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O Negacionismo da ciência em tempos de Pandemia

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TEXTO MODELO ENEM.  SE POSSÍVEL, CORRIJA POR COMPETÊNCIAS.

No dia 22 de junho de 1633 , o astrônomo Galileu Galilei, considerado por muitos o criador do método científico, recebia sua sentença frente a um tribunal da Inquisição , pela acusação de defender o modelo de Copérnico, em que a Terra girava em torno do Sol . Infelizmente , na sociedade contemporânea , em tempos de pandemia ,  os avanços científicos ainda não são bem vistos pela sociedade , o que acaba divindo a população e levando a debates entre acreditar ou não nos estudos levantados pela ciência  .

Em tempos de pandemia , no Brasil , profissionais da saúde ,  cientistas e a população , tem acompanhado o crescimento da chamada ” corrente negacionista ”, que se baseia em informações pontuais ou simplesmente falsas para negar a extensão da pandemia da Covid-19 e distribuir notícias sobre supostas “curas milagrosas” que ainda não têm a menor comprovação médica ou científica. Esses negacionistas retomam a ideia da negação da ciência e representam um risco para o controle da expansão da pandemia, ao negar também os mecanismos de proteção, num momento em que o contágio cresce sem controle no Brasil e o isolamento social é a única arma conhecida para contê-lo.

Ademais , é importante ressaltar que a corrente negacionista tem uma forte ancoragem na história brasileira e se fortalece neste momento devido a um conjunto de fatores políticos, culturais e sociais, agravados pela pandemia. Segundo o Professor  Ciência Política  Álvaro Bianchi , a corrente anti-intelectualista se funde agora a outras correntes políticas e ideológicas e cria o negacionismo contra a ciência. Assim como outras ideologias semelhantes do passado, o negacionismo questiona não apenas a ciência , mas a razão .

Por tanto , medidas são necessárias para resolver o impasse .  O Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação deve construir um metódo de comunição com a sociedade para determinar informações , resultados de estudos e pesquisas , afim de estabelecer uma comunicação correta com a sociedade . Espera-se , que com essa medida possa haver o poio da sociedade para ajudar a combater a COVID-19 e o negacionismo da ciência no país  .

 

 

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1 Correção

  1. Vamos lá Larissa.
    -Parágrafo 1.
    Fica melhor trocar o em que por no qual.
    Tire essa vírgula do o que.
    -Parágrafo 2
    Os profissionais… faltou o artigo.
    Têm, põe um acento, porque está no plural.
    Substitua alguns desse “e” por bem como. Repetição tira pontos no Enem.
    Logos, esses negacionista… coloque um conectivo.
    Ficaria melhor pôr dois ponto no ao do que usar a vírgula, assim :ao.
    Num é oralidade, utilize em um.
    -Parágrafo 3
    Nesse*
    Devido à*
    “Segundo o Professor Ciência Política Álvaro Bianchi” reformule essa sentença.
    Funde-se*
    Substitua o agora por outra palavra.
    Assim, como*
    -Parágrafo 4
    Portanto*
    ” resultados de estudos e pesquisas” se é o resultado de algum estudo já é uma pesquisa e vice-versa. Ficou redundante.
    A fim* (Separado nesse contexto)
    “Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação deve construir um metódo de comunição com a sociedade para determinar informações” por meio de? Verba pública, como? Faltou essa parte da proposta solução.
    ” que com essa medida possa haver o poio da sociedade para ajudar a combater a COVID-19″ como a sociedade ajudaria?
    ” da ciência no país ” ficaria melhor “na ciência do país.”
    -Retome a tese inicial.
    Competência 1: 120pts.
    Competência 2: 160
    Competência 3: 80
    Competência 4: 120
    Competência 5: 120
    Total: 600pts
    Observação: Foque nas competências 1 e 3, pois são as mais difíceis de tirar nota máxima. Mas eu recomendo olhar as também outras, no entanto, são fáceis de gabaritar com a prática.

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