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O papel da ciência no mundo contemporâneo

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A UNIPRESÊNCIA CIENTÍFICA

A aproximação da Ciência Humana à Ciência Biológica e Exata não é recente. Os filósofos pré-socráticos já refletiam sobre tudo utilizando o método científico: pela logus, observavam a physis e encontravam o cosmus. Assim, é perceptível a necessidade, desde antes de Cristo, de entender o funcionamento do mundo e a importância da união dos fragmentos da área.

Primeiramente, destaca-se as notáveis melhorias do IDH em países que investem em ciência. Consoante a esse fato, observa-se o Jornal da USP que cita os Estados Unidos, China, Canadá e Europa como os que recebem mais recursos públicos para a realização de pesquisas. Entre os 10 países de melhores IDHs, 8 são europeus e, com exceção à China (que investe de forma heterogênea), nenhum dos mencionados ultrapassa a 20° posição, segundo o Relatório de 2020.

No Brasil, o número de trabalhos científicos aumentou desde a segunda metade do século XX. Como consequência, entre 1940 e 2019, a taxa de mortalidade infantil caiu mais de 90% e a expectativa de vida teve um acréscimo de 30 anos, de acordo com o IBGE. Contudo, além do investimento ainda ser baixo, a fuga de cérebros é constante em território nacional e deve ser estudada por geógrafos e sociólogos, a fim de encontrar uma solução.

Salienta-se nos dias atuais a questão da Covid-19 e a necessidade global de profissionais da saúde e cientistas que buscavam incansavelmente por uma vacina eficaz ao vírus. Os resultados são nítidos: em diversos países a vida já voltou a ser semelhante ao que era. Como exemplo, observa-se a Austrália que pôde realizar um show com mais de 10 mil pessoas.

Em suma, a ciência é fator essencial à vida humana. Ela está presente no combate às epidemias, na busca por curas e tratamentos de doenças, na geração de empregos, na globalização… Cada fragmento da área de alguma forma melhora ou facilita a vida e, portanto, a união desses componentes, principalmente com o atual cenário, é indispensável.

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3 Correções

  1. Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM (que é o meu foco)

    A introdução foi bem construída, apresenta repertório sociocultural e apresenta argumentos para serem discutidos na tese.

    Nos desenvolvimentos, apesar de haver a abordagem do tema, não ficou muito claro o que você queria debater, já que na introdução vc propôs 2 argumentos (entender o funcionamento do mundo e a importância da união dos fragmentos da área), já que os assuntos abordados nos desenvolvimento foram: “as notáveis melhorias do IDH em países que investem em ciência”, “a redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida no Brasil” e também “a necessidade global da busca por uma vacina para o Covid-19”. O ideal seria que em vez de trazer argumentos “novos”, você debatesse sobre os que trouxe na introdução, separando um parágrafo para cada, pois na introdução você dá uma ideia de que irá abordar o argumentos mencionado, porém no decorrer texto eles simplesmente não aparecem nos desenvolvimentos, fica parecendo que você simplesmente colocou eles alí apenas por preenchimento de linhas.

    Na conclusão, é necessário que se apresentem 5 elementos que devem estar presentes na sua proposta de intervenção, que são:
    *Agente (quem vai fazer, pode ser um órgão do governo, escola, instituto de pesquisa….);
    *Ação (o que o agente vai fazer para amenizar ou solucionar a situação);
    *Modo/meio (como o agente vai executar a ação);
    *Efeito (O que essa ação vai gerar? Vai solucionar, amenizar o problema? Quais serão as consequências da ação?);
    *Detalhamento (consiste em dar ênfase a um dos 4 elementos anteriores, descrever de forma mais “detalhada” ou explicar de uma maneira mais específica algum deles);
    Nesse caso eu só consegui identificar 2 elementos: O efeito e o detalhamento do mesmo, o Agente, a Ação e o Modo são inexistentes a meu ver.

    Sendo assim, em cada uma das competências eu daria as notas:

    Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma ótima estrutura sintática, há uma ótima utilização da escrita formal e o uso de conectivos ligando os parágrafos foi construído de forma coerente e sem deslizes.
    Competência II: 160 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado, porém nem todos foram completamente pertinentes ao tema ou tiveram um uso produtivo.
    Competência III: 40 pontos, o desenvolvimento, apesar de haver abordagem do tema, porém foi feito sem direção, o autor não deixou “claro” sobre o que iria abordar na sua tese e foi colocando argumentos novos em cada parágrafo, sendo assim não pôde discorrer detalhadamente cada um deles defendê-los na sua tese.
    Competência IV: 40 pontos, daria esta pontuação pelo motivo de que algumas palavras e períodos estão justapostos e desconexos, apesar de haver um bom uso de conectivos, há alguns períodos em que não precisaria de uma “separação” entre eles, e também como já foi citado, o autor foi inserindo “novos” argumentos no desenvolver da tese, o que deixou o texto um pouco desconexo, já que os argumentos não tinham ligação com os citados anteriormente, desencadeando assim uma tangência da própria tese.
    Competência V: 80 pontos, há a falta de 3 dos 5 elementos exigidos. Só foi possível identificar 2 2 dos 5 elementos exigidos que foram o efeito e o detalhamento, sendo assim ausentes os elementos: agente, ação e modo/meio. Portanto, a proposta de intervenção ficou um tanto “incompleta” pela falta de elementos exigidos para amenizar ou solucionar os problemas apresentados na tese.
    Total: 520 pontos.

    Lembrando que é uma correção baseada na banca do ENEM, não sei como ficaria a correção seguindo o modelo de outros vestibulares, espero ter ajudado!

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  2. Olá, sua redação está muito boa, apresenta um elevado número de exemplos, o que mostra que você tem conhecimento no assunto, porém eu me atentaria a extensão dela, bem como seu foco, pois nos vestibulares, concursos e Enem da vida só é permitido redação de até 30 linhas, qualquer linha excedente não é contabilizada. Prestar atenção também nas abreviações que você utiliza, como IDH, IBGE, antes de mencioná-las no texto é importante que você coloque por extenso o que realmente ela é: “Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.

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  3. INTRODUÇÃO
    -Não explicou o significado das frases
    -Uso precário de conectivos
    – Por que “Desde antes de cristo” ?
    -“Da área” Qual delas?
    (Frases sem sentido)

    DESENVOLVIMENTO 01
    -Não descreveu o que é “IDH”
    -Uso precário de conectivos
    -Uso excessivo de argumentos
    -Não há conclusão e pouca explicação
    (Há apenas argumentação)

    DESENVOLVIMENTO 02
    -Uso precário de conectivos
    -“A fuga de cérebros(…)” ???
    -Não há conclusão
    (Trecho sem sentido)

    INTERVENÇÃO
    -Não há os 5 componentes:
    (Agente, ação, meio, finalidade e conclusão)
    -Uso precário de conectivos

    COMPETÊNCIAS °
    C1 (Formalidade): 180
    C2 (Argumentação): 160
    C3 (Organização): 80
    C4 (Coesão): 80
    C5 (Proposta): 0

    DICAS °
    !Leitura (1000)
    !Corrigir estrutura
    !Estabelecer Sentido
    !Prática e Constância

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