Estudante

O papel da influência midiática no desenvolvimento intelectual e na formação dos jovens

  • 1

Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”, essa frase atribuída ao estadista Cícero representa claramente o papel nocivo da mídia para o desenvolvimento intelectual e formação dos jovens no corpo social brasileiro. Nessa conjuntura, é essa aceitação que cristaliza essa vicissitude na população, ademais, a ideologia capitalista da indústria de entretenimento corrobora o cenário. Dessa forma, não só o alienamento do usuário, como também o precário acompanhamento familiar solidificam o quadro vigente.

Em primeira análise, vale ressaltar a alienação do jovem nacional como ente para discutir a influência da mídia no Brasil. Nesse sentido, no período pós-revolução industrial houve uma aplicação dos meios de comunicação como tv, internet, etc. Hodiernamente, a indústria cultural aliena seu usuário a partir de uma vasta gama de conteúdos disseminados no meio digital. Dessa maneira, ao buscar lucro, tenta manter o cidadão pueril ligado nas telas o máximo de tempo possível, para conseguir tal feito faz o uso de conteúdo apelativos como, por exemplo, a objetivação do corpo feminino e cenas “gore”. Portanto, a massificação desse conteúdo nocivo manipula o comportamento do indivíduo,
por conseguinte, molda o pensamento de forma maléfica, podendo gerar, posteriormente, interferências -crimes- na sua vida social.

Em segunda reflexão, é importante frisar a necessidade do acompanhamento dos responsáveis sobre a vida social e, principalmente, digital de seus subordinados. A série da Netflix “Como vender drogas on-line” apresenta a vida de um jovem que usa seus conhecimentos cibernéticos para vender drogas na internet e seu pai -policial- não sabe do caso. Tristemente, a realidade apresentada na série condiz com a vivenciada na sociedade brasileira. Nesse âmbito, com o imediatismo atual do dia-a-dia de muitos pais brasileiros trabalha que forma a regredir as relações familiares, esse fator contemporâneo gera adolescentes leigos e sujeitos presos na bolha esmagadora de exibições não saudáveis à formação do ser.

Destarte, deve haver ações do Poder Público para mitigar a problemática. Em síntese, urge que o MEC crie, por meio de verbas governamentais, palestras em centros educacionais para pais e alunos massificando e exemplificando a informação de como é salutar o acompanhamento familiar durante as horas frente a gama midiática. Outrossim, é responsabilidade do Ministério das Comunicações intensificar restrição de idade em programas, séries, filmes e sites buscando afunilar quem está apto a consumi-los. Somente assim, de forma lenta e gradual, a mídia será parte para moldar uma sociedade em que o progresso leve felicidade para todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Tudo bem?

    ~ gostei bastante da sua redação, tens bons argumentos

    – No 1° parágrafo a citação que tu trouxe está sem as aspas

    – “Nesse sentido, no período pós-revolução industrial houve uma aplicação dos meios de comunicação como tv, internet, etc.” —- não aconselho usar o termo ETC, troque por “entre outros”. Coloque mais informações nesse período, ficou meio curto.

    – Não vi muito sentido na sua proposta de intervenção em que deve intensificar a restrição de idade nas séries, filmes… Explique como será feita essa intensificação, quais meios e atitudes irão tomar

    ~ fora esses pequenos detalhes sua redação está muito boa!! Acredito que tiraria mais de 900 pontos. Parabéns e continue assim <3

    • 0
  2. Olá, boa tarde :)
    Em geral, sua redação é muito boa. Você demonstra certo conhecimento da escrita formal da língua portuguesa, um ótimo vocabulário com vários sinônimos, sabe discorrer bem a proposta de redação em relação aos argumentos em defesa de seu ponto de vista e os parágrafos estão bem conectados e organizados. Além disso, o tema é uma perfeita escolha sua e a proposta de intervenção está cristalina (em relação aos 5 elementos da conclusão) e respeita os direitos humanos. Conselhos meus são:

    -> A primeira frase do parágrafo não está fechada entre aspas, imagino que só foi um erro de digitação, mas cuidado para esquecer de utilizá-las na redação do Enem;
    -> A palavra “claramente” é uma expressão ambígua e evasiva, considere reorganizar a frase de acordo com o objetivo do seu texto ou utilizar outra expressão;
    -> Há erro de concordância verbal em “precário acompanhamento familiar solidificam o quadro vigente.”. O certo é “solidifica”;
    -> A palavra “tv” no seu texto é uma abreviação, use como “TV.” ou considere usar “televisão”;
    -> A palavra “internet” no seu texto é um estrangeirismo, considere usá-la entre aspas;
    -> Há erro de concordância verbal em “tal feito faz o uso de conteúdo apelativos”, o certo seria “conteúdos apelativos”;
    -> A expressão “dia-a-dia” não possui mais hífen segundo as novas regras ortográficas, sendo somente “dia a dia”;
    -> Há erro de concordância verbal em “muitos pais brasileiros trabalha”, o certo é “trabalham”;
    -> A expressão “por meio de” é uma expressão prolixa, considere substitui-la por “através de” ou “por”.

    Nota: 840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.