O papel da educação para o exercício da cidadania.

  • 0

A cidadania é o conjunto de direitos e de deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade. Nesse contexto, o papel da educação para o exercício da cidadania no Brasil é fundamental, contudo, devido à falta de informação da população sobre o tema e à escassez de políticas educacionais sobre a cidadania, esse papel tem sido negligenciado. Assim, urge a coordenação de esforços entre a sociedade civil e o Poder Público no intuito de contornar o problema.

Diante disso, é imperativo ressaltar que a falta de informação da sociedade acerca do importante papel da educação como meio de garantir o usufruto da cidadania dificulta a valorização desse bem. Essa ideia é comprovada pelo filósofo alemão Immanuel Kant, cujo pensamento expunha o fato de que o homem é produto da educação. Partindo desse pressuposto, a insuficiente informação disponível às pessoas sobre seus direitos e deveres perante a lei é responsável por uma sociedade que não é verdadeiramente justa ou democrática, bem como por uma população alienada, a qual não tem ciência de suas obrigações diante do conjunto social.

Outrossim, é igualmente importante realçar que se lê como nociva a percepção de que, em um país signatário da Declaração dos Direitos Humanos, como o Brasil, o Estado negligencie a criação de políticas educacionais sobre a cidadania. Nesse sentido, a Constituição Federal assegura, em seu Art. 6°, que são direitos sociais a educação e a segurança. Desse modo, a escassez de políticas públicas educacionais que cumpram seus papéis como precursoras da cidadania é causadora não só da falta de informação das pessoas sobre o tema, como também da perpetuação de uma sociedade desconhecedora de sua importante posição social.

Torna-se necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que o crucial papel da educação para o exercício da cidadania no Brasil seja respeitado. Logo, a sociedade civil organizada, em parceria com as plataformas midiáticas, deve promover a divulgação da educação e da cidadania, por meio de postagens na internet, que ensinem sobre direitos e deveres sociais, com o fito de alcançar uma população informada sobre o tema. Além disso, o Ministério da Educação precisa investir em políticas educacionais sobre a cidadania, com o objetivo de atingir uma sociedade verdadeiramente democrática e justa.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde. Achei uma redação muito boa. Ficou excelente!!!!! Você trouxe argumentos válidos e fortes, que se encaixaram bem no tema, assim como a sua proposta de intervenção seguiu os cinco critérios pedidos pelo ENEM. Não encontrei erros gramaticais e o seu uso de conectivos foi constante ao longo do texto, tanto entre quanto dentro dos parágrafos. Adorei, de verdade!!!!!!! Se eu fosse corrigir segundo os critérios do ENEM, você teria tirado a nota integral.
    Parabéns e você vai muito longe assim!!! Sucesso!!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.