Estudante

O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

  • 0

A Constituição Federal de 1988 afirma aos brasileiros e residentes do pais o direito à saúde, ao trabalho e a moradia. No entanto, no Brasil do século XXI há um alto índice do movimento de imigrantes, gerando para brasilienses e estrangeiros um transtorno por não conseguirem se encaixar- social e economicamente- na sociedade. Nesse sentido, fica evidente destacar as principais causas que influenciam negativamente o impasse.
É relevante abordar, primeiramente, o impacto da falta de empatia. No século XIV, logo após a Peste Negra, iniciou-se um medo relacionado á pessoas oriundas de outros países, termo hoje denominado xenofobia. Sob essa analogia, é notório verificar que, majoritariamente, indivíduos continuam com a mesma visão, sem apresentar nenhum afeto pelo próximo. Sob essas circunstâncias, com ausência de compreensão os imigrantes do Brasil não terão oportunidades de emprego e , consequentemente a falta de condições básicas de vida, como alimento e moradia.
Ademais, a ausência de trabalho também é uma causa da problemática. Segundo Karl Marx, “A história de todas as sociedades existentes até hoje é a historia da luta de classes”. Sendo assim, os imigrantes que chegam ao Brasil, em grande maioria, procuram sair da desigualdade alta de seu país e buscar por uma melhor qualidade de vida. Contudo, em determinadas regiões onde não se encontra vagas parta trabalhar, os imigrantes ficam desorientados pelas ruas.
Urge, pois ,a urgência de ações interventivas. Por isso, a mídia -a exemplo do Instagram e Youtube- deve promover vídeos de ensinamentos, os quais mostram as histórias de imigrantes, por meio de sites e companhas de solidariedade, o intuito de tal medida é diminuir a xenofobia no país. Além disso, cabe ao Ministério de Migração proporcionar oportunidades de trabalho, como em obras públicas, com o objetivo de um melhor cenário para imigrantes no Brasil. Feito isso, o quadro será finalmente amenizado no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. A Constituição Federal de 1988 afirma aos brasileiros e residentes do pais o direito à saúde, ao trabalho e a moradia. No entanto, no Brasil do século XXI há um alto índice do movimento de imigrantes, gerando para brasilienses(brasileiros) e estrangeiros um transtorno por não conseguirem se encaixar- social e economicamente- na sociedade. Nesse sentido, fica evidente destacar as principais causas que influenciam negativamente o impasse.
    É relevante abordar, primeiramente, o impacto da falta de empatia. No século XIV, logo após a Peste Negra, iniciou-se um medo relacionado á (às) pessoas oriundas de outros países, termo hoje denominado xenofobia. Sob essa analogia, é notório verificar que, majoritariamente, indivíduos continuam com a mesma visão, sem apresentar nenhum afeto pelo próximo. Sob essas circunstâncias, com ausência de compreensão os imigrantes do Brasil não terão oportunidades de emprego e , consequentemente a falta de condições básicas de vida, como alimento e moradia.
    Ademais, a ausência de trabalho também é uma causa da problemática. Segundo Karl Marx, “A história de todas as sociedades existentes até hoje é a historia da luta de classes”. Sendo assim, os imigrantes que chegam ao Brasil, em grande maioria, procuram sair da desigualdade alta de seu país e buscar por uma melhor qualidade de vida. Contudo, em determinadas regiões onde não se encontra vagas parta trabalhar, os imigrantes ficam desorientados pelas ruas. (achei confuso e a citação não agregou valor)
    Urge, pois ,a urgência de ações interventivas. Por isso, a mídia -a exemplo do Instagram e Youtube- deve promover vídeos de ensinamentos, os quais mostram as histórias de imigrantes, por meio de sites e companhas de solidariedade, o intuito de tal medida é diminuir a xenofobia no país. Além disso, cabe ao Ministério de Migração proporcionar oportunidades de trabalho, como em obras públicas, com o objetivo de um melhor cenário para imigrantes no Brasil. Feito isso, o quadro será finalmente amenizado no país. (faltou um detalhamento maior)
    c1: 120
    c2: 160
    c3: 120 frases confusas
    c4: 200
    c5: 160

    • 1
  2. Brasiliense: Que é de Brasília. (Creio que você quis dizer brasileiro)
    2-Parágrafo: “Medo relacionado á pessoas.”
    Não tem acento no a.
    Comp. 1: 120 (Uma dica seria você estudar acentuação.)
    Comp. 2: 160 (Você entendeu bem a proposta, mas acho que as frases estão confusas)
    Comp. 3 : 200
    Comp. 4: 160
    Comp. 5: 160 (Acho que você poderia detalhar mais)

    Peço desculpas se errei em alguma coisa, pois comecei a estudar redação recentemente.
    Mas sua redação está muito boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.