já que as barreiras as quais limitavam uma sociedade, deixaram de existir. Segundo o sociólogo Paul John os indivíduos, na contemporaneidade, sofrem influência das mais diversas culturas e, com isso, acabam deixando em segundo plano seus valores e costumes locais.  Sob esse viés, há, como consequência, padronização de gostos e validação da ideia do pensador. Dessarte, a globalização funciona como um empecilho para a valorização de obras brasileiras.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para extinguir tal problemática. Para isso, cabe ao Ministério de Educação – órgão responsável pela regulamentação e administração do processo educacional brasileiro – junto às mídias, desenvolverem projetos, os quais exaltem a literatura nativa, como também sua importância para a formação da identidade nacional, nas escolas e comunidades, por meio da distribuição de livros de autores nacionais, bem como da divulgação nas redes sociais sobre tais propostas, a fim de transformar o Brasil em um lugar mais harmônico. Assim, se consolidará uma sociedade que valoriza a bibliografia verde-amarela.

Compartilhar

3 Correções

  1. Uau! decerto a melhor redação que li hoje.
    parabéns!
    só senti falta de uma vírgula no terceiro parágrafo, onde diz: “Segundo o sociólogo Paul John os indivíduos[…]”
    o certo seria ter uma vírgula após o nome do sociólogo que você citou.
    porque o nome dele é apenas “Paul John”, e não “Paul John os indivíduos” kkkkk
    brincadeiras a parte, esse foi o único ponto que me incomodou.
    parabéns! sua escrita é excepcional. :)

    • 1
  2. Ameeeeeeeeeei! Gente! Que tema top demais, caro Vinicius. Elogios à parte, vamos para uma correção. Que será breve! Rs

    A ideia que você quis passar foi muito boa. Acredito que as correções são mínimas. Mínimas, essas, pontuação, abordar mais sobre a literatura brasileira, etc…
    Entendo que falar sobre a padronização da literatura estrangeira é importante, mas você poderia ter citado exemplos dos nobres escritores brasileiros, modernistas, ficaria enriquecido.
    Além disso, ao citar: “Segundo fulano…”, inclua vírgula após esse trecho. É fundamental em início frasal.
    O Modernismo Brasileiro foi importante, sim, mas que série de transformações foi essa? Faltou abordar mais essa temática.

    De qualquer forma, não sou profissional para corrigir redações, mas para ajudar. Isso é o mais importante, ajudar. Avante!

    • 1
  3. wow! wow! que redação top! Gostei MUITO da sua escrita e de como desenvolveu sua ideia. Não sou muito boa em pontuar de acordo com as competências, mas se posso ajudar acho que seria válido considerar, no segundo parágrafo do desenvolvimento, trocar o “a qual” por “em que” porque você ainda vai apresentar qual é essa “realidade”, ai acho que faz mais sentido, sabe?
    Na parte “já que as barreiras as quais limitavam uma sociedade, deixaram de existir” você poderia ter deixado explícito que barreiras são essas? são barreiras físicas? são barreiras de comunicação? acho que deixou ampla a margem de pensamento, então é melhor explicar.
    De isso>>> ” já que as barreiras as quais limitavam uma sociedade, deixaram de existir. ”
    Para talvez isso>>>> ” já que as barreiras de comunicação global que limitavam sociedades deixaram de existir diante da globalização propiciada pela tecnologia.”

    no resto tá TUDO muito bom, muito bem articulado e um texto bem amarrado com argumentações e repertórios! ARRASOU<3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.